11 setembro, 2009

Você lê?



Faz muito, muito tempo que eu não pego um livro para ler. Eu não sei vocês, mas já sou obrigada a ler tanta coisa todo dia – um verdadeiro oceano de informações – que fico desmotivada a ler um livro inteiro, de cabo a rabo.


Mas parece que o brasileiro tomou o gosto da leitura. Veja a Bienal. É um acontecimento. Todo mundo sai de lá com seu livrinho debaixo do braço. Se vai ler ou não é outra estória (sem trocadilho.rss). Mas não se pode negar que há uma pré-disposição para.


Pra mim a leitura é quase que...um ato de amor (Vixe...que coisa brega, meu Deus!). Mas é verdade: tem que ter até as preliminares (rss). Sentar numa poltrona confortável, num sofá ou até mesmo em uma rede - se a gente tem uma - e deixar-se levar para um universo totalmente paralelo, onde não existem celulares nem filho te chamando nem nada. Difícil, né?


Não há como...com o perdão da expressão...”dar uma rapidinha” com um livro. O negócio tem de ser demorado e não pode ser interrompido, senão perde a graça. ;o)


Mas...voltando ao hábito de leitura dos brasileiros: tá certo que os livros que mais vendem são aqueles de auto-ajuda ou de auto-ajuda disfarçados. Mas qualquer publicação que faça o sujeito encarar mais de 100 páginas com gosto, no meu modo de ver, já tem um mérito. O máximo que tenho conseguido é ler uma revista de vez em quando. E olhe lá!


No entanto, já me prometi (aquelas promessas de meio de ano. rss) que depois de ter aprendido a cozinhar, a plantar (já contei que este ano fiz salada com os tomatinhos-cerejas que plantei, né?), voltado a fazer (algum) exercício – me livrando da vida totalmente sedentária – uma das próximas metas é...ter um caso de amor com um livro! Nem que seja do Paulo Coelho. (Mas Deus é pai...ele não há de permitir tamanho sacrilégio.rsss).




PASSEIO ÀS LOJAS

TRAPICHE CARIOCA E MUNDO TEATRAL



Tanto este passeio às lojas quanto o do Morro da Conceição têm como objetivo levar vocês, cariocas, a conhecerem um outro lado do Rio de Janeiro que poucas pessoas conhecem. É o lado B do Rio. ;o)


Os passeios serão feitos na parte da manhã ou da tarde. Os dois passeios vão ser feitos no mesmo dia, sendo que em duas datas diferentes: uma durante a semana (pois a Fortaleza da Conceição, que está incluída no passeio ao Morro da Conceição, só abre durante a semana) e outro em um sábado.


Apesar de serem no mesmo dia, você pode escolher ir em apenas um deles. A escolha é sua. ;o)



As datas estão marcadas:


dia 14 de outubro (4ª feira) e 24 de outubro (sábado).



Então, vamos falar agora, um pouco mais sobre o passeio às lojas:


A loja Trapiche Carioca, sobre a qual já comentei aqui no blog, fica na antiga fábrica do Chocolate Bhering, no Santo Cristo. É um enorme galpão cheio de móveis e objetos coloridos que dão água na boca.


O Jorge Garcia, dono do lugar, é um aficcionado por estas coisas antigas e sai pelo país afora caçando pequenos tesouros como as malas da Panair ou como a mesa da foto mais abaixo, que é o móvel da entrada da loja. A mesa, que tem 200 anos, agrega dois tipos de madeira (jacarandá e olho vermelho) e servia, também, como...transporte! Veja só! Agora...transportar o quê ninguém sabe exatamente. Muamba, talvez? ;o)



Ah, é bom dizer que o Trapiche Carioca trabalha com customização, ou seja: você quer um móvel menor? Eles fazem. E o que é melhor: o preço também diminui. ;o)


Lá a gente também encontra malas de couro antigas, telefones de galalite, geladeiras antigas, baleiro, balanças, escotilha, lanterna de sinalização de navio, engradados de Coca, etc.


Da outra loja, o Mundo Teatral, eu falarei mais pra frente. Aguardem.



SEXTA:


Noite:

- In Vitro 99. Alunos, profissionais e técnicos brasileiros e europeus se reúnem para apresentação de circo moderno. (Centro)

- Casa de Laura O espetáculo de platéia itinerante (Ipanema)



SÁBADO:


Tarde:

- Cine Ciência. Filme + debate: “O Planeta Proibido”. (São Cristóvão)

- Bienal Internacional do Livro do Rio. (Recreio)

- Réquiem de Verdi. (Centro)


Noite:

- Beatles e outras bossas (Lapa)


DOMINGO:


Manhã:

- Domingo do Bem estar. Aulas de dança e massagens. (Ipanema)


Tarde:

- Expô Saint Étienne - Cidade do Design (Centro)

- Réquiem de Verdi. (Centro)


Noite:

- Bloco de Conga. (Santa Teresa)

- Peça “In on It”. (Gávea) (neste domingo a R$ 1)






NOTÍCIAS INTERESSANTES



Competição inusitada vai avaliar o trânsito e os meios de transporte do Rio


RIO - O trânsito caótico do Rio servirá de circuito para uma competição bastante inusitada, nesta quinta-feira. Trata-se da quarta edição do Desafio Intermodal, uma "corrida" de aproximadamente 15 quilômetros entre o centro e a zona sul, organizada pela ONG Transporte Ativo, que tem como objetivo avaliar a mobilidade das pessoas na cidade e criar um ranking que servirá de ferramenta para futuras políticas públicas de melhoria dos meios de transporte.



Leia a seção completa aqui




ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- Beatles e outras bossas Henrique Cazes (cavaquinho) No Rio Scenarium (nesta 6ª e sáb)


- Bienal Internacional do Livro do Rio. No Riocentro (até 20 de setembro)



Leia a seção completa aqui




DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- In Vitro 99. Alunos, profissionais e técnicos brasileiros e europeus se reúnem para apresentação de circo moderno. No terreno anexo à Estação Leopoldina (nesta 6a)


- Réquiem de Verdi. Na Candelária (sáb e dom)


- Domingo do Bem estar. Aulas de dança e massagens. No Instituto de Dança (dom)



Leia a seção completa aqui



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Para os aficcionados da Ficção Científica:


- Cine Ciência. Filme + debate: “O Planeta Proibido”. No Museu de Astronomia (sáb)



Leia a seção completa aqui



INTERATIVIDADE:



Anuncie seu trabalho / produto:


Há dois anúncios: um de cartões de visita, casamento, etc. e outro de um curso à distância na área de apresentações corporativas (este último da HELENITA FERNANDES). Veja os dois aqui => aqui (penúltimo e último anúncio da página)



Novos Seguidores:


Mais uma seguidora: a Fátima Ferreira (Oiêêê, Fátima!!!)




VÍDEO INTERESSANTE



Associação de Viciados em Mídias Sociais





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS



Você já ouviu falar de roupas com proteção solar?


Pois é: a UV Line fabrica camisetas, bermudas, chapéus e cangas com Fator de Proteção Solar.


Link:

http://www.uvline.com.br/uvline/index.html




Pamukkale


Pamukkale fica na Turquia. A grande atração é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de água e quedas d’água congeladas, que parecem feitas de neve, nuvem, algodão.


Tanto as cascatas como a água mudam de cor de acordo com a luz solar que as ilumina e o efeito é surpreendente.






AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui


Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


Um comentário:

  1. Vilma,

    Curto muito a sua Informação de 1ª a começar pelo sugestivo.

    E por falar, tive o privilégio em assistir, naturalmente por sua indicação, Nocilas Krassik, imagine que naquele dia 07 de setembro, 2ª feira ele comemorava 8 anos de chegada ao Brasil, o “rapaz” é demais e para completar o show outros músicos foram se “chegando” e o palco crescendo ...ao final tinha Bandolin, Flauta transversal, Rabeca e mais a flauta com Carlos Malta ... show histórico e diria o show mais caro que assisti e mais barato que paguei ! Valeu !

    ResponderExcluir