13 março, 2009

Comemorar é preciso


Meu aniversário ainda está meio longe, mas de qualquer maneira vou logo avisando que é em maio (just in case de alguém querer me dar uma passagem para Socotra, um paraíso a 350km da costa do Iêmen ou para a Capadócia, na Turquia. Deu pra perceber que sou fã de lugares exóticos? rss).


Na verdade falar do meu aniversário é um pretexto para falar de dois aniversários bem bacanas dos quais tomei conhecimento esta semana, e que fogem da velha e enrugada fórmula de convidar duzentas pessoas para ficarem sentadas lado a lado, a noite toda, numa mesa enorme, sem que consigam conversar. Se pelo menos as “távolas” fossem redondas...


Mas enfim...


Criatividade. Esta foi a tônica da primeira comemoração. O tema escolhido foi a Boemia e com base nele foi feita toda a produção. A casa foi decorada como um botequim, com mesinhas de madeira e tampos de mármore. Sobre elas, cardápios plastificados listando os petiscos que seriam servidos ao longo da noite. Nas paredes, painéis pintados reproduziam os Arcos da Lapa de um lado e Noel Rosa tomando uma cerva gelada do outro. E para arrematar a brincadeira, música ao vivo e um show de mágica (detalhe: o mágico desvendava alguns truques para a platéia). Portanto, diversão mais que garantida para adultos e crianças. ;o)


O segundo aniversário ainda não aconteceu, mas já me encantou. Pelo objetivo da festa: a aniversariante vai fazer da sua data especial um evento beneficente para ajudar um menino de rua com o qual mantém uma relação de amizade há dez anos. Durante este tempo eles trocaram confidências e deram força um para o outro, mostrando que a cidade partida não é tão partida assim. Nunca tinha ouvido história igual. E devido ao inusitado e beleza da intenção da festa, me prontifiquei a ajudar na organização. Afinal, não é todo dia que alguém comemora o seu aniversário em prol de outra pessoa. Que bom. O mundo ainda tem jeito. (rs)



SEXTA:


Noite:

- Ao Cair da Tarde Jazz & Blues Festival (Centro)



SÁBADO:


Manhã:

- File Rio 2009 - Festival Internacional De Linguagem Eletrônica (Flamengo)


Tarde:

- Expo do Romero Cavalcanti (Copa)

- Orquestra Lunar (Copa)


Noite:

- A Última Gravação de Krapp / Ato Sem Palavras 1, com Sérgio Britto (Centro)

- Jazz, blues, MPB e degustação de vinhos no Symposium (Laranjeiras)

- Festa Blax. Banda convidada: Rio Sound Machine. (Lapa)



DOMINGO:


Manhã:

- Trilha da Cachoeira das Almas (na Floresta da Tijuca)

- Passeio às ruinas da Fazenda Mocke (na Floresta da Tijuca)


Tarde:

- Chorinho. (Copa)


Noite:

- Cruel (espetáculo da Cia. Débora Colker) (Centro)



===============================================================


EU RECOMEEEEENDOO




Pães da SENHORITA H.


Recomendo, com louvor, os pães da Hilda Armstrong, minha colega no site Bairro das Laranjeiras e que está criando a grife culinária Senhorita H. Provei outro dia um pão que ela fez com uma mistura de geléia e amêndoas que tava demais! Aí na foto vocês têm uma noção da aparência desta delícia. Para maiores informações, o email da Hilda é: hildaarmstrong@gmail.com




ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE VALE A PENA APOSTAR:


- Ao Cair da Tarde Jazz & Blues Festival. No Centro Cultural Light (nesta 6ª)


- Pianista Fernanda Canaud e bandolinista Joel Nascimento tocam repertório do CD "Valsas Brasileiras". Na Rádio MEC (nesta 6ª)


- A Última Gravação de Krapp / Ato Sem Palavras 1. No Teatro Ginástico (6ª a dom, até 5 de abril)


- Show de Alceu Valença, como parte do projeto Palco MPB. No Teatro Rival (2ª)


- Cruel, espetáculo da Cia. Débora Colker. No Teatro João Caetano (5ª a dom, até 5 de abril)


- Show do saxofonista Zé Nogueira. No Centro Cultural Carioca (4ª feira)





DESTAQUES-MISCELÂNEA:




- File Rio 2009 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. No Oi Futuro (até 19 de abril)

- Banca do Blues. Shows de blues, jazz e rock em frente a uma banca de jornal. Na Av. Rio Branco esq. Av. Pres. Wilson (nesta 6ª)

- O Melhor do Rio com O Sesc - Sítio Roberto Burle Marx. Saída do Sesc Niterói (sáb)

- Mercado Cultural.Na Rua do Mercado, na Pça XV (sáb)

- Treinos de rugby. Posto 8 da Praia de Ipanema (sáb)

- Passeio às Ruínas Mocke (Floresta da Tijuca). (dom)

- Trilha à Cachoeira das Almas, na Floresta da Tijuca. (dom)

- Prosa nas Livrarias: Nélida Piñon e Tatiana Salem Levy. Debate em homengem ao mês da Mulher. Na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (3ª feira)

- Papos & Idéias Criando Patrimônio Através do Mercado de Ações. Na Livraria Saraiva Ouvidor (5ª feira)

