05 junho, 2009

Não tem como não falar...



Olá, pessoal! Saudades! ;o)


Eu bem que pretendia voltar falando só de coisas bacanas, mas o acidente do 447 me deixou - assim como vocês, imagino - solidária à tristeza e desespero das famílias que não sabem onde procurar os seus entes queridos. Prometo, mais pro meio do texto, falar de coisas mais alegres, mas deixem-me só compartilhar com vocês a estranheza que este “acidente” me despertou.


Em primeiro lugar, é absolutamente incrível que uma máquina daquele tamanho simplesmente suma no ar! Outra fato para o qual ainda não ouvi explicação é: se os destroços encontrados perto de Fernando de Noronha não são do 447, são de que avião, afinal?


Hoje, no Jornal do Brasil, a matéria de capa (sobre o acidente) falava sobre o excesso de computarização dos aviões, que pouca margem dá ao piloto para se virar no caso de as máquinas darem um tilt. Mas aí veio alguém lembrar do caso do pouso forçado no Rio Hudson, em N. York, no início deste ano, quando o piloto desligou os computadores de bordo e deu o seu jeito para tentar pousar o avião.


O que eu sei é que tem alguma coisa errada que não sabemos o que é. Fico cá pensando que às vezes queremos controlar o incontrolável. Sabemos que, mesmo com um planejamento invejável e o máximo de segurança possível, coisas ruins acontecem. Mas raramente nos conformamos com isso. Ainda mais numa época em que a tecnologia de segurança parece nos dar a ilusão de que não corremos mais tantos riscos.


O fato é que, seja qual tenha sido o problema, há sempre algo que independe de nós e nos coloca à mercê de acontecimentos ou decisões sobre as quais não temos controle: a imprudência do piloto ou da companhia aérea que, por uma questão comercial, pode tê-lo convencido a seguir a rota, ou até mesmo a aventada hipótese de uma pane criada por um erro de computador.


É por esta e outras que procuro concentrar a minha vida no presente, sem fazer grandes planos para o futuro. Acho que o fato de já estar chegando aos 50 (com corpitcho de 30, devo dizer. rssss) também me ajuda a pensar assim.


Aliás, um dos maiores presentes, nesta altura da vida, é saber que não me arrependi de nada que fiz e estar feliz com a vida que levo. Claro que sempre há uns “poréns”, mas também...vamos combinar?...qual seria a graça da vida sem os “poréns”, não é mesmo? (rss)


Algumas coisas pioram, como o corpo que antes podia virar madrugadas e madrugadas e tomar todas sem sentir absolutamente nada. Agora ele vai se curvando à qualquer esforço maiorzinho. Eu, por exemplo, como trabalho direto no computador, sinto que, se não tomar cuidado, vou ficar “encarquilhada” como o cara da foto aí ao lado. ;o)


Mas...fazer o quê? Ossos do ofício. O que importa é que a gente passa a se conhecer como ninguém. E isso, meus amigos, não tem Mastercard que pague. ;o)



SEXTA:


Tarde:

- Expô “Yves Saint Laurent - Voyages Extraordinaires (Centro)


Noite:

- Rildo Hora (gaitista) (Centro)

- Festa Junina da Feira de São Cristóvão.



SÁBADO:


Manhã:

- dolce far niente (rss)


Tarde:

- Viradão Carioca. Batalha dos DJ. (Centro)

- Viradão Carioca. DJ Marlboro (De James Brown aos funks cariocas) (Centro)

- Viradão Carioca – Orquestra Sinfônica Brasileira. A Criação, de Joseph Haydn (Centro)

- Festa da República Italiana (Copacabana)

- Ciência em Foco (filme + debate) (Botafogo)


Noite:

- Viradão Carioca. Festa junina com o Cordão do Boitatá e Rio Maracatu. (Centro)

- Festa Junina da Feira de São Cristóvão.

- Festa Junina da Associação Nikkei (Cosme Velho)



DOMINGO:


Manhã:

- Viradão Carioca. Alvorada carnavalesca com Cordão do Boitatá. Na Praça XV (dom)

- Viradão Carioca. Oficina da bateria mirim do Império Serrano. No Parque da Catacumba, na Lagoa (dom)


Tarde:

- Festa da República Italiana (Copacabana)

- Expô “De morar” (Copacabana)

- Festa Junina da Feira de São Cristóvão.

