11 dezembro, 2008

Pré-natal


O tema “casa no campo” parece que rendeu. Recebi alguns comentários bacanas sobre o post. Um deles foi o da Nélida, que, coincidentemente, colocou em seu blog um post com as mesmas impressões que eu tive sobre a feira rural da Marina da Glória. E me falou de uma rede bem interessante, o Tierra Madre, sobre a qual eu lhe pedi que me desse mais algumas informações. Aí vão as que ela me enviou:


“O Tierra Madre é uma rede internacional cuja proposta é produzir e distribuir produtos artesanais em contraponto ao mercado de alimentos dominado pela agricultura industrial e também aproximar produtores e consumidores. A rede promove encontros mundiais para compartilhar experiências através de debates, workshops e...refeições.


Em 2007 foi realizado um encontro em Brasília, de onde nasceu a parceria do Tierra Madre com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (promotora da feira Brasil Rural Contemporâneo, na Marina da Glória)


O palmito juçara, cultivado na terra dos Guarani, e que estava à beira da extinção, hoje segue os padrões de sustentabilidade que garantirão a sua existência dentro da diversidade agrícola brasileira. Isso graças à parceria da Secretaria de Desenvolvimento Territorial com o Slow Food. (No RJ, o contato do Slow Food é Margarida Nogueira / Tel. 26740012 / Email: mgng@terra.com.br)”




A Nélida também tem um post sobre o projeto Casa na Árvore, de uma empresa alemã, que é muito bacana.



Valeu mesmo, Nélida, pelas informações!



Antes de irmos para as dicas desta 6ª, sábado e domingo, não se esqueçam de aproveitar a campanha Teatro para Todos, na qual o preço dos ingressos para peças de teatro vão lá pra baixo. Confira: http://www.teatroparatodos.com.br



Na SEXTA: Fundição das Tribos (Fundição Progresso)


SÁBADO: Mercado Cultural (Rua do Mercado, Pça XV)


DOMINGO: V Mostra de Teatro (Lagoa Rodrigo de Freitas)


SÁBADO E DOMINGO: Festival Nordeste (CCBB)


É possível que faltem algumas dicas pois esta semana não deu para checar o Rio Show (O Globo), a Revistas de Programa (JB), e o Show & Lazer (O Dia). No entanto, acho que já têm bastante coisa aí pra vocês se divertirem.


Como a operária-padrão que vos fala está tendo de se virar em duas para dar cabo de algumas tarefas, inclusive natalinas, sinto informar que INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA não será publicado na próxima semana. Pode ser que também não nos vejamos no Natal e Ano Novo. Mas prometo avisá-los caso isso venha a acontecer. (espero que não aconteça, pois, acreditem ou não, fico realmente com saudade de manter este contato virtual com vocês).



===================================================



ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE VALE A PENA APOSTAR:


1. Fundição das Tribos. Shows do violinista francês Nicolas Krassik, do saxofonista Carlos Malta e do violonista gaúcho Yamandú Costa como convidado. Na Fundição Progresso (nesta 6ª)





DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- Mercado Cultural. Na Rua do Mercado, Pça XV. (sáb)


- Natal no Planetário (sáb)


- Rio Artmosfera. No ArthostelRio (sáb)


- V Mostra de Teatro na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na Lona da Alegria-/Parque dos Patins (dom)


- Espiritualidade na Tela - Debate sobre filmes. Hoje:O Presente”. No Brahma Kumaris de Laranjeiras (dom)


- Festival Nordeste. No CCBB (sáb e dom)


- Ciclo de Leituras. Hoje: “O Mundo é um Moinho” (com os atores Cláudio Cavalcanti, Caio Blat, Maria Ribeiro e outros). Na Casa da Gávea (2ª feira)


- Poesia no Jardim da Filosofia (Viviane Mosé e Chacal). No CCBB (4ª feira)

- Noite de Parangolé. Na Fundição Progresso (às 5ª feiras)





ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Para a criançada:

- Ópera infantil “A Redenção pelo Sonho”, de Tim Rescala (sobre Monteiro Lobato). No Teatro Nelson Rodrigues – Caixa Cultural (6ª, sáb e dom)

- 3º Fest Rio de Teatro de Bonecos. No Parque das Ruínas (sáb e dom)



Para os fãs de Leila Diniz:

- “Leila Diniz, O Emblema de uma Época: Ousadia Comportamento e Cultura”. Na Casa do Saber (2ª feira)



Para a galera das artes plásticas:

- Café Filosófico – “Quem Tem Medo da Arte Contemporânea?”, Com Fernando Cocchiarale. No Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Niterói (4ª feira)





INTERATIVIDADE:


Comentários:

- Agradeço os comentários sobre a “casa no campo” enviados pela Maria Teresa e pelo Jair Lima (enviados por email) e os postados no blog pelo Ivan Goulart (já deu pra notar que é parente, né? Primo. Rss), dono do blog Caminhos da América (que relata uma expedição em família ao Cone Sul / América Latina) .


Agenda:

- Promoção da exposição “Corpo Humano” (Super dica do MÁRCIO GALLI).

- Show em prol da reconstrução da nova Escola do Jongo (dica de EDNA DAMAS)


Veja as dicas => aqui (no final da página que abrir)





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS:



- Dica para presente de Natal:

Uma dica pra quem quer dar um presente diferente neste Natal: uma compota natalina. Receita da Hilda Armstrong, minha vizinha de coluna no site Bairro das Laranjeiras. Veja só que “diliça”! Os ingredientes podem ser comprados, por exemplo, na Casa São Pedro (tem em Copa, na Barata Ribeiro, esquina com a Siqueira Campos e no Saara)


- Leilão de Colecionismo:

O Rio tem uma cultura de leilões que torna essa modalidade de compra um hábito para muitos consumidores e colecionadores. Mas o Leilão de Colecionismo chama a atenção por sua imensa variedade de itens, que, em sua maioria, não é para colecionadores e, sim, colecionistas - ou seja, pessoas que guardam objetos antigos não por seu valor, mas pelo sentido de possuírem objetos. Dá pra levar barbadas por lances de até R$ 10.

Leia o post completo no site do Overmundo: http://www.overmundo.com.br/guia/leilao-de-colecionismo


Site do Leilão: http://www.boulevard1008.com.br




- Super Casas Bahia


O Rio de Janeiro recebe, até 11 de janeiro, a 6ª edição da Super Casas Bahia, com novidades e atrações imperdíveis. A maior loja sazonal do mundo está no Complexo do Rio Centro, reunindo um centro de compras completo e mais de uma dezena de opções de entretenimento e lazer para toda a família.

O evento reúne três mil profissionais que trabalharão nas mais diversas áreas, além de atrações inéditas como um show da Disney chamado Sonho e Fantasia.

Leia mais aqui.


AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@uninet.com.br

Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.blogspot.com





Pingar o BlogBlogs

4 comentários:

  1. Vilma: é sempre um prazer visitar o Bairro de Laranjeiras e o Informação de Primeira. Melhor ainda é ter diálogos, pois detesto monólogos! Para o que precisar, estou às ordens! Beijos, Nélida.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom retornar aqui para me manter atualizado sobre os principais eventos da cidade. Hoje, finalmente, vou à exposição "Corpo Humano". Espero conseguir ingresso para entrar.

    ResponderExcluir
  3. Veja o BLOG DO BEM - http://blogueirodobem.zip.net
    O Blog tem o objetivo de propagar as ações positivas, em detrimento a enxurrada de futilidade, violência e corrupção que permeia a mídia.

    ResponderExcluir
  4. um ano novo cheio de "informações de primeira" bjs

    ResponderExcluir