- Cinelounge DaConde. Tema do Mês: Carioquices // Filme: "Faixa de Areia – um filme sobre as praias do Rio". Na Livraria Da Conde (5ª feira)



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Pros festeiros:


- Festa Blax. Banda convidada: Rio Sound Machine. Na Parada da Lapa (sáb)


- Festa Swingando Show com a Banda Caixa Preta (Jongo Contemporaneo, MPB, Groove No Mal do Século (sáb)




Para os pés de valsa:


- Baile Dançar Faz Bem no Via Parque. No Via Parque Shopping (4ª feira)




Para quem gosta de ouvir e contar histórias:


- Pé-de-moleque pede palavra! Exposição Interativa do grupo Tapetes Contadores de Histórias. Além da exposição, haverá também 82 sessões de contação, três oficinas e quatro rodas de histórias com participação do público. Na Caixa Cultural (6ª e sáb, até 12 de abril)




Para quem curte o patrimônio histórico:


- Recital obras de Villa-Lobos e do folclore brasileiro. No Real Gabinete Português de Leitura (3ª feira)




Para os fãs de Marlon Brando:


- Brando. A mostra que reúne 21 filmes de destaque da carreira do ator Marlon Brando. Na Caixa Cultural (até 31 de março)





INTERATIVIDADE:



Comentários:


Agradeço o comentário/homenagem ao Dia das Mulheres do POETA XANDU, que postou um poema da Elisa Lucinda. Xandu é o codinome usado pelo sociólogo Alexandre Santos, que descobri ser autor do interessante blog Zine Zero Zero, sobre hip hop. Já pedi ao Alexandre para falar um pouco mais sobre o trabalho que ele desenvolve. Depois conto pra vocês.



Anúncios:


A RENATA ESTRELLA anuncia seus serviços de fisioterapeuta. Você não precisa nem sair de casa. Veja o anúncio da Renata => aqui. (é o último anúncio da página que abrir)



Sugestões:


- A RITA DE CÁSSIA indica o evento “Cinema sob a Ótica de Lacan”.


- A HELENITA FERNANDES indica duas peças de teatro (adulto) que ela viu no final de semana passado e uma de teatro infantil


Vejam as sugestões de ambas => aqui (no final da página que abrir)





LUGARES INTERESSANTES / CURIOSOS:



La Goulue


Casa inspirada nos cabarés parisienses, com cortinas de veludo, pinturas com cenas da vida boêmia e shows com músicos, mágicos e transformistas. Na cozinha, o francês Patrice Reignault, uma estrela no "Michelin" com o restaurante que manteve até três anos atrás na Côte D'Azur, também dá canjas no palco interpretando clássicos do cantor Charles Aznavour. Para dar o clima de cabaré, nas noites de quinta, sexta e sábado também acontecem pequenos shows de música francesa.



Endereço: Rua Xavier da Silveira, 34 lj. A - Copacabana

Tel.: (21) 2267-0599
Horário: Ter-Dom, a partir de 18h




 

Loja Belgian Beer Paradise vai muito além do azulejo hidráulico


(...)


Estive lá no começo da semana. É loja mesmo: pequena e apertada, mas cheia de charme. Situada no segundo piso de uma galeria, oferece 70 marcas das melhores cervejas do planeta - as belgas. E o dono, o importador Xavier Depuydt, quer chegar a 120 marcas. O melhor foi descobrir que a casa vende uma cerveja sem rótulo produzida por monges (sempre os monges...) e vendida apenas sob encomenda. Funciona assim:...


Leia a matéria completa => aqui

 

FONTE: Caderno Rioshow do jornal O Globo




AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? / Quer receber as atualizações?


Escreve pra mim: vilma@uninet.com.br




Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


5 comentários:

  1. Humm... Iemem, né? Nada mal. Parece até uma dica dos Tapetes Contadores de Histórias (rsrs). Tenho uma vontade louca de um dia preparar umas histórias da velha Pérsia também... Aguardemos. Bom, dicas calientes a parte, todas uma boa pedida com certeza, deixo aqui meus agradecimentos, pelo interesse pela poesia, por ter gostado do blog - na maior interatividade que já pude ver por aí! Valeu! Só um detalhe, o nome do blog é Zine Zero zero, mas nem precisa corrigir, tá de boa. Beijocas do Poeta Xandu

    ResponderExcluir
  2. Vilmoca há tempos n passava por aqui...mas o assunto festa de aniversário me seduz,rs!
    Então vim conferir e tá bacana esse cantinho,vou voltar com mais frequencia.
    Bjks.Elo

    ResponderExcluir
  3. Vilma adorei as idéias de comemorações de aniversário!!!
    Também sou adepta do estilo "além do umbigo", rs.
    Parabéns pelas atualizações:O)

    ResponderExcluir
  4. Oi Vilma, eu tb comemoro meu aniversário de uma forma diferente. Há dois anos organizo em abril o Café Solidário e ganho de presente o sucesso de um evento que tem me dado muitas alegrias. São cerca de 70 bolsas de sangue arrecadadas para o INCL, ótimas parcerias, muito carinho e solidariedade. Obrigada por ter começado isso comigo. Bj

    ResponderExcluir
  5. Vilma: saudades dos nossos encontros criativos! Adorei as dicas da semana. Em maio, então, vamos comemorar o aniversário! Beijos.

    ResponderExcluir