01 maio, 2009

A quantas anda a sua Ética?

Esta semana li textos que, de uma maneira ou de outra, falavam de um assunto com o qual nos confrontamos diariamente, sem que, no entanto, paremos duas vezes para pensar sobre ele. Falo do nosso entendimento do que é Justiça e Ética. Por isso, caros e estimados leitores, hoje resolvi escrever um post...como direi?...mais...reflexivo, que certamente não será, ao contrário do que diria Hebe Camargo, exatamente uma “gracinha”. (rs)


Pois então. Um dos textos que recebi, da amiga Márcia Toledo, fala de um projeto de lei do Senador Cristovam Buarque que propõe que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. Quando soube disso, imediatamente lembrei que uma outra amiga, que trabalhou como jornalista na área de saúde e na área governamental, me dizia que se os políticos fossem obrigados a se tratar em hospital público as verbas para a saúde certamente seriam maiores.


Educação e saúde de qualidade, como todo mundo sabe, são os pilares de uma sociedade que se pretende evoluída. Nada mais justo, portanto, que nossos políticos estudem e se tratem nos mesmos lugares que a maioria de seus eleitores, não é verdade?


Continuando...


Um dos fatos que coloca lenha na discussão sobre o que é justo e ético neste país foi o recente bate-boca entre o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa, que acusou o presidente da Corte de estar "destruindo a credibilidade da Justiça brasileira" durante o julgamento de duas ações - referentes ao pagamento de previdência a servidores do Paraná e à prerrogativa de foro privilegiado. (veja no vídeo ao lado)


O caso teve um segundo capítulo, onde os ministros do Supremo redigiram uma nota de apoio ao presidente Gilmar, que tem em seu currículo a inexplicável concessão de dois habeas corpus a Daniel Dantas. Por outro lado, encontrei na rede quem diga que o ministro Joaquim também tem lá seu calcanhar de Aquiles. que tem em seu currelmarSupremo em nototmesmos lugares onde seus eleitores o fazem.



Toda esta celeuma me remeteu ao ótimo documentário “Justiça” (sugiro que procurem nas locadoras; veja o trailer à direita), que mostra como funciona o moroso e ineficiente sistema judiciário brasileiro através do registro da rotina de uma defensora pública e de um juiz.


Por falar em filmes, nesta 6ª feira, o Blog do Bonequinho, do jornal O Globo, traz um vídeo com Gavin Hood, diretor do filme Wolverine, que estréia esta semana nas telonas. Ele fala da ingrata surpresa de ter seu filme roubado da ilha de edição e transmitido via internet. Em seguida explica as conseqüências da pirataria para a indústria cinematográfica e compara o download de filmes na rede com o roubo de carros. (leia o post e veja o vídeo clicando à esquerda)


Hoje, a facilidade de conseguir gratuitamente aquilo que antes éramos obrigados a pagar propiciou que boa parte de nós nos tornássemos, na verdade, “pequenos meliantes”. É como se o fato de não existir fiscalização nem punição fizesse deste crime algo aceitável. Ou seja, aos nossos olhos não é crime, mas, talvez, como muitos dizem, uma forma de “fazer justiça”, já que se costuma alegar que o valor de um dvd é muito caro e o preço de um ingresso de cinema, injusto.


Depois disso tudo, então, que tal um teste para ver a quantas anda a sua Ética? Topa? Então vamos lá. (rss)


Imagine que você foi preso, junto com um colega. A polícia lhe oferece o seguinte acordo: se você denunciá-lo fica livre e ele pega cinco anos de cadeia. O mesmo acordo é oferecido ao seu colega. Se ambos se denunciarem, vocês dividem a culpa e cada um pega três anos. Você sabe que, se nenhum dos dois abrir o bico, só há provas para prender cada um por um ano. O que você faz? (o comentário sobre este teste eu faço na 6ª que vem, combinado? Rsss)



Bom feriado!



SEXTA:


Tarde:

- Mostra Tati Total (Centro)


Noite:

- Banca do Blues (Centro)

- Neuropolis - Orquestra de Músicos das Ruas do Rio de Janeiro (Centro)

- Jazz no The Maze (Catete)


SÁBADO:


Manhã:

- Resolver pendências da semana


Tarde:

- Feira do Lavradio (Lapa)

- Exibição e Debate sobre o filme “Blade Runner”, com o psicanalista Jurandir Freire (Botafogo)


Noite:

- Peça itinerante Museu de Laura (Ipanema)

- Show com Trupe Limousine (Lapa)



DOMINGO:


Manhã:

- Pedalar no Aterro

- Missa com canto gregoriano no Mosteiro de São Bento


Tarde:

- Um domingo na Casa de Rui Barbosa (Botafogo)

- IV Rioharpfestival (Praia Vermelha)


Noite:

- Ficar em casa tomando um chocolate quente, porque, finalmente, o tempo agora está numa temperatura decente (rss)





DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- Jazz Night. No The Maze (nesta 6ª)

- Ciência em Foco. Exibição e Debate sobre o filme “Blade Runner”, com o psicanalista Jurandir Freire e o tema será “O problema moral em Philip K. Dick”. Na Casa da Ciência da UFRJ (sáb)


- Feira do Lavradio. Na Rua do Lavradio (sáb)

- Um domingo na Casa de Rui Barbosa.

- Palestra “Espiritualidade e desempenho profissional.”. No Brahma Kumaris de Copacabana (2ª feira)

- Tributo a Haydn com recital de piano comentado. No Forum de Ciência e Cultura da UFRJ (2ª feira)

- Sessão de DVDs comenta interpretações de Arthur Rubinstein e Karajan. No Musicativa (4ª feira)

- Quartas de Sabedoria. Tema de hoje: Mães do Mundo. No Brahama Kumaris de Laranjeiras

- Palestra Psicanálise e Neurociência. Na Livraria da Travessa do Barrashopping (5ª feira)


ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Para os fãs de Jacques Tati:


- Mostra Tati Total. Filmes do diretor francês, ícone de gerações, Jacques Tati. No CCBB (nesta 6ª, sáb e dom)



Para os amantes de harpa:


- IV Rioharpfestival em vários lugares. Estréia no CCBB (nesta 6ª)



Para os pimpolhos:


- Peça infantil “Navegando nas ondas do descobrimento”. No Espaço Cultural da Marinha (sáb e dom)

- Cozinhando com a Química. No Museu de Astronomia e Ciências Afins (dom)



Para os fãs de Maysa:


- Lançamento + bate papo: Maysa, quando fala o coração. Bbate papo entre a atriz Larissa Maciel, o diretor Jayme Monjardim e o autor Manoel Carlos. Na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (3ª feira)



Para os fãs do jornalismo:


- Jornalismo Literário Convidados: Gilberto Dimenstein e José Louzeiro. No CCBB (4ª feira)




INTERATIVIDADE:



Comentários:


HELENITA, NÉLIDA e DAVID COHEN (do blog Vala Comum) fizeram comentários sobre o post da semana passada, a respeito do Twitter. Helenita cita Mário Quintana, Nélida diz que já achou uma função bacana para a ferramenta e o David compara a nova febre com o Orkut. Leia => aqui



Anúncios:


A LEIZA PEREIRA procura apto para alugar. Alguém sabe de um? Veja o anúncio dela => aqui.



Seguidores:


CLÁUDIA SARDINHA, OLHOS DE MAR E SALBENARDI são as novos seguidoras do INFORMAÇÃO. Bem vindas a bordo! Se puderem, me enviem seus emails de contato, ok, Olhos e Salbenardi?




COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS:




Museu da Corrupção


(enviado por Maria Alice Miller)


http://www.dcomercio.com.br/especiais/2009/museu/index.htm





Índia multicolorida


Para retratar a Índia como um país múltiplo em cores e essências, o fotógrafo Porás Chaudharyuma escolheu uma tema psicodélico: seus trabalhos mostram o povo em pleno Festival das Cores, celebração local que reúne cultura e muita tinta.


Leia o post completo e mais fotos desta festa em:

http://msn.onne.com.br/cultura/materia/8659/ndia-multicolorida




AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui


Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@uninet.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


Um comentário:

  1. Oi Vilma!
    Como você sabe, viajo hoje, mas não resisti de colaborar com o tema com um texto e vídeo que recebi esta semana de um amigo. Segue abaixo.
    Bom feriado e até a volta!
    Beijos,
    Helenita
    LEIA O TEXTO ANTES DE VER O VIDEO
    Nosso congresso deveria se basear neste caso.
    Existem situações na vida que nos fazem acreditar que é sempre possivel sermos melhores do que somos!
    Temos aqui um bom exemplo:
    Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador da equipe de vermelho -o Ajax - sofreu uma falta e ficou contundido, cai do no chão.
    Um dos jogadores da equipe adversária - de amarelo - como é hábito, atirou a bola para fora para que o jogador fosse atendido.
    Quando o jogador ficou recuperado, o lançamento pertenceu ao Ajax (de vermelho) e, como manda o desportivismo, um jogador do Ajax tentou devolver a bola para o campo do adversário. Só que o fez de forma desajeitada e, sem querer, acabou por meter a bola no gol.
    Todos, inclui ndo o jogador que, sem querer, fez o gol, ficaram atrapalhados. Mas o árbitro corretamente considerou o gol válido!
    A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele injusto resultado.
    Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito desportivo, rapidamente tomaram uma resolução: ficarem todos quietos
    para permitir que os adversários - os de amarelo - fizessem eles também um gol para repor a justiça no resultado. E foi isso que
    aconteceu!!!
    É impressionante o sentido de justiça da equipe do Ajax - de vermelho e o bom entendimento entre todos eles para que nenhum se movimentasse.
    Eles queriam ganhar, mas a vitória teria que ser "limpa" e "justa"Todos precisamos aprender com exemplos de honestidade...
    ética é isto: O gol foi legal, mas imoral.
    o vídeo esta em www.bjkfutbol.com

    ResponderExcluir