21 maio, 2010

Viver de entretenimento



E lá se foi o Canecão. Uma pena! Como bem disseram as matérias publicadas pelos jornais sobre o fechamento da casa, houve shows memoráveis naquele palco. Lembro, por exemplo, de ter sido lá a primeira (e única) vez que assisti a um show dos Titãs, que na época ainda estavam em início de carreira.

O fechamento foi resultado de uma pendenga judiciária que já durava séculos, com a UFRJ, proprietária do terreno e que agora retoma os direitos de explorar o local como achar melhor.

O fato é que será uma casa de shows a menos na cidade e, diga-se de passagem, um lugar de porte considerável, embora fosse quase que unânime que as condições de som do Canecão não fossem lá essas coisas.

Fico imaginando que isso deve ser bem ruim para os artistas que já têm um certo nome...e até para os que estão perto de construir um, pois tocar no Canecão ainda dá um certo status pra criatura. Alguém lembra que o Elymar Santos, um mero desconhecido, conseguiu grana para alugar o Canecão uma vez e fazer um show? Pois é.

Hoje os artistas dependem mais dos shows para sobreviver, já que o hábito de comprar cds está ficando obsoleto, sem contar que dá pra ouvir músicas de graça na internet...ou até mesmo pagas, só que a um custo bem mais em conta.

O cinema é outra área de entretenimento que começa a “colocar as barbas de molho”. Uma notícia que publiquei aqui no blog em março deste ano dizia que a soma do cachê de todos os atores indicados ao Oscar de melhor atriz e melhor ator deste ano daria algo um pouco acima de 20 milhões, que costumava ser o cachê da Julia Roberts em, uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood, há seis anos.

Provavelmente o que está acontecendo é que o mercado de dvd - com o qual a indústria do cinema conta para pagar suas contas - também está ficando menor, assim como aconteceu com  mercado de cds. E dá-lhe pensar estratégias para resolver o problema!

É óbvio que um sistema que disponibiliza entretenimento gratuito, como é o caso de vários serviços de internet, uma hora vai ter de se pagar, pois quem produz o conteúdo  para esta mídia – seja música, filme, etc - precisa viver.

O que se perguntam os consumidores é: mas por que eu pagaria por algo que é distribuído de graça na internet?

Pois é...eu pergunto pra vocês: por quê?


2 comentários:

  1. Mesmo eu que sou gaucha e estou há pouco no Rio, considerando o tempo de existência do Canecão, sentirei falta de olhar a grade de divulgação dos shows do lado de fora.
    bjs

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  2. Pois é... O Canecão será uma grande perda, pois não é apenas "mais uma casa de show" é sim A casa de show! Artistas e público sabem que é a melhor que temos. Estamos todos artisticamente órfãs. :-(
    Beijos,
    Helenita

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