19 março, 2009

Pré-convite



Depois que escrevi o post da semana passada é que me dei conta que o blog também vai fazer aniversário. E, coincidência ou não, no mesmo mês em que comemoro o meu. ;o)


Tem sido muito bom saber que o INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA está sendo útil para as pessoas. É gratificante saber que alguns leitores entraram em contato com os responsáveis por eventos, produtos ou serviços que eu recomendei aqui, passando a estabelecer uma interatividade, um vínculo com estas pessoas.


Esta semana também descobri que as estatísticas do INFORMAÇÃO mostram que a maioria dos leitores não chega mais aqui vinda de outros sites/blogs, o que significa que eles passaram a colocar o blog nos favoritos ou digitar o endereço no navegador e vir direto pra cá. Olha que maravilha! É ou não é motivo pra comemorar?


Por isso, a reboque do tema comemoração, faço aqui um pré-convite aos leitores - que será especificado com maiores detalhes na próxima 6ª feira – para participarem da primeira comemoração do aniversário do blog: a gravação de um vídeo. Ela acontece no próximo final de semana no The Maze, um Cama & Café localizado na comunidade da Tavares Bastos, no Catete.


A idéia é mostrar aos cariocas lugares diferentes que a maioria não conhece e que oferece atrativos interessantes (no The Maze, por exemplo, há um visual muito bonito da Baía de Guanabara, entre outras atrações).


A filmagem será aberta para os leitores, que podem aproveitar a gravação para conhecer o lugar, tomar um chopinho, sentar na varanda e apreciar o por do sol.


A idéia é, todo mês, fazer um convite a vocês para conhecerem um lugar diferente no Rio. E se conseguirmos patrocínio, estas visitas / passeios também serão gravadas em vídeo (a exemplo da gravação no The Maze).


Se interessou? Gostaria de ir? Então dá um toque: vilma@uninet.com.br


Bom, é isso, people. Novo ano, novas empreitadas. ;o)



SEXTA:


Noite:

- Pé-de-moleque pede palavra! (Centro)

- Quiz Lunático (Jardim Botânico)




SÁBADO:


Manhã:

- Trilha Histórica (Jardim Botânico)

- Expô do Romero Cavalcanti (Copacabana)


Tarde:

- Rio Artes Manuais - III Feira de Artesanato do Rio de Janeiro. (Saúde)

- Programa de observação do céu (São Cristóvão)


Noite:

- Parem de falar mal da rotina (Centro)




DOMINGO:


Manhã:

- Trilha da Cova da Onça ou da Cachoeira das Almas (Floresta da Tijuca)


Tarde:

- Expo OsGêmeos | Vertigem. (Centro)

- Espiritualidade na Tela - Debate sobre o filme “A Grande Viagem” (Laranjeiras)


Noite:

- Sonhos de Einstein (Lapa)



=====================================================================================



EU RECOMEEEEENDOO



Coincidência das boas


Na semana retrasada recebi um comentário do Xandu na forma de um poema da Elisa Lucinda (“Aviso da Lua que menstrua”), e esta semana fico sabendo que a peça “Parem de falar mal da rotina”, estrelado pela atriz/poetisa volta aos palcos.


O espetáculo é quase que uma conversa sobre o dia a dia de todos nós (entremeada da leitura de alguns poemas). Me identifiquei especialmente com as cenas em que ela descreve a curiosidade pela vida alheia, se metendo numa conversa de desconhecidos no metrô ou interrompendo um mergulho no mar para escutar o final da conversa de duas outras banhistas.


É show! Vale a pena total!




NOTÍCIAS INTERESSANTES



Tradutor online da Microsoft está disponível


A Microsoft anuncia a integração da ferramenta de tradução online, Windows Live Translator, ao Windows Live Messenger, Windows Live Toolbar e na página da Scientific Electronic Library Online (SciELO - Biblioteca Científica Eletrônica em Linha). Para utilizar o serviço no Messenger, basta adicionar o contato mtbot@hotmail.com e iniciar uma conversa. O robô enviará instruções de como identificar a linguagem que o usuário tem interesse em traduzir.


Leia mais em: http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=300&id=34433


FONTE: site do MSN




ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE VALE A PENA APOSTAR:


- Sonhos de Einstein, da Intrépida Trupe. Na Fundição Progresso (sáb, dom e 2a, até 31 de maio)


- Expo OsGêmeos | Vertigem (a dupla brasileira, é conhecida no exterior por serem verdadeiros artistas da grafitagem). No CCBB (até 24 de maio). Obs: na 3ª feira eles conversam com o público


- Caminhos Poéticos da Canção. Com Luiz Melodia. No CCBB (3ª)


- Wagner Tiso. Na casa noturna Posto 8 (3ª feira) e no Centro Cultural Carioca (4ª feira)




DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- Performance de grafite. Na Aliança Francesa de Botafogo (nesta 6ª)

- Sereia Lab – Instalações sonoras em camadas sensoriais. Na Caixa Cultural (às 6as)

- Quiz (jogo de perguntas e respostas). No Lunático Café e Cultura (nesta 6ª feira)

- Trilha Histórica. Guias bilíngües fantasiados de D. João VI e Carlota Joaquina vão conduzir grupos de visitantes por uma série de pontos de importância histórica no Jardim Botânico. (sáb e dom)

- Rio Artes Manuais - III Feira de Artesanato do Rio de Janeiro. No Centro Cultural da Ação da Cidadania (sáb e dom)

- Pé-de-moleque pede palavra! (neste projeto há rodas de histórias onde o público pode contar histórias). Na Caixa Cultural (6ª feira)

- Programa de observação do céu. No Museu de Astronomia e Ciências Afins (sáb)

