29 outubro, 2009

Fim do Mundo: 2012



Fiquei sabendo esta semana, por uns amigos, que existem boas chances de o mundo acabar em 2012. Há previsões inclusive científicas sobre o assunto. Se pensarmos que restam apenas dois anos até lá, veremos que sobra pouco tempo para aproveitar tudo que gostaríamos.


Certamente não dará tempo de assistirmos a Copa e muito menos as Olimpíadas. Aliás, vocês já receberam, por email, uma piadinha que andou circulando pela internet que sugeria que se a Copa do Mundo é em 2014 e as Olimpíadas em 2016, que tal se “enforcássemos” 2015? ;o)


De minha parte, sigo com aquele ditado que diz: “Eu quero mais é que o mundo se acabe em barranco, que é para eu morrer escoradoa”. Afinal, cada dia mais, acredito que deve se viver em função do presente. Claro que o futuro é importante e devemos, na medida do possível (e nunca do impossível), nos preparar para ele. Mas ele pode não chegar. E aí?


Acredito que quando você tem um sonho, seja lá qual for, e se dedica a ele de corpo e alma, está vivendo intensamente o seu presente. Presente em dois sentidos: o tempo de agora e a dádiva de ter algo à que se dedicar. O sonho de ter filhos e dedicar sua vida a eles; ou o sonho de dar a volta ao mundo; de ser padre; de integrar a equipe do Médico sem Fronteiras; de ter um trabalho gratificante; de viver de arte...Enfim, a lista é grande, mas o denominador é comum: a alegria, o joie de vivre, como dizem os franceses, de acordar todo dia sabendo que você não está só batendo ponto no relógio da vida.


Mas voltando ao fim do mundo...(rss): como o brasileiro é muito sacana, daqui a pouco vai ter gente vendendo ingresso para a Arca de Noé 2012. E...pelo sim, pelo não, vou tratar de garantir o meu. ;o)




Pessoal, abaixo envio o link para o POST SOBRE O 2º PASSEIO AO MORRO DA CONCEIÇÃO E LOJAS DO SANTO CRISTO , que foi realizado no sábado passado. Este passeio teve alguns atrativos diferentes do primeiro.


Confira:


http://informacaodeprimeira.blogspot.com/2009/10/fim-do-mundo-2012-cont.html





SEXTA:


Noite:

- Pocket Show - Leila Maria (Barra)



SÁBADO:


Manhã:

- Troca de livros e Encontro de Leitura (Flamengo)

- Choro na Praça (Tijuca)


Tarde:

- Viva Villa (Centro)


Noite:

- Projeto Coleções (Centro)


DOMINGO:


Manhã:

- Circuito Vênus Corrida para Mulheres (Aterro)

- (Re) Conhecendo o Centro do Rio a Pé (Centro)

- 10ª Procissão de Todos os Santos pela Paz (Centro)


Tarde:

- XIV Parada do Orgulho Glbt-Rio 2009 (Copacabana)


Noite:

- Baile de Tango (Cosme Velho) (ver detalhes no site Bairro das Laranjeiras)





NOTÍCIAS INTERESSANTES



Projeto Porto Maravilha


Os governos federal, estadual e municipal estão juntos no projeto Porto Maravilha, que vai revitalizar toda a zona portuária do Rio.



Leia a notícia completa aqui




ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- “Dussek de Quinta”. No Teatro Rival Petrobras. (5ª feira)



Leia a seção completa aqui




DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- Circuito Vênus Corrida para Mulheres. Largada/Chegada: Marina da Glória (dom)


- (Re) Conhecendo o Centro do Rio a Pé. Ponto de Encontro: Adro do Mosteiro de São Bento (dom)



Leia a seção completa aqui



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Tribo dos jornalistas-cabeça:


- Jornalismo Literário. Tema desta 4ª feira: “A Mídia em questão” Convidados de hoje: Luis Nassif e Sebastião Neri. No CCBB (4ª feira)



Leia a seção completa aqui



INTERATIVIDADE:



Anuncie seu trabalho / produto:


Pelas fotos do anúncio da Casa da Colina (é o último anúncio da página que abre), da Leila, dá vontade de ir correndo pra lá (rsss).



Comentários:


- Depois de ler um post antigo meu sobre o Aterro e o Santos Dumont , a Dôra faz uma sugestão interessante. Já anotei a tua sugestão, Dôra. Valeu! ;o)


- Pelos comentários do Rafael Soares, da Maria Alice Miller (que estiveram no primeiro passeio do blog) ,da Dôra Chaves e da Rita Lanari sobre o passeio ao Morro da Conceição e Santo Cristo, percebo como as pessoas têm interesse em ver a cidade sob ângulos ainda inexplorados.




SITES / BLOGS INTERESSANTES



Caminhos da América


Vou dar uma de nepotismo e indicar o blog de um parente (rsss). Mas o cara é bom, acreditem. Trata-se do Ivan Goulart, meu primo, um cara cheio de energia e aventureiro toda vida. O seu blog, o Caminhos da América, narra as suas viagens pelas Américas, principalmente a América Latina. Ele dá várias dicas de lugares, rotas, onde ficar etc. Vivo dizendo que quero ser como ele quando eu crescer (rss).


Anota aí o endereço:

http://www.caminhosamerica.blogspot.com




Literatura e Rio de Janeiro


http://literaturaeriodejaneiro.blogspot.com


Um blog para quem “ama o Rio de Janeiro, seus encantos, história, literatura e arte”. Vai para o favoritos aqui do INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA


(Este blog me foi indicado pelo pintor Dallier, cujo atelier visitamos sábado passado, durante o segundo passeio promovido pelo blog ao Morro da Conceição)




Assistência Jurídica Comunitária


www.direitopontocom.blogspot.com


Este blog é da amiga Denise Braune, advogada, que cata as “informações de primeira” da área jurídica que são de interesse do cidadão comum. E outra: ela presta assessoria jurídica gratuita para aqueles que não têm condições de pagar. Super útil! Vai para o favoritos daqui também.





VÍDEOS INTERESSANTES



Escada Piano


(me foi enviado por Carmem Pessoa)


A ação, feita em conjunto pela agência de publicidade DDB e pela Volkswagen, foi implantada em um metrô de Estocolmo, na Suécia.


Imagine que você está descendo as escadas do metrô, como faz habitualmente todos os dias, e começa a ouvir sons de piano, tocados em ritmo que vai de acordo com os seu passos. Essa foi a proposta da agência de publicidade DDB em uma parceria com a Volkswagen.


As duas empresas se reuniram para criarem um experimento chamado, Fun Theory (algo como "teoria divertida", em inglês), uma tentativa bem ambiciosa de tentar mudar os hábitos sedentários dos moradores da capital da Suécia, Estocolmo.


Para isso, transformaram as escadas de uma estação de metrô em um piano, o que aumentou surpreendentemente o uso das escadas em 66%. O resultado você confere no vídeo.


A Carmem pergunta: “Será que o piano funcionaria durante um dia inteiro na Central???”


(clique no vídeo abaixo)




Conexões Urbanas


Outro vídeo interessante é do programa “Conexões Urbanas”, que passa no Multishow. Na nova temporada, o apresentador José Júnior, do Afroreggae, procura investigar a realidade da violência urbana do Rio de Janeiro, convivendo no dia a dia com policiais e bandidos.


Sexta-feira, às 23h.


(clique no vídeo abaixo)






COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS




Para quem não tá nem aí pra idade


O evento Feliz Idade em Laranjeiras foi pensado para aquela galera que não encuca com problemas de idade. Vai ter debate sobre atividades físicas, oficina de presentes criativos, quiz (jogo de perguntas e respostas com prêmios) e...baile, é claro! ;o)


O local do evento é o Kreatori, uma agradabilíssima casa colonial em Laranjeiras, que tem um café-bistrô super aconchegante.


Portanto, se você já passou de uma certa idade, mas não tá nem aí pra ela, fica dada a dica.


O Feliz Idade Laranjeiras acontece no dia 7 de novembro (sábado que vem).


Para maiores detalhes, acesse:

http://www.tecnologiaoutonal.com.br/eventos




Associação Brasileira de Degustadores de Queijo


Você sabia da existência desta associação? Nem eu. Foi uma grata surpresa saber disso, afinal...quem não gosta de queijo? Seja branco, amarelo, com sal, sem sal, camembert, gruyère, roquefort, enfim, nada como um queijinho para acompanhar a prosa com os amigos. Se for acompanhado de vinho, então...hum!!! ;o)


Pois bem, esta associação ainda tem um valor agregado: a sua localização. Ela fica na Ilha da Gigóia, na Barra. Abaixo vai o link do blog do Marco Falcone, um connaisseur de cervejas, que visitou o local e saiu maravilhado:


http://culturacervejeira.blogspot.com/2009/10/visita-abdq-associacao-brasileira-dos.html



E abaixo, o link para quem quiser conhecer mais um pouco do que faz a Associação: http://www.abdq.org.br



Esportes para deficientes


Socorro e outras cidades do interior paulista investem em acessibilidade para portadores de necessidades especiais praticarem esportes de aventura


(...)


Em parceria com o Ministério do Turismo, a cidade de Socorro, no interior paulista, está com o projeto Socorro Acessível, que visa adequar acessos e atividades da cidade, além de estabelecimentos comerciais e a rede hoteleira. Em dois anos de projeto, foram investidos quase R$ 2 milhões em obras de infraestrutura turística, cursos de atendimento a turistas portadores de deficiência, além de adaptações e equipamentos especiais.


Leia a matéria completa em:

http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Passeios/Noticia/Todos_podem.aspx?id=58111


FONTE: site Guia da Semana



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br





4 comentários:

  1. POis é, Vilma, tem até um filme recém lançado chamado 2012.
    Essa história do mundo acabar já está fora de moda, sabe? Lembra de quando a "Mãe" Diná falou que o mundo ia acabar? Se acabou, então todos nós vivemos no purgatório com toda essa violência que nos cerca..rs :P
    Enfim, muita baboseira. Como você mesma disse, mais vale aproveitar o presente. Viva o hoje porque o futuro é ilusão.
    bjS

    ResponderExcluir
  2. Oi Vilma,

    Esse boato de o mundo iria acabar, já disseram isso em 2002, e já faz 9 anos que estamos vivendo....hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vilma.

    Pelo que consta, acabaria no dia 21 de dezembro de 2012. Mais ou menos nesta época, um meteoro do tamanho da ilha de Manhatan passaria muito próximo à terra. Muito mesmo. O meteoro tem uma revolução que cruza com a rota de translação da Terra em torno do sol.

    O calendário Maia, que é mais preciso do que o nosso em alguns segundos por ano, previu o fim dos tempos exatamente nesse dia. O que é curioso é que o imenso bólido desloca-se a uma velocidade fantástica numa órbita excêntrica e passou muito perto da terra há menos de 15 anos atrás. Ele passou tão perto e sua aparição foi tão súbita que os astrônomos mal tiveram tempo de fotografar. Aquele pequeno grão de areia, consideradas as dimensões do planeta Terra, apareceu num tamanho desconfortável para os telescópios da Terra.

    Chegou-se a noticiar que, pela forma com que ele se desloca pelo universo (ele não é uma massa esférica, mas um bloco de rocha compacto e de forma oblongada), o meteoro chocar-se-ia com a Terra na sua próxima passagem, no fim de 2012.

    Só que se percebeu que o fino que ele tirou da Terra foi tão grande que a gravidade do planeta chegou a alterar a rota do corpo celestial e ninguém mais sabe prever por onde ele passar em 2012.

    Não sei quanto à você, mas ando pensando em comprar uma Harley para passear um pouco nos próximos anos. O que você acha? ;c)

    Beijo

    Marcus

    ResponderExcluir
  4. Oi Vilma,

    Nos anos 80,escutava as pessoas falarem que o ano ia acabar no ano 2000. Eu ficava fazendo as contas de quanto tempo eu teria pra fazer tudo o que eu gostaria. Com isso,a pressa de viver;de correr atraz sei la do que; afinal, eu era apenas uma pre-adolescente.
    O ano 2000 passou. Eu vi muitas destruicoes, vi guerra, terrorismo, pobreza,corrupcao,perda de valores morais, violencia...E continuo vendo.
    Concordo com a ideia de viver o presente. Claro que, isso nao significa ser inconsequente. Crentices, boatos, verdade ou nao; podiamos todos acreditar; mesmo que por um curto tempo; nas previsoes do calendario Maia ou em qualquer outra profecia que estivesse prevendo o final do mundo em 2012 desde que isso fizesse com que as pessoas se tornassem mais amaveis, sinceras,menos egoistas e oportunistas.
    Quem sabe acreditando que logo tudo ira terminar; as guerras possam acabar, a pobreza e a violencia possam ao menos diminuir e o amor pelo planeta possa nascer no coracao de cada ser humano.
    Enquanto 2014 nao chega, vale cada um fazer a sua parte, vivendo o momento com mais consciencia, respeito , alegria...
    "Pulando Marolas" e espalhando amor.
    O filme 2012 ira estreiar nos EUA dia 13 de novembro. SEXTA-FEIRA 13...rsrsrs...Para uns isso pode dizer algo mais...
    Eu ja reservei o meu ingresso. A fotografia e as cenas de acao prometem.

    Acabei lendo tudo, comentando...
    Valeu pelo comentario da Casa.
    Bj. grande e uma otima semana pra voce.

    ResponderExcluir