04 novembro, 2009

Fui ver Michael



“This is it”. E no dia seguinte me deu uma vontade louca de dançar. Porque é impossível ver o filme e não ter vontade de chegar em casa, ouvir todas as músicas dele e dançar até dizer já chega. Tudo bem, eu admito: sou fã de carteirinha. (rss) E só isso mesmo pra me fazer entrar num cinema novamente.


Desde “Marley e Eu”, filme ao qual só assisti porque adoro labradores (o filme conta a história de Marley, um labrador, e seus donos) eu não ia ao cinema. Atribuo estes longos jejuns cinematográficos ao fato de ter visto muitos filmes na vida e dos mais variados tipos – iranianos, franceses, musicais, cinema noir etc etc etc . Aos poucos comecei a achar tudo meio “deja vù”, sabe como?


Mas ver filmes ainda é um dos meus programas preferidos...na tevê (rsss). Para ir ao cinema realmente tenho de ter um motivo muito forte. E MJ era “O” motivo.


A sensação que se tem ao ver os ensaios – o filme é um registro dos ensaios que Michael Jackson estava fazendo para a sua volta em Londres, onde encerraria, de vez, a sua carreira - é que eles não investiram milhões neste show, mas...bilhões, tal a grandiosidade da produção. Se aquele era o show que ele ia fazer...UAUUU...eu queria estar lá pra ver! Para se ter uma ideia, eles criaram novos videoclips apenas para o retorno do astro, como a nova versão de Thriller. Sabe lá o que é isso?


Mas o que mais me chamou a atenção em todo o filme foi o altíssimo nível profissional do cara, que, de fato, era um artista completo: sabia cantar, dançar, compor e ainda entendia de todas as marcações de um show. Sem falar dos videoclips. Pelo depoimento de alguns membros da banda, você percebe que este tipo de talento é raro no show business.


(veja um trecho do filme abaixo)



Um trecho do filme, em especial, me tocou : os depoimentos dos jovens bailarinos que conseguiram passar nos testes, falando sobre o significado de dançar ao lado de uma pessoa de quem não só eles, mas também seus pais eram fãs.


(Depois de comentar o filme com algumas amigas, uma delas, a Valéria, me disse que o crítico de cinema Arnaldo Bloch, do Globo, passou a admirar MJ depois de assistir a "This is it". Para quem também não era fã e quer entender o que fez o Arnaldo mudar de ideia, basta clicar aqui).


Na boa...na minha humilde opinião, só três artistas ficam pra história da pop rock: Elvis, Beatles e Michael Jackson. Como os Beatles acabaram e Elvis e MJ morreram, realmente é o fim de uma era em que os artistas viravam lenda. Hoje eles mal conseguem manter suas carreiras por uma década, que dirá por várias.


Em “This is it”, Michael se mostra extremamente preocupado com o planeta e diz à sua equipe que restam apenas quatro anos para revertermos o mal que fizemos à Terra. Fiquei na dúvida se ele estava se referindo a 2012. Será que ele volta daqui a quatro anos pra esclarecer? (rsss)



Por falar nisso, vai estrear um filme com este título (“2012”), cujo tema, obviamente, é a previsão do cataclisma. Veja o trailler abaixo:




Mas para contrabalançar o clima sombrio destas previsões catastróficas, devemos lembrar que somos brasileiros e rimos das nossas piores desgraças. Por isso, encerro este texto com a música “E o mundo não se acabou”, de Assis Valente. A cantora é a Rita Ribeiro:




SEXTA:


Tarde:

- Expô Christo Redemptor (Centro)


Noite:

- Suburblues (Centro)

- III Festival Afro / Show Carlos Malta & Pife Muderno (Tijuca)

- Cultura Afro Kizomba (Lapa)

- Jazz Night (Catete)



SÁBADO:


Tarde:

- Exposição Glaziou e os jardins sinuosos (Jd. Botânico)

- 17ª Edição do Paixão de Ler. (em vários lugares)

- Projeto Cultural Vargem Arte. (Vargem Pequena)

- III Festival Afro / Oficina de Dança Afro (Tijuca)


Noite:

- Tangolomango – 7º Festival da Diversidade Cultural. (Lapa)

- III Festival Afro / Show de Leny Andrade (Tijuca)

- Show dos Paralamas do Sucesso, Marcelo D2 e Maria Gadú. (Lapa)


DOMINGO:


Manhã:

- Mostra ‘’Playmobil – 35 anos, o sucesso de um sorriso” (São Cristóvão)


Tarde:

- III Festival Afro / Oficinas de culinária com Tia Surica voz e tambor e jongo (Tijuca)

- 17ª Edição do Paixão de Ler. (em vários lugares)

- Espiritualidade na Tela - Debate sobre filmes. Filme de hoje: “A Partida (Laranjeiras)


Noite:

- III Festival Afro / Shows de Gerson King Combo & Supergrove e BNegão (Tijuca)

- Suvaco de Cristo e 2a Corrida Claro Rio em Movimento (Lagoa)

- Pitada (Praia Vermelha)





NOTÍCIAS INTERESSANTES



- Niterói comemora 436 anos com programação intensa



Leia a seção completa aqui





ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- Tangolomango – 7º Festival da Diversidade Cultural. No Circo Voador (sáb)

- Loucos Por Música. No Canecão (3a)

- Festival Villa-Lobos / Espetáculo “Navegando com Villa-Lobos – Sambas e Choros”. Com Monarco, Nilze Carvalho, Zé da Velha, Silvério Pontes, Paulo Sérgio Santos, Joel Nascimento e Grupo Samba de Fato.. No Teatro Carlos Gomes (4ª)


Leia a seção completa aqui




DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- Viradão Esportivo. Vários lugares (sáb e dom)

- Exposição Glaziou e os jardins sinuosos. No Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico (até 15 de janeiro)

- Playmobil – 35 anos, o sucesso de um sorriso. No Museu Militar Conde de Linhares (até 22 de novembro)


Leia a seção completa aqui




ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Amantes do blues e jazz:


- Suburblues. No Centro Cultural Light (nesta 6ª)

- Jazz Night. No The Maze (nesta 6ª)



Para os fãs de Woody Allen:


- A Elegância de Woody Allen. A mostra exibe todos seus 40 filmes. No CCBB (até 29 de novembro).


Leia a seção completa aqui



INTERATIVIDADE:



Anuncie seu trabalho / produto:


- A Norma tá anunciando...brownies! (hummm!). E...molhadinhos! (hummm duas vezes!). Veja aqui o anúncio dela (tá no final da página que abrir)



Dicas de lugares e programações no Rio (leitores):


- Tá chegando o Natal e a mulherada não resiste a um bazar A Nádia indica um para este domingo Veja aqui (é o último anúncio da página que abrir)


Comentários:


- Legal os comentários da Cláudia, Alzira e Marcus Tadeu Daniel sobre o post "Fim do Mundo: 2012"




SITES / BLOGS INTERESSANTES



Vovó viu o OVNI


Este é um blog em que a escritora, poeta e fotógrafa Glória Horta descreve para sua neta tudo que já existiu e existe, deixando registrado, como se fosse um diário, todas as coisas que podem não existir mais quando a menina for adulta.


Mas este é apenas um dos...NOVE blogs que Glória mantém! Eu a conheci rapidamente em uma oficina de reciclagem criativa da qual participei no Centro Cultural da Justiça Federal, onde ela coordena o setor educativo.


Endereço do blog Vovó viu o OVNI: http://vovoviuoovni.zip.net/index.html


Site da Glória: http://www.gloriahorta.net




Help Saúde


Trata-se de um site de serviços ligados à saúde. Por enquanto o site funciona principalmente como um site de busca de médicos e dentistas, onde estes podem se cadastrar e atualizar suas informações.


O usuário pode encontrar o profissional que precisa pela especialidade, pelo local onde atende, pelo nome, plano de saúde e mais.


Exemplo: se você mora no Rio e procura um clínico geral, basta digitar no campo de busca “Rio de Janeiro, Clínico Geral”.


Link: http://www.helpsaude.com





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS




Um restaurante que funciona dentro de uma prisão de segurança máxima



Clique no vídeo abaixo





Memória da cidade


A foto mostra a cantora Angela Maria em conversa com um fã nos estúdios da Rádio Nacional. Na época, ela estava no auge, após ganhar o prestigiado concurso Rainha do Rádio de 1954 com votação recorde. Angela era presença constante nas páginas da Revista do Rádio, criada pelo jornalista Anselmo Domingos em 1948 e uma das mais populares do Brasil até o início da década de 60. A publicação, que circulou até 1970, tem sua trajetória recuperada por um grupo de alunos da Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), que criou o blogdarevistadoradio.blogspot.com. Ao acessá-lo, o internauta encontra imagens e reportagens das edições originais, além de depoimentos de quem vivenciou a era de ouro das transmissões radiofônicas no país.


FONTE: Veja Rio




Ancien Battle Society


A dupla da foto faz parte de uma irmandade que procura reviver o período Grego, Phrygio (Frígio) e Persa de 600 a 400 A.C, com foco nas batalhas de época.


As competições esportivas dividem-se em quatro modalidades : a corrida de "Hoplitai", o lançamento de disco e de javelino, o PANKRASOS (um tipo de luta completa) e os duelos de corpo a corpo.


Esta galera se reúne todos os sábados, às 14h30, ao lado dos pedalinhos da Lagoa.


Visite o site deles:

http://www.ancientbattlessociety.com




Clube do Livro com Milton Hatoum


Uma conversa de algumas semanas sobre um livro escolhido pelo público. É assim o Clube do Livro, conduzido pelo escritor Milton Hatoum na rede social O Livreiro. Três livros são colocados em votação e um é contemplado para ser "vítima" de uma leitura minunciosa, com participação de quem quiser. Basta ser cadastrado no site.


(...)


Cada semana é dedicada a um tema e Milton propõe as questões. O pessoal vai debatendo e depois ele volta para comentar as observações feitas pelos participantes.


Leia o post completo em:

http://www.overmundo.com.br/agenda/clube-do-livro-com-milton-hatoum


FONTE: Site Overmundo




Fã de poesia?


Conhece o Corujão da Poesia? Não. Então está perdendo tempo, meu chapa / minha chapa. No badalar da meia-noite, um público de notívagos ruma direto para a Livraria Letras & Expressões do Leblon para degustar bons momentos de pura poesia, intercalado, muitas vezes, com música.


Para quem não é tão notívago assim, mas gosta de ouvir ou declamar versos, a dica é o Corujinha, que acontece na Barra e também em Niterói.


Faz um tempo conheci a Leila Oli, figura divertidíssima que é veterana destes encontros.


Vocês podem encontrá-la por lá, assim como também o Jorge Ben, que é fã do Corujão.



Corujão Leblon


Tradicional Corujão da Poesia
Todas as terças-feiras
a partir de 00h
Na Livraria Letras & Expressões Leblon
Rua Ataulfo de Paiva, 1292
Entrada franca.
Mesmo com feriados ou quaisquer outros eventos na cidade a programação é mantida.


Corujão Barra

O evento é quinzenal.
Na Livraria DiVersos
Avenida Érico Veríssimo, 843, Jardim Oceânico,
Barra da Tijuca (ao lado do Balada Mix)
A partir das 20h.
Entrada franca.


Corujão Niterói

O evento é quinzenal.
No Bar G3
Rua Cinco de Julho, Icaraí, Niterói.
A partir de 20h30.
Entrada franca.


Site: http://corujaodapoesiaedamusica.blogspot.com




AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


Um comentário:

  1. Oi Vilma!
    This Is It!
    Assisti na ultima sexta-Feira. Sai do cinema com uma ideia ainda mais positiva do Cantor/Dancarino/Compositor Michael Jackson.
    Conforme a Vilma escreveu, o nivel de profissionalismo do artista mostrado durante o Documentario foi mesmo de alto nivel. Esse lado eu sinceramente nao conhecia.
    Penso que assisti um Filme,um Documentario e um show ao mesmo tempo. Coreografias maravilhosas, sucessos de ontem e hoje do cantor e uma bela mostra do carinho e respeito dos bailarinos e de toda producao em relacao ao artista.
    A preocupacao dele com o meio ambiente e a cena do trator foi de arrazar.
    Pra mim foi na realidade mais um documentario musical do tipo nota 10.
    Valeu a pena!

    ResponderExcluir