21 agosto, 2009

É proibido fumar


Com a Lei Antifumo aprovada - semana passada aqui no Rio – fico pensando cá com meus botões que os fumantes estão sendo tão discriminados que não é de duvidar que dentro de poucos anos eles possam estar reivindicando cotas nas universidades. Quem sabe até Ongs sejam criadas para lutar pelos direitos destes novos párias sociais.


Pobres fumantes. Seu destino daqui pra frente será a porta da rua.


Entendam: eu não sou fumante, mas também não sou patrulha. Acho que cada um deve saber o que faz. Todo mundo sabe que cigarro vicia. Meu pai ficou com apenas um pulmão depois de passar a vida inteira fumando, e este fato certamente colaborou para a deterioração da sua qualidade de vida.


Hoje li no jornal algumas informações interessantes que eu desconhecia e que dizem respeito ao mal que o cigarro faz não só a quem fuma, mas ao fumante passivo, que, aliás, é o grande beneficiário da nova lei. Os dados são os seguintes:


- Fumantes passivos representem 7 óbitos diários, diz Ricardo Meirelles, Coordernador do Programa Antitabagismo do INCA.


- Os garçons têm duas vezes mais propensão ao câncer de pulmão do que o resto da população => exposição ocupacional ao fumo.


Realmente a coisa é séria.


Segundo a Lei Antifumo, os estabelecimentos que aceitarem que um cliente acenda um cigarro serão multados. Un dos comerciantes entrevistados perguntou: “E o que eu vou fazer? Chamar a polícia? Eles não vêm nem quando é roubo, que dirá por causa de um cigarro!”. Outro comerciante dizia que eles tiveram uma baita despesa, antes, para adaptar seus restaurantes / bares para ter um espaço para fumantes e que agora nada mais disso valerá.


Creio que já citei aqui uma vez, mas vale citar novamente: o filme “Obrigada por fumar” fala do lobby da indústria do tabaco, de armas e de álcool. É muito, muito bom. Inteligente, sarcástico, direto na ferida (veja um trecho no vídeo abaixo)



Confesso que ainda não tenho opinião formada sobre a nova lei, mas me parece que os espaços para fumantes dentro de restaurantes / bares têm resolvido o caso. Ou não?


Bom...o fato é que foi-se o tempo em que fumar era sinônimo de charme e glamour (aliás, vocês sabiam que muito deste glamour era patrocinado por empresas de cigarro, como a Luke Strike? Leiam os detalhes => aqui)



Antes de terminar:


Você gosta do blog? Acha o seu conteúdo interessante o suficiente para divulgá-lo para outras pessoas? Vai me dar esta honra? ;o)


Então basta clicar na estrelinha do botão Blogblogs (verdinho) do lado direito da tela (embaixo do item Blogblogs Gadget). Valeu mesmo, caro(a) leitor(a)!




SEXTA:


Noite:

- Retrospectiva Eduardo Coutinho. (Gávea)


SÁBADO:


Manhã:

- nada


Tarde:

- 15º Rio Internacional Cello Encounter. (Jardim Botânico)

- 13º Circuito das Artes do Jardim Botânico (sáb e dom)

- III Festival do Folclore Brasileiro. (Centro)

- Série "Villa-Lobos e as crianças - Um festival jovem". (Botafogo)


Noite:

- Peça In On It (Gávea)


DOMINGO:


Manhã:

- 4º Walking Rio. (Leblon)


Tarde:

- III Festival do Folclore Brasileiro. (Centro)

- Projeto Candelária - 15º Encontro Internacional de Violoncelos. Neste domingo: Octeto de Violoncelos de Turim. (Centro)

- “Da Terra à Lua”. Na oficina Faça Você Mesmo o público será desafiado a projetar um “canhão” tendo como objetivo enviar um projétil “da Terra à Lua”. (São Cristóvão)

- Chorinho no Forte de Copacabana


Noite:

- nada






NOTÍCIAS INTERESSANTES



OSTM apresenta Concertos ao Ar Livre em parceria com músicos de comunidades pacificadas


A Secretaria de Estado de Segurança, dentro do seu projeto de pacificação e diminuição da violência, uniu-se à Secretaria de Estado de Cultura, através do Theatro Municipal, para levar música de concerto às comunidades que estão recebendo as ações da polícia pacificadora. Neste mês de agosto, as comunidades do Chapéu Mangueira, do Batã e da Cidade de Deus receberão os “Concertos ao Ar Livre”, com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Leia a seção completa aqui





ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- III Festival do Folclore Brasileiro. No CCBB (sex, sáb e dom)



Leia a seção completa aqui





DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- 13º Circuito das Artes do Jardim Botânico (sáb e dom)

- 4º Walking Rio. Partida: Av. Delfim Moreira com Visconde de Albuquerque – Leblon (dom)


Leia a seção completa aqui




ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Tribo “Andar é comigo mesmo”:


- 4º Walking Rio. Partida: Av. Delfim Moreira com Visconde de Albuquerque – Leblon (dom)

- Caminhada Ecológica e Cultural Duque de Caxias. Chegada à Fortaleza Santa Cruz. Tradicional caminhada de 4km. Sesc Niterói (dom)

- Trilha ao Maciço de Itaúna (vulcão extinto, vôos de parapente). Em São Gonçalo. (dom)

- Projeto Turismo a pé na Zona Oeste. Caminhada Manguezal Praia da Brisa (dom)


Leia a seção completa aqui





INTERATIVIDADE:



Comentários:


O post anterior rendeu bons comentários. Mas foram todos por email (eu ia gostar mais ainda se eles fossem via blog. rsss). Digo que foram bem interessantes e agora já tenho uma lista de lugares que as pessoas me sugeriram onde certamente eu ficaria totalmente desconectada (hehehe!). Agradeço os emails da Luciana, do Jair, do Sérgio, do Rogério, Iara, Marco Aurélio, Conceição e Iara.


A Cristina, nova leitora, me pergunta se conheço cursos de teatro para iniciantes. Compartilho com vocês alguns locais que eu conheço: a CAL (Casa de Artes de Laranjeiras e o Teatro Maria Clara Machado). Se alguém souber de outras, por favor, nos envie, tá ok?






COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS




Ensaios abertos: Itiberê Orquestra Família

A orquestra faz ensaios abertos toda última quarta e sexta feira do mês.

Violino, violoncelo, viola, piano, sanfona, escaleta, ­autas, ­autim, voz, saxofone, trombone, viola caipira, rabeca, cavaquinho, bandolim, baixo elétrico, bateria e percussões se misturam na formação inusitada da Orquestra.


Leia mais em:

http://www.rioecultura.com.br/evento/evento_local3.asp?evento_cod=729


FONTE: site Rio & Cultura




Fazendas Urbanas


A idéia deste projeto é ter prédios inteiros dedicados à agricultura urbana. De acordo com o idealizador do projeto, chamado vertical farm, 150 fazendas-arranha-céus seriam suficientes para alimentar toda a cidade de Nova Iorque. Além disso, os prédios também gerariam energia limpa e purificariam a água utilizada.


Leia o posto completo em:

http://oglobo.globo.com/blogs/nossoplaneta/posts/2009/08/19/doces-baladas-urbanas-215651.asp


FONTE: Blog Nosso Planeta (O Globo)





Com suas receitas sem química, restaurantes e chefs 'verdes' ganham força, espaço e cada vez mais adeptos"


O Refeitório Orgânico é o maior dos espaços no gênero. No bufê de almoço, são 40 pratos, quentes e frios (R$ 18, de segunda-feira a sexta, e R$ 22, aos sábados). O ambiente é bicho grilo até a raiz do feijão germinado. Mas os pratos impressionam: penne, moqueca, saladas e uma linha fake de cones e sushis que, em comum com japas originais, só tem o arroz e as algas.


Leia mais em:

http://oglobo.globo.com/cultura/rioshow/mat/2009/08/20/com-suas-receitas-sem-quimica-restaurantes-chefs-verdes-ganham-forca-espaco-cada-vez-mais-adeptos-757497282.asp


FONTE: Caderno Rio Show (O Globo)




Engraxataria Cataldo


Essa aí da foto é a Engraxataria Cataldo – a única loja-engraxataria do Rio. Fica na Rua da Assembléia – no Centro, é claro –, onde ocupa um espaço de menos de 15 metros quadrados . Este ano, ela comemora 60 anos de sucesso. Como os oito engraxates que trabalham lá de segunda a sexta fazem em média 30 pares por dia


Leia o post completo em:

http://rioetc.blogspot.com/2009/08/engraxataria-cataldo.html


FONTE: Blog Rio Etc




Pai britânico inventa 'sanduíches-esculturas' para fazer filho comer melhor.


O britânico decidiu criar animais e outras figuras para incentivar seu filho de 4 anos a comer melhor. Segundo ele, a ideia funcionou.


Veja todas as fotos em:

http://noticias.br.msn.com/fotos/galeria-BBC.aspx?cp-documentid=21173750&page=1


FONTE: BBC Brasil



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui




Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


2 comentários:

  1. Vilmoca, seus posts e dicas continuam imperdíveis!!! Apesar da ausência nos comentários, virou mexeu tô por aqui, rs.

    Sobre o tema principal, adorei sua imparcialidade :)
    Fica a dica do documentário "Fumando Espero". Segue o link:
    http://www.fumandoespero.com.br/

    Um barato as idéias desse pai britânico e seus sanduíches criativos!!! Gostei muuuuito!

    Por fim, estava indo "lhe dar a honra" do voto no tal blogblog eis que... Surge um cadastro. Aff, pq tem sempre um "cadastre-se" no meio do caminho??
    Bom eu até desconfio pq... mas deixa pra lá...

    Bjs, :O)

    ResponderExcluir
  2. Você se lembra da época que tinha, nos restaurantes, área de fumante e área de não fumante?

    Pois é. Certa noite fomos, eu (fumante) e alguns amigos (todos não fumantes), no Cervantes, em Copacabana. Eu não tenho o menor problema em levantar e fumar na rua, ainda mais num restaurante pequeno como Cervantes.

    Sentamos na área de não-fumantes porque a outra tinha uma fila grande.Estávamos comendo, quando um moço da mesa ao lado - NB: a 5 cm da nossa mesa, pergunta: "vocês importam se eu fumar aqui?" Imediatamente EU (fumante) respondi "me importo sim." Eu fui tão rápida que os meus amigos nem tiveram tempo de reagir!

    Mas o moço não quis me ouvir, e tentou se explicar, que ia colocar o cigarro em baixo da mesa, e sei-lá-mais-o-quê. Eu acrescentei que ali era área-não -fumante.
    O moço me ignorou e acendeu o cigarro! Olha só que cara de pau!

    Eu acho que temos que respeitar os não-fumantes para sermos respeitados.
    Eu não fumo no quarto da minha própria irmã, porque ela não fuma. Por outro lado, se ela vier para minha casa... hihihi

    Foi só para complementar a sua história da semana.

    beijos

    ResponderExcluir