10 dezembro, 2010

Redescobrindo a cidade



Algum de vocês passou ultimamente pelo Jardim de Alá, no Leblon? O lugar está irreconhecível...de bonito! Mal lembra aquela “terra de ninguém” que costumava ser. Fazia muito tempo que eu não passava por lá e a diferença do antigo para o novo Jardim de Alá é grande, especialmente a parte que fica entre a Rua Visconde de Pirajá e a Lagoa. No momento algumas das obras do Festival de Presépios estão expostas nos jardins, deixando o local ainda mais encantador.

Fotolog Saudades do Rio - Luiz D´
Consta nos registros virtuais da internet que em mil novecentos e lá vai fumaça as crianças andavam de charrete e bode pelas alamedas do Jardim e os adultos passeavam de barquinho pelo canal (as fotos ao lado e abaixo comprovam que este oásis de fato existiu). 

Fonte: Blog É o Rio que mora no mar
Naquele tempo, obviamente, o canal era limpo e os remos não precisavam desviar de garrafas pet boiando pelo caminho. Dizem que a prefeitura chegou a comprar duas gôndolas (isso nos anos 50) para deslizar sobre as águas do canal, mas infelizmente as embarcações nunca foram usadas. 


Neste mês de dezembro algumas atrações culturais estão previstas para o local. Semana passada músicos do porte de João Carlos Assis Brasil (piano) e do Duo Santoro (violoncelos) se apresentaram por lá e neste final de semana é a vez do coral Madrigal do Leme (sábado à noite) e do popular bloco Gigantes da Lira, com o seu Auto de Natal (domingo à tarde).

Taí uma boa chance de redescobrir este lugar.


Morro da Conceição

Pedra do Sal
Outro canto que merece uma visita é o Morro da Conceição. Neste final de semana os artistas plásticos que vivem ou trabalham na região abrem as portas de seus ateliês para o público durante o “Morro da Conceição de Portas Abertas”. Além de ter a oportunidade de conhecer o casario antigo, os becos, vielas e a escadaria esculpida na Pedra do Sal, os visitantes também poderão entrar na Fortaleza da Conceição e no Observatório do Valongo.

O blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA realizou dois passeios ao local no ano passado e o relato destes passeios podem ser lidos aqui. O site do evento é http://www.projetomaua.com.br  Através dele é possível acessar mais informações sobre o que vai acontecer neste sábado e domingo.

Com certeza vale a pena a visita, pois trata-se de um cantinho do Rio que ficou parado no tempo e tem um charme todo particular.

É isso, meu povo. O Rio é, sim, uma cidade maravilhosa, e conhecê-la – ou reconhecê-la – é tarefa das mais prazeirosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário