28 agosto, 2009

O Rio está melhorando?



Tenho a impressão que o Rio está melhorando. Sei lá...me parece que a cidade está, por exemplo, menos fedida. (rsss). Para reforçar esta impressão li que Copacabana vai ficar cheirosinha (veja em NOTÍCIAS INTERESSANTES). Ou seja, a Princesinha do Mar volta a fazer jus ao título.


Aqui em Laranjeiras, por exemplo, a visita daqueles caminhões-cegonha do Choque de Ordem recolhendo tudo quanto é carro estacionado em lugar proibido rendeu frutos. Não vejo mais carros estacionando nestes lugares. O boca-a-boca funcionou.


E assim o povo vai se educando. Tudo bem que o carioca ainda é o rei da transgressão – como diz Adriana Calcanhoto, “Carioca não gosta de sinal fechado” – mas um dia a gente aprende.


A oferta de atrações culturais, por exemplo, aumentou. Hoje temos vários centros culturais e inúmeros cursos na área surgindo em locais antes intocados pela cultura, como os subúrbios cariocas. É muito bacana ver isso.


Mas uma coisa ainda tá longe de mudar: a questão do transporte público. Vá lá que andar de ônibus há quinze anos era rezar na entrada e agradecer estar vivo na saída: quando não havia assalto, eram as más condições dos veículos, responsáveis pelos freqüentes enguiços. Sem falar que os motoristas tinham a Síndrome da Fórmula 1. Atualmente você consegue viajar com uma relativa tranqüilidade e conforto nos ônibus.


Mas ainda assim a coisa não evoluiu muito. O metrô na hora do rush parece o trem da Central e os engarrafamentos estão pra lá de paulistas, isto é, quilométricos.


De qualquer maneira tenho a sensação de que o Rio mudou: parece assim que ele está deixando a rebeldia adolescente para se tornar um adulto com responsabilidades. Claro que sem nunca perder o jeitão meio escrachado, que é a sua marca registrada, e em que, diga-se de passagem, consiste boa parte do seu charme. ;o)




SEXTA:


Noite:

- Light Ao Cair da Tarde (Centro)

- Quiz (jogo de perguntas e respostas). (Jardim Botânico)



SÁBADO:


Manhã:

- Historiando São Gonçalo. Neste sábado: Visita à Fazenda Santa Edwiges Visitas e palestras sobre o patrimônio cultural de São Gonçalo

- Troca de livros e Encontro de Leitura (Flamengo)

- Choro na Praça (Tijuca)

- I Exposição Nacional de Veículos Militares. (Copacabana)


Tarde:

- I Exposição Nacional de Veículos Militares. (Copacabana)

- Pianestival (Copacabana)


Noite:

- Galocantô. (Arpoador)


DOMINGO:


Manhã:

- Trilha do Morro da Babilônia (Leme)

- I Exposição Nacional de Veículos Militares. (Copacabana)

- 4º Carnaval das Culturas do Mundo 2009 (Copacabana)


Tarde:

- 13º Circuito das Artes do Jardim Botânico

- I Exposição Nacional de Veículos Militares. (Copacabana)

- Pianestival (Copacabana)

- Banda 107 Jazz (Copacabana)


Noite:

- Teatro de bonecos "Velhos". (Centro)

- Observação do Céu (Tijuca)






PASSE LONGE


Neste domingo , às 19h, tem show na Praia do Leme com Perlla, MC Léozinho, Grupo Disfarce, Buchecha, Dudu Nobre, Nosso Sentimento e os artistas do programa “A Fazenda”. Esta “entourage” toda pra comemorar a ida do Gugu Liberato pra TV Record.


Pra piorar a situação, o evento será apresentado pelo Wagner Montes. Sentiu o drama? (rss)





NOTÍCIAS INTERESSANTES



Pesquisa coloca Asus como a fabricante de computadores mais confiável


Em quem você confiaria para comprar seu computador? Se você se basear no relatório da Rescuecom, empresa norte-americana de manutenção de computadores, vai escolher a Asus.


O relatório é feito a partir de...


Leia a seção completa aqui




ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- 4º Carnaval das Culturas do Mundo 2009. Em Copacabana (sáb e dom)


Leia a seção completa aqui




DESTAQUES-MISCELÂNEA:


- Quiz (jogo de perguntas e respostas). No Lunático Café e Cultura (nesta 6a)


- Historiando São Gonçalo. Neste sábado: Visita à Fazenda Santa Edwiges Visitas e palestras sobre o patrimônio cultural de São Gonçalo. Saída: SESC São Gonçalo (sáb)


- Troca de livros e Encontro de Leitura. Na Estação das Letras (sáb)


- Castelo das Peças. No Sesc Copacabana (sáb)

Leia a seção completa aqui




ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Fãs de piano:

- Pianestival. No Forte de Copacabana (sáb e dom)


Andarilhos:

- Trilha do Morro da Babilônia, no Leme (dom)



Leia a seção completa aqui




INTERATIVIDADE:



Novos Seguidores:


A Cristina Deutsch é brasileira e mora na Alemanha (como você me descobriu, Cristina? Rsss) e também tem blog. Aliás...blogs (a Cristina também é autora de livros). Em um dos blogs, o Cantinho da Criança, tem um post interessante sobre uma escola dentro de uma caverna na China. Veja => aqui


Comentários:


- Hilda Armstrong, que escreve a deliciosa coluna sobre gastronomia & vida no site Bairro das Laranjeiras, comentou o post que escrevi na semana passada (É proibido fumar) e aproveita para indicar o filme “Fumando Espero”. E a Yumi, que é fumante, conta uma estória interessante que ela vivenciou.


Leia os comentários aqui




COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS




Antes e depois


Série de fotografias contrapõe passado e presente de paisagens urbanas.


O fotógrafo Jason Powell mantém no Flickr, site de compartilhamento de imagens. O que ele faz é pesquisar fotos antigas de paisagens urbanas, imprimí-las e registrá-las em sobreposição ao local original, mostrando o contraste entre o passado e o presente.


(...)


Para quem gostou da ideia e quer tentar fazer igual, o fotógrafo criou um grupo no Flickr para compartilhamento dos trabalhos.


Leia mais em:

http://msn.onne.com.br/decoracao/materia/10099/antes-e-depois



Lenço compactado


Compactado no formato de uma moeda, que depois de molhado, se transforma em lenço umedecido. Fácil de carregar e de ter sempre à mão. Feito de uma fibra 100% natural, é biodegradável.


Olha só que interessante:

http://www.cointissue.com.br



Tetos e paredes verdes oferecem conforto térmico e reduzem os impactos ambientais


RIO - Os ambientalistas buscam alternativas para diminuir os efeitos da poluição e ampliar as áreas verdes nos centros urbanos, mas as soluções sustentáveis podem estar ao alcance de muitos habitantes. O ecotelhado é uma opção estética que oferece conforto térmico e reduz os impactos ambientais. Tanto é que foi apresentado este ano um projeto de lei federal no Brasil que estimula a construção de telhados verdes em cidades com mais de 500 mil habitantes possibilitando a redução da taxa de IPTU. São Paulo também aderiu a medida de estímulo à construção de tetos ecológicos, ao exigir de novos condomínios com mais de três unidades agrupadas verticalmente a implantar um telhado verde. Outra alternativa que começa a ser adotada nas cidades é o jardim vertical em paredes externas das construções.


Leia mais em:

http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/mat/2009/08/27/tetos-paredes-verdes-oferecem-conforto-termico-reduzem-os-impactos-ambientais-767343193.asp


FONTE: O Globo




AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui


Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim:

vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br




2 comentários:

  1. A Barra era super tranquila e nunca tinha escutado um único tiro. Agora tem flanelinha, carro na calçada, malabaristas nos sinais e esta semana escutei às 2 da madrugada uma rajada de metralhadora.
    Será que o Rio está se mudando pra Barra?

    ResponderExcluir
  2. Amiga, concordo com você de que o carioca é um transgressor cheio de charme. Tenho a impressão de que mudanças (prá melhor) estão acontecendo lentamente em alguns lugares nesta Cidade Maravilhosa. Amém! Roseli.

    ResponderExcluir