25 setembro, 2009

Além do próprio umbigo


Já perceberam o tanto de coisa que a gente quer no dia a dia? O fato de não alcançar nem um décimo delas tem nos deixado pra lá de frustrados. Parece que aumenta o número de coisas que temos de desejar: sucesso, casa própria, carro, ser bem informado, conseguir colocar o filho nos melhores colégios, viajar nas férias, ter um corpo legal, ter vários amigos no Facebook e no Orkut, seguidores no Twitter, ter conteúdo para fazer bonito nas rodas de amigos, etc, etc, etc.


Temos que nos adaptar a um padrão X que aprendemos desde o primeiro dia de vida. Achamos tudo normal, como se esta correria pela vida fosse o único caminho a seguir.


Eu não acho nada disso normal. Mas durante um bom tempo achei. Só depois de perceber que ninguém se torna um ser humano feliz nem melhor com tudo isso é que a minha “ficha caiu”.


Por estas e outras é que tenho ficado agradavelmente surpresa ao me deparar com ações e pessoas que saem do lugar comum.


Nas minhas caminhadas matinais com o grupo “Mexa-se”, aqui de Laranjeiras, venho observando melhor o bairro e visto, espalhadas pelas ruas, várias orquídeas nascendo em troncos de árvores. São pessoas que se dão ao (maravilhoso) trabalho de, cuidadosamente, plantar beleza em troncos de árvores.


Só depois de andar pelo bairro com mais atenção é que me dei conta destes pequenos tesouros que certamente passam “batido” para os mais apressados. Uma pena.


A minha admirável amiga Isabel Vidal, do site Bairro das Laranjeiras, uma divulgadora incansável das coisas do bairro, é outra que não pensa duas vezes quando o assunto é fazer uma boa ação: além de organizar anualmente o Café Solidário, evento em que se oferece um café da manhã regado a música a todos os que forem doar sangue para o Hospital de Cardiologia, ela está sempre disposta a cooperar com quem precisa.


Outro dia ela soube que algumas instituições estavam precisando de leite em pó e outros mantimentos e não teve dúvida: usou o seu site para mobilizar pessoas e no prazo recorde de uma semana conseguiu arrecadar 86 latas de leite em pó, 87 itens em alimentos não-perecíveis e várias sacolas de roupas para esta campanha, que ela batizou de “Fazer o bem sem olhar a quem”.


Mas, às vezes, dedicar tempo a deixar um amigo feliz já é algo fora do padrão. A Yumi é um exemplo. Mesmo vivendo há muitos anos no Brasil, ela, que é japonesa, tem amigos no país de origem. E, certa vez, pensando em que presente poderia enviar para uma de suas amigas que moram lá, teve uma idéia: resolveu mandar-lhe um uma caixa repleta de objetos que só existem aqui.


A amiga amou o presente! E no aniversário da Yumi decidiu retribuir da mesma forma, enviando-lhe uma caixa com coisas que só existem no Japão. Resultado: a iniciativa virou um hábito que as duas mantêm até hoje. E que requer imaginação e tempo, pois trata-se de pensar em algo que terá um significado especial para o outro.


São iniciativas como estas - em prol do meio ambiente, do próximo ou mesmo de um amigo – que me fazem ter certeza que realização pessoal não tem nada a ver com o que nos ensinaram. Pelo contrário: ela está intrinsecamente ligada com as pequenas ações cotidianas que nos conectam com algo além do nosso próprio umbigo.




PASSEIO AO MORRO DA CONCEIÇÃO / LOJAS NO SANTO CRISTO



Sempre fui uma apaixonada pelo Rio e seus milhares de cantinhos preciosos. Curiosa que sou, acabei descobrindo vários lugares meio que escondidos da balbúrdia nossa de cada dia. E compartilhar estes lugares com os outros para mim é uma dádiva. Daí a idéia de promover, através do blog, alguns passeios por estes lugares meio que desconhecidos de boa parte dos cariocas.


Este passeio ao Morro da Conceição e Santo Cristo, que eu espero ser o primeiro de vários, começou a render frutos. Algumas pessoas já confirmaram presença e tanto eles quanto eu estamos bem animados. ;o)


Para complementar as informações que eu venho dando desde o início do mês, falo um pouco, abaixo, de uma das duas lojas que estão incluídas em um dos turnos do passeio, a Mundo Teatral.


Trata-se de uma loja centenária, conhecida por ser o paraíso dos produtores de teatro, uma vez que lá é possível encontrar os mais variados tipos de figurinos e objetos de cena. Para se ter uma idéia: O trono, coroa e cetro do concurso MISS BRASIL, até a década de 70, sempre pertenceram ao acervo. Martha Rocha, Yeda Maria Vargas e Vera Fisher utilizaram essas peças, existindo, inclusive, um registro fotográfico no Almanaque da TV e outros.


Relembrando, então, qual será o itinerário do passeio e suas datas


(Importante: em qualquer um dos dias os interessados podem fazer todo o percurso ou escolher apenas um dos trajetos: o Morro da Conceição ou as lojas do Santo Cristo. Ou ainda: fazer uma parte do passeio em um dia e a outra na data seguinte)


Dia 14 de outubro (4ª feira):


MANHÃ:

- Praça Mauá / Morro da Conceição & Fortaleza / almoço


TARDE:

- Santo Cristo (onde ficam as lojas)


Observação:

Para este passeio do dia 14 é preciso confirmar presença ATÉ O DIA 6 DE OUTUBRO, pois é necessário pedir autorização com antecedência para a visita à Fortaleza da Conceição.



Dia 24 de outubro (sábado)


MANHÃ:

- Santo Cristo (onde ficam as lojas) / almoço


TARDE:

- Praça Mauá / Morro da Conceição


Observação:

Este passeio não inclui a visita à Fortaleza da Conceição, pois esta só abre durante a semana.



Os passeios são GRÁTIS !!!


O único custo será o transporte a ser rateado pelo número de participantes (já entrei em contato com uma cooperativa de táxi que irá nos atender). Para dar uma idéia, a corrida Pça Mauá / Santo Cristo sai por R$ 20 (ida e volta), o que, dependendo do número de ocupantes do táxi, pode sair por míseros R$ 5 para cada um.


MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O PASSEIO ESTÃO NO ALTO, À DIREITA DESTA TELA. OU CLIQUE => AQUI




SEXTA:


Noite:

- “O Interrogatório” (peça com 24 horas de duração). (Ipanema)

- Quiz (Jardim Botânico)



SÁBADO:


- “O Interrogatório” (peça com 24 horas de duração). (Ipanema)

- Livros na mesa (Troca de livros). (Flamengo)

- Expô Saint Étienne - Cidade do Design (Centro)


ou


- 1º Serra Wine Week. (Petrópolis)


Tarde:

- Tango na Livraria. (Centro)

- Oficina Lixo Transformado em Arte (Centro)

- Série "Villa-Lobos e as crianças - Um festival jovem (Botafogo)

- Oficina "Aula de Introdução a Magia Trouxa" – Harry Potter (ver mais no site Bairro das Laranjeiras)

- Orquestra Mirim Armando dos Prazeres (Catete)

- “O Interrogatório” (peça com 24 horas de duração). (Ipanema)


Noite:

- Esse monte de Mulher Palhaça (Copacabana)

- Espetáculo “Miranda por Miranda” (sobre Carmem Miranda, com Stella Miranda e direção de Miguel Falabella) (Centro)


DOMINGO:


Manhã:

- Caminhada pelo Morro do Archer (Alto da Boa Vista)


ou


- Esse monte de mulher palhaça - “Circuluz Brincante” (Aterro do Flamengo)


ou


- 1º Serra Wine Week. (Petrópolis)


Tarde:

- Clube de Leitura Fnac/UCB. (necessário fazer inscrição antes) (Barra)

- Expô Saint Étienne - Cidade do Design (Centro)

- Sons d'Espanha (Centro)

- Bar de Tangos & Choros (Horto)

- Tertúlia. (Santa Teresa)


Noite:

- Esse monte de Mulher Palhaça (Copacabana)

- Domingueira Bom Malandro (Lapa)

- Festa Rubber Soul 40 anos de Abbey Road (Lapa)





EU RECOMEEEEENDO


Marcelo Gleiser faz conferência no Fórum de Ciência e Cultura


A próxima atração do Ciclo de Conferências da Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (Copea), quinta-feira, dia 1º de outubro, às 17h30, no Salão Pedro Calmon do Palácio da Praia Vermelha, é o físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista Marcelo Gleiser, colunista do jornal Folha de São Paulo.


Na conferência “A Origem do Universo: dos Mitos de Criação ao Big Bang”, sobre as formas como a imaginação humana tentou lidar com os maiores mistérios da natureza, Gleiser, professor do Dartmouth College, na Costa Leste dos EUA, abordará o percurso que vai desde as explicações religiosas até a ciência.


Obs: já vi uma palestra do Marcelo que eu gostei muitíssimo!





NOTÍCIAS INTERESSANTES




Rio de Janeiro conta com guia de transporte público do Google



Leia a seção completa aqui





ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- Show de Maria Bethânia. Na Estudantina (4ª)



Leia a seção completa aqui





DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- “O Interrogatório”. Direção: Eduardo Wotzik (peça com 24 horas de duração). Na Casa de Cultura Laura Alvim (de 6ª para sábado)


- Quiz (jogo de perguntas e respostas). No Lunático Café e Cultura (nesta 6ª)


- Jazz Night (o público pode levar Pode levar seu sax, trompete, para participar) No The Maze (nesta 6ª)



Leia a seção completa aqui



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Para os amantes do tango:


- Baile da Primavera. Apresentação de tango ao vivo. Na Estudantina Musical (nesta 6ª)


- Tango na Livraria. Na Livraria Arlequim (sáb)


- Bar de Tangos & Choros (dom)



Fãs dos Beatles:


- Festa Rubber Soul 40 anos de Abbey Road. Na Estrela da Lapa (dom)



Leia a seção completa aqui



INTERATIVIDADE:



Dicas de lugares e programações no Rio (leitores):


A HELENITA replica a dica de uma amiga sobre o programa de caminhadas gratuitas pelo Parque Nacional da Tijuca => aqui (é o último comentário da página).


Este programa é o mesmo...


- sobre o qual um dos guias, o Luiz Oswaldo, fez um comentário na semana passada no blog (veja mais abaixo em “Comentários”)

- sobre o qual eu falo mais abaixo, no item “COISAS INTERESSANTES”.

- que está na Agenda Cultural deste domingo.



Novos Seguidores:


- Olá, Cláudia, tudo bem? Bem vinda a bordo! ;o)


- Eliane F. C. Lima, que é professora de Literatura e mantém três blogs em áreas afins: o Literatura em vida 2 , em que ela analisa textos literários, o Poema vivo e o CONTO-GOTAS. Bom saber que estou em companhia tão literária. Quem sabe assim me animo a ler mais, né, Eliane? (rss)



Comentários:


- Comentário do Luiz Oswaldo sobre o programa Ecoturismo Foco => aqui





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS




"Da Horta para a Mesa”


Seu filhote, sobrinho, afilhado ou filho da amiga faz cara feia na hora de comer?

Que tal inscrevê-lo na oficina







A proposta desta oficina é apresentar uma mini horta explicando "como nascem" legumes e verduras. Explicar a importância da higienização dos alimentos e no final colocar a mão na massa e produzir sanduíches coloridos, divertidos e saborosos.


Faixa etária: 5 a 12 anos


Data: 03 de outubro

Horário: 10h às 11h30

Local: Coletivo Kreatori (Rua Alice, 209) / Tel: 3734-4326


Investimento: R$ 40


Quem vai dar a oficina:

Hilda Armstrong: Jornalista interessada em culinária, pesquisadora sobre alimentação saudável, colunista do site Bairro das Laranjeiras e educadora infantil.




Trilhas gratuitas no RJ


Você sabia que existe um programa de trilhas gratuitas no Rio, o Ecoturismo Foco? Ele está ameaçado de acabar, e a galera responsável pelo programa vai continuar cumprindo os roteiros previstos para outubro. No entanto, em contrapartida eles pedem reforço na divulgação da situação. Vamos ajudar divulgando para quem conhecemos?


http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=22270159




Lançamento do livro do Nadismo


Lembram que já falei deste movimento aqui no blog? Pois então...o lançamento do livro do nadismo em inglês será nesta 6ª feira, dia 25. O lançamento, inusitado, acontecerá em frente a uma câmera que transmite ao vivo pela internet direto de Times Square em Nova York.

Marcelo Bohrer, o criador do movimento, promete fazer o livro subir aos céus junto com um bilhete para quem o encontrar. Será uma versão aérea da clássica mensagem na garrafa levando a proposta do nadismo mundo afora.


Para assistir basta clicar neste link no dia 25 de setembro às 19hs. (horário de Brasília).




Arquitetos investem na criação de móveis multifuncionais e com desenhos diferentes


Elas são arquitetas de formação, mas resolveram investir alto no design de móveis para crianças e adolescentes. Além de fazerem projetos, Fernanda Casagrande e Leila Bittencourt criam camas, estantes, armários e mesas para compor ambientes. O resultado desse trabalho pode agora ser conferido na loja da dupla Oba!, recém inaugurada em Ipanema. E não são apenas elas que se dedicam à criação de mobiliário. A necessidade de dar soluções para espaços compactos e de criar móveis prontos ou sob encomenda, multifuncionais e com desenhos inusitados, tem atraído arquitetos para este ramo.


Saiba mais em:

http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/mat/2009/09/24/arquitetos-investem-na-criacao-de-moveis-multifuncionais-com-desenhos-diferentes-767750425.asp


FONTE: O Globo



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


Um comentário:

  1. Vilmoca, não sabem mesmo o que perdem, os que não se permitem enxergar além do próprio umbigo.

    E contemplar as delicadezas nas caminhadas pelo bairro.

    Privilégios nossos de cada dia :O)

    ResponderExcluir