- Viradão Carioca – Orquestra Sinfônica Brasileira. A Criação, de Joseph Haydn (Centro)

- Camerata da Orquestra Petrobras Sinfônica (uma das músicas do programa será The main theme from Star Trek) (Centro)


Noite:

- Espetáculo “Preciosa Idade” (Centro)




EU RECOMEEEEENDOO



TriboOz-Rio


A casa noturna Tribo-Oz Rio é um cantinho escondido entre Glória e Lapa, que sai do esquema samba-de-raiz (urghh!! Rsss) tão comum na região. Lá se toca jazz, mpb, blues e outros sons nesta linha. É um lugar simpático, charmoso, que não comporta multidões. É meio “petit commité”. Por isso mesmo é um local aconchegante e gostoso de ir.


No cardápio tem uns pratos australianos, um deles invenção do Mike, dono do TriboOz Rio, que mora no mesmo casarão onde os músicos tocam. Ele é Phd em Etnomusicologia.


Para conhecer mais um pouco, visite o site deles:

http://www.triboz-rio.com



NOTÍCIAS INTERESSANTES



"Sonhando Acordado" é o novo tema do Cel.U.Cine 2009


O Cel.U.Cine_Festival de Micrometragens_ acaba de lançar as inscrições para o tema Sonhando Acordado. A idéia é desafiar a criatividade de cineastas amadores e profissionais a realizarem produções de no máximo 3 minutos em celulares, câmeras digitais e mini-dvs.


Os filmes concorrentes podem ser postados no site www.celucine.com.br até o dia 10 de junho.




Crie Futuros


Observar o processo de construção do futuro que, atualmente, é o nosso presente, é um dos objetivos do Movimento Crie Futuros. Com base nessa idéia, o Crie Futuros em parceria com o Oi Futuro, realiza a primeira série do WikiEncontros Ibero América de Conhecimento, Criação e Colaboração.


Com um formato inovador e criativo, que combina Seminário + Oficina + Performances com a ampla participação do público presencial e pela web, os encontros acontecem nos dias 09 e 10/06, no Oi Futuro e Núcleo Avançado em Educação, no Rio de Janeiro (RJ).


No primeiro evento da série, que acontece no dia 09/06, terça-feira, o tema escolhido é “Tecnologia e Produção Colaborativa”, dividido em três etapas:


Seminário/Conhecimento - Os convidados Caio Túlio Costa (Consultor Multimídia de Pesquisa da OI, São Paulo), David Casacuberta (Diretor de Mídias Digitais, Transit Proyectes, Barcelona), Fabio Gandour (Cientista Chefe IBM Brasil, Rio de Janeiro) e Thomas Buckup (Wikimedia Brasil, São Paulo), vão descrever como imaginam e desejam o Futuro Imaginável.


Oficinas: Criação de Futuros (Interatividade) – O público, presencial, virtual e palestrantes, como os games designers Yves Albuquerque e Bruna Lombardo, criam futuros desejáveis a partir de temas estratégicos propostos pela coordenação do evento.


Performance: Criação Colaborativa – Atores fazem uma performance interativa com o objetivo de criar roteiros que possam inspirar games de futuros desejáveis. Participação do designer de games Yves Albuquerque, do diretor teatral Guti Fraga, do Nós do Morro; atores ao vivo, como Felipe Rocha e Dani Lima, e virtuais dos seis países da rede.


Já no segundo encontro da série, que ocorre dia 10/06, o tema será “Games e Mundo Melhor”. Serão discutidas propostas de como criar Games mais atraentes, inspiradores, cooperativos que mostrem futuros desejáveis. O experimento deste dia combina os personagens, missões e ambientes criados no dia anterior gerando esboços de roteiro de games para futuros desejáveis divididos também em três etapas:


Seminário / Conhecimento – Com os palestrantes Marcio Burochowsky (Diretor Geral da Futura Networks/ Campus Party), Ivan Fernandez (Diretor da feira e mostra Gamelab, Espanha), Ronaldo Lemos (Diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV – RJ) e Adailton Medeiros (Diretor Executivo do Ponto Cine).


Oficinas: Criação de Futuros (Interatividade) – O objetivo da oficina é criar esboços de roteiro de games para futuros desejáveis. O convidado Guilherme Xavier (Game Designer e Diretor de Artes da Dansof Enterteinment) mostrará como combinar os elementos em um roteiro de game.


Performance: Criação Colaborativa - com apresentação dos conteúdos criados.

Idealizado pela artista multidisciplinar Lala Deheinzelin, coordenadora do Crie Futuros.


09 de junho


“Tecnologias e Produção Colaborativa”

Onde: Oi Futuro, RJ (R. Dois de Dezembro, 63 Flamengo)

Horário: 14h às 22h

Inscrições: pelo site http://iberoamerica.criefuturos.com.br


10 de junho


“Games e Mundo Melhor”

Onde: NAVE, Núcleo Avançado em Educação (R. Uruguai, 204, Tijuca)

Horário: 13h às 17h

Inscrições: pelo site http://iberoamerica.criefuturos.com.br


Entrada Gratuita




ATRAÇÕES NAS QUAIS ACHO QUE DEVEM VALER A PENA




- Expô “Yves Saint Laurent - Voyages Extraordinaires”. No CCBB


- Rildo Hora. No Rio Scenarium (nesta 6ª)


- Festival Delira Blues. Com a banda Blues Etílicos. No Centro Cultural Carioca (2ª)


- Bruce Henri. Na Modern Sound (3ª)


- Paulo Moura. No Mas Será o Benedito (4ª)




DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- Festa da República Italiana. No Forte Copacabana (6ª, sáb e dom)


- Festa Junina na Feira de São Cristóvão (nesta 6ª, sáb e dom)


- Museu de Laura. Espetáculo itinerante. Na Casa de Cultura Laura Alvim (às 6ª, sáb e dom)


- Jazz no The Maze (nesta 6ª)


- Viradão Carioca. Baile infantil Gigantes da Lira. No Circo Voador (sáb)


- Inventário do tempo: Livros. Encontro marcado com artistas, escritores, arquitetos e cientistas que falam sobre interseções de suas áreas com os livros. No Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico (sáb e dom)


- Viradão Carioca. Batalha dos DJ. Em frente ao Centro de Artes Hélio Oiticica (sáb)


- Viradão Carioca. Uma tarde na Serrinha: Jongo e Velha Guarda do Império. No Espaço Cultural Sérgio Porto (sáb)


- Viradão Carioca. DJ Marlboro. Na Praça XV (De James Brown aos funks cariocas) (sáb)


- Ciência em Foco (filme + debate). Na Casa da Ciência (sáb)


- Viradão CariocaOrquestra Sinfônica Brasileira. A Criação, de Joseph Hayd. Na Igreja da Candelária (sáb e dom)


- Viradão Carioca. Festa junina com Cordão do Boitatá, Clara Becker e Rio Maracatu. Na Rua do Mercado (sáb)


- Festa Junina da Associação Nikkei. (sáb)


- Viradão Carioca. Alvorada carnavalesca com Cordão do Boitatá. Na Praça XV(dom)


- Viradão Carioca. Oficina da bateria mirim do Império Serrano. No Parque da Catacumba, na Lagoa (dom)


- Mostra “Rebobine, Por Favor”. No CCBB (a partir de 3ª)


- Astronomia para Poetas 2009. Na Casa da Ciência (3ª)


- Cineclube do Jardim. Filme de hoje: Matar ou Morrer. No Centro de Visitantes do Jardim Botânico (3ª)


- Quartas de Sabedoria. Palestras semanais abertas ao público. Tema de hoje: “O Maior dos Companheiros”. No Brahma Kumaris de Laranjeiras (4ª)


ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Para os que curtem misturas contemporâneas:

- Lounge C. Músicos: Felipe Prazeres, violino. Cristina Braga, harpa. Negalê Jones, percussão digital. Tony Viegas, DJ. Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (nesta 6ª)


Para os fãs do Tremendão:


- Noite de autógrafos: Rock´n´roll, de Erasmo Carlos. Na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (nesta 6ª)



Para os filósofos leigos:


- História da Filosofia através de 40 filmes. Filme de hoje: Blow-up. Na CAIXA Cultural RJ (sáb)



Para a garotada curiosa:


- Cozinhando com a Química. No Museu de Astronomia (dom)



Para quem está precisando ficar zen:


- Canto Devocional do Mantra do Buddha Shakyamuni. No Instituto Nyngma do Rio de Janeiro (dom)



Para a turma do Rio Fashion Week:


- Papos & Ideias Hoje: Arte & Moda, um Olhar do Design. Na Livraria Saraiva Ouvidor (3ª)



Para quem gosta de discutir a relação, ou seja, as mulheres (rss):



- Papos & Ideias Hoje: Eles e Elas - A Arte do Relacionamento. Na Saraiva Mega Store Rio Sul Shopping Center (3ª)



Para os fãs de Leila Pinheiro:


- Projeto MPB 12:30 em Ponto. Hoje: Leila Pinheiro. No Centro Cultural Light (4ª)




INTERATIVIDADE:


Comentários:


Agradeço o comentário elogioso do David Coehn, do blog Vala Comum, e o comentário do meu amigo Vander (via email), me dando altos incentivos em relação ao INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA, o que me deixou bem comovida.


Seguidores:


Zé Olímpio é o novo seguidor do site. Ele trabalha com eventos, turismo e fotografia.


Classificados:


A Márcia faz estas Ecobags aí ao lado. Quer saber mais detalhes? Veja => aqui


Dicas:


HELENITA FERNANDES dá algumas dicas do Projeto carioquinha => aqui. (é o último comentário da página que abrir) .Para ver a programação completa do projeto Carioquinha, o endereço é www.carioquinha.com.br



VÍDEO INTERESSANTE



"Como Os Mercados Realmente Funcionam - Bird & Fortune – Portugues”


Eu amo o humor inglês e o humor judeu. São sarcásticos e sutis. Esta dupla de humoristas ingleses explica as causas da crise nos EUA tintim por tintim de um modo super realista que dá até medo. E rende ótimas gargalhadas. Imperdível! (clique no vídeo abaixo)


(é bom fechar a propaganda que aparece na parte de baixo da telado vídeo para ver as legendas em português)



SITE INTERESSANTE



Projeto de Tradução Aberta (dica da Nélida Capella, do blog Olhar Nômade)


Site com palestras traduzidas por voluntários. Super útil! (também vai pro Favoritos aqui do blog)


Link: http://www.ted.com




COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS



Como as pessoas, em 1910, imaginavam como seria o ano 2000:



Link: http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2009/02/03/como-as-pessoas-em-1910-viam-o-ano-2000




Papel Semente


Na 6ª feira retrasada, no aniversário de um casal amigo - comemorado lá no Tribo-Oz Rio, que eu recomendei no início deste post - tive a oportunidade de conhecer o Luis Felipe di Maré, que tem um projeto super interessante. Faço questão de compartilhar o empreendimento dele com vocês.


Trata-se do papel semente, que transforma o lixo em papel e o papel em flor. Explico: o papel é feito através da reciclagem do lixo, coletado por catadores de cooperativas, e confeccionado moradores da comunidade de Guaxindiba, em São Gonçalo.


A semente da flor, conhecida como Cravinho da Índia, é inserida no processo de fabricação da reciclagem do papel, e estas permanecem em condição de germinação em até três meses. Em cada 7 cm² de papel existe uma semente, portanto de um folder de tamanho A5 nasce um vaso bem florido. (veja a transformação abaixo)



O papel pode ser usado na comunicação das empresas ou de pessoas. E tem várias utilidades como: etiquetas de roupas, papéis de carta, folders, cartões, convites, embalagens etc.


Mas este papel tem mesmo mil e uma utilidades. Veja só: além de ser muito bonita, a flor (Cravinho da Índia) ajuda no combate...à dengue!!! Por dois motivos: seu perfume espanta o mosquito transmissor da doença, e das folhas e flores pode-se fazer o chá que auxilia no tratamento da doença.


Não é o máximo?!


Para quem se interessar em saber mais sobre o Papel Semente, aí vai o contato do Luis Felipe: papelsemente@gmail.com.



Zoo à noite


Tem como intuito popularizar conhecimentos sobre animais da fauna brasileira e as peculiaridades do ambiente noturno, bem como valorizar os hábitos e as adaptações especiais dos animais.


Agendamento prévio: 2569-5869 e 2567-9732



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@uninet.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário