20 agosto, 2010

O teatro é do povo


Neste final de semana tem uma novidade na cena teatral carioca. A Festa do Teatro vai distribuir 12 mil ingressos para 48 peças que poderão ser assistidas a partir de 2ª feira até o próximo domingo. Tudo para democratizar o acesso do público ao teatro.

Vamos combinar que precisa mesmo, pois com os preços cobrados pelas boas peças em cartaz dá para almoçar e jantar em um restaurante bem razoável. Mas...longe de mim desmerecer o trabalho dos atores, produtores, cenógrafos, figurinistas e toda a trupe que se esforça para colocar no palco os espetáculos, mas o fato é que teatro ficou muito caro. Aliás, cinema também não é mais uma diversão exatamente barata. Mas o teatro realmente se transformou num entretenimento para poucos.

Durante a minha vida eu fui pouco ao teatro e de uns tempos pra cá ando querendo “tirar o atraso”. Mas fica meio difícil quando me deparo com preços tipo 60, 80 reais - cobrados, naturalmente, por aquelas peças que, em tese, seriam as melhores, seja por terem bons atores, bons diretores ou uma combinação dos dois.

Os preços também ficaram meio elitizados na área de música. Shows pelos quais antes se pagava 20, 25, agora custam 40, 50, quando não 60, 70 e até 80 reais. Isso para músico brasileiro, que vira e mexe, toca em algum lugar. Mas dependendo do lugar, o valor do ingresso atinge estas quantias.

Tudo bem que se é alguém de quem você é muito fã, vale a pena (se você tiver condições de pagar, é claro), mas se quer assistir o show só pra se divertir um pouco, ouvir uma ou outra música bacana, convenhamos que precisa estar muito a fim de se divertir em um show.

Com o entretenimento ficando meio longe das possibilidades reais de boa parte da classe média, só nos resta recorrer aos programas grátis ou aqueles que cobram um preço mais acessível. E, acreditem, existem vários...ainda bem. ;o)

Os centros culturais floresceram na cidade talvez por oferecer entretenimento de qualidade a um custo razoável. Por isso sempre são minha primeira opção: o CCBB e o Centro Cultural da Justiça Federal costumam oferecer boas atrações. Também é interessante ficar de olho nas temporadas populares do João Caetano ou nos espetáculos e peças do Espaço Sesc, em Copacabana. Algumas igrejas e museus abrigam espetáculos de música, seja música clássica como é o caso da Candelária ou mais popular como o Museu Villa-Lobos.

Há cerca de um mês e pouco tive a oportunidade de assistir, durante uma tarde no meio da semana, o trio formado pelos excepcionais José Staeneck (harmônica, mais conhecida como...gaita. rss) e o Duo Santoro (violoncelo). Isso em plena Biblioteca de Botafogo, para um plateia que não chegava a dez pessoas. Na verdade, a ideia do concerto era ser didático e neste dia havia a promessa da visita de alunos de uma escola pública. Como eles não puderam comparecer o resultado foi praticamente um concerto particular para nós, os felizardos que estávamos lá.  Poder assistir a músicos deste quilate...e de graça é dose dupla de felicidade. ;o)

O Rio tem isso de bom: sempre tem coisa pra se fazer, quando não de graça...quase. Só para vocês terem uma noção, todas os destaques que estão na página principal deste blog listados no sábado à tarde e no domingo (manhã e tarde) são gratuitos ou muito baratos.

Por estas e outras é que acho o Rio imbatível na categoria entretenimento acessível, ainda que as casas de espetáculos e cinemas só tenham feito subir os preços de seus ingressos na última década.  

Sem querer falar bem de político nenhum, mas tiro o chapéu para iniciativas que visam tornar a cultura e o entretenimento mais próximos do cidadão comum, como o projeto Carioquinha, por exemplo, que durante determinados períodos do ano permite ao carioca fazer passeios ou conhecer lugares a preços bem mais em conta. Outro bom exemplo é o Viradão Cultural, que durante 24 horas oferece vários shows e atrações gratuitos à população.

A Festa do Teatro, pelo que eu saiba, é uma iniciativa inédita e se eu der a sorte de chegar na fila a tempo de conseguir ingresso para as peças que quero ver, depois conto pra vocês se valeu a pena, tá? ;o))


Um comentário:

  1. EU CONCORDO COM VOCE.
    PRECISAMOS FAZER UM MOVIMENTO POR MAIS TEMPORADAS POPULARES !

    ResponderExcluir