- Espiritualidade na Tela - Debate sobre filmes. Filme: “A Grande Viagem”( Le Grand Voyage – 2004). No Brahma Kumaris de Laranjeiras (dom)

- Regata Mundial – Volvo Ocean Race 2008-2009 (Parada Rio, várias atrações). Na Marina da Glória (previsão para chegada dia 23 de março)

- Papos de Rodapé. O primeiro convidado do ano de 2009 é o jornalista e escritor Joaquim Ferreira dos Santos, titular da coluna Gente Boa do segundo caderno do jornal O Globo. Na Casa da Leitura (3ª feira)

- Baile da Melhor Idade. No Recreio Shopping (5 feira)



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Para os festeiros toda vida:

- Bloco Afroreggae e Furacão 2000. No Arcos da Lapa (nesta 6ª)

- Festa Phunk. Na Gafieira Elite (sáb)

Para os fãs do cinema japonês:

- Clássicos do Cinema Japonês. No MAM (6ª, sab e dom)


Para os trilheiros:

- Trilha da Cachoeira das Almas. Na Floresta da Tijuca (dom)

- Trilha da Cova da Onça. Na Floresta da Tijuca (dom)


Para os pequenos inventores:

- Faça você mesmo. No Museu de Astronomia e Ciências Afins (dom)


Para os muito, muito cult:

- Cineclube do Jardim. Filme: “A Última Gargalhada” – filme mudo (Alemanha, 1924 - Cópia restaurada com intertítulos em inglês). No Jardim Botânico (3ª feira)


Para a galera que curte documentário:

- É Tudo Verdade 2009 - 14ª Edição do Festival Internacional de Documentários. No CCBB (até 5 de abril)





INTERATIVIDADE:



Seguidores:

Mais duas seguidoras: a JULIANE LÖFF BUONOCORE (Oi, Juliane! Se puder, me envie um email falando um pouco sobre você, tá legal? Gosto de conhecer os leitores do blog, saber como eles chegaram até aqui) e a minha amiga ELOAH DIAS, que mantém o blog Casamento & Outras Coisas, point obrigatório para quem vai casar e precisa de consultoria e dicas.


Comentários:

Meus agradecimentos aos novos comentários do POETA XANDU, DA HILDA, DA ELOAH, DA NÉLIDA e, em especial o comentário que recebi da amiga ISABEL VIDAL, do site Bairro das Laranjeiras, dizendo que o Café Solidário, evento que ela criou para promover a doação de sangue em Laranjeiras, também é uma forma de dar mais um sentido ao seu aniversário. E que sentido! Segundo o Hospital de Cardiologia de Laranjeiras, instituição em prol da qual o evento foi concebido, o Café Solidário propiciou uma das maiores arrecadações de bolsa de sangue realizadas até hoje pelo hospital. Bacanérrimo!





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS:




Ginástica cerebral para escapar da recuperação escolar


No mundo onde reina a internet é cada vez maior o número de alunos que dedica menos horas para os estudos e mais para o computador. Nessa matemática inversa ao aprendizado curricular, ter um boletim azulzinho está se tornando raridade. Mas a maré vermelha de notas baixas pode ser evitada com uma medida preventiva: a GINÁSTICA PARA O CÉREBRO.


(...) Há 38 anos no magistério, a pedagoga Neide Pereira Cardoso reconhece a eficiência da metodologia única e inovadora adotada pelo Método Supera. O curso utiliza o ábaco, instrumento de origem chinesa, muito utilizado no oriente para a realização de cálculos, como um dos instrumentos pedagógicos.


(...) A notável melhora no desempenho escolar e pessoal dos alunos que fazem Supera vem despertando o interesse das instituições educacionais. Convencida de que o Método traz inúmeros benefícios, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas adotou a ginástica para o cérebro em agosto do ano passado.

Leia a matéria completa => aqui.



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@uninet.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br




2 comentários:

  1. Em uma linguagem inovadora e criativa, o espetáculo de Som & Luz na Igreja N.S. do Carmo da Antiga Sé é emocionante.
    Com som e luz o “show” revive o período em que a Antiga Sé era o principal local de encontro da população, reunindo-se tanto para as cerimônias oficiais da Corte (como a aclamação de D. João VI ou a coroação de D. Pedro I e D. Pedro II), quanto para festas, cerimônias religiosas e apresentações musicais e têm como personagens, padres, maestros, reis, imperadores, pintores e outros.
    Um dos momentos mais emocionantes é o encontro do padre José Maurício Nunes Garcia – considerado um dos mais importantes compositores brasileiros – com o seu rival, Marcos Portugal. O padre, na época, discriminado por ser mulato, perdeu o cargo de mestre-de-capela para o português, que era o compositor oficial da Corte e que chegou de Portugal pouco tempo depois de D. João.
    Essa e outras histórias são contadas pelos próprios personagens, recriados nas vozes de atores, como Antônio Abujamra (D. João VI), Marisa Orth (Carlota Joaquina) e Alexandre Borges (D. Pedro I). A narrativa é conduzida pelo padre cantor Borges, um carmelita que viveu no período em que D. João esteve no Brasil e testemunhou muitos dos acontecimentos contados no espetáculo.

    A Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Antiga Sé é uma preciosidade de barroco rococó, o ambiente é inspirador de espiritualidade, história e arte.

    Para ver um pouco da reportagem (2 minutos) e de meu depoimento à TV Vida, acesse o link do youtube:

    http://www.youtube.com/watch?v=dS54b94DQUs

    Abraços

    Márcio Galli

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Vilma! O Informação de Primeira está "bombando". Parabéns!

    ResponderExcluir