A idéia deste blog é trazer às pessoas informações interessantes em geral: sobre lugares, pessoas, dia a dia, e dicas que possam manter os leitores antenados com o que acontece por aí, ou seja, pelo Rio, arredores...e pelo mundo (rs). Espero que gostem e aproveitem
quer levar todos aqueles que têm curiosidade em descobrir novas facetas da cidade maravilhosa para conhecer pequenos tesouros cariocas dos quais poucos ouviram falar, o lado B do Rio de Janeiro.
DATAS:
14 DE OUTUBRO (4ª feira) e
24 DE OUTUBRO (sábado)
MORRO DA CONCEIÇÃO:
O Morro da Conceição é um destes cantinhos especiais do Rio de Janeiro. Um dos poucos morros da cidade que não tem favela. Lá reina a paz absoluta. Cheio de casas antigas e alguns ateliês de artistas plásticos - por conta disso, a região chegou a ser apelidada de “Montmartre Carioca” -, o lugar também é sede da Fortaleza da Conceição, que foi construída para proteger a cidade depois que o francês René Duguay-Trouin “ seqüestrou” o Rio em 1711.
No alto do morro se encontra o Observatório do Valongo e no sopé do morro, a Pedra do Sal, berço do samba carioca.
Uma das atrações deste passeio é andar por ruelas e becos sinuosos, que nos fazem desvendar um tipo de vida que só existe mesmo em locais como este: a calma, a tranqüilidade, o encontro dos moradores no único boteco do morro.
A Fortaleza da Conceição, com certeza, é outro motivo para passar algumas horas por ali. Criada para proteger a cidade das invasões francesas, ela abriga alguns atrativos, como as masmorras onde estiveram alguns inconfidentes, a capela que virou uma enorme biblioteca e um poço antigo. E além disso...uma bela visão da Baía de Guanabara.
LOJAS
TRAPICHE CARIOCA E
MUNDO TEATRAL
Trapiche Carioca:
A loja Trapiche Carioca fica na antiga fábrica do Chocolate Bhering, no Santo Cristo. É um enorme galpão cheio de móveis e objetos coloridos que dão água na boca.
O Jorge Garcia, dono do lugar, é um aficcionado por estas coisas antigas e sai pelo país afora caçando pequenos tesouros como as malas da Panair ou como uma mesa que tem 200 anos e servia, também, como transporte! Lá a gente também encontra malas de couro antigas, telefones de galalite, geladeiras antigas, baleiro, balanças, escotilha, lanterna de sinalização de navio, engradados de Coca, etc.
Mundo Teatral:
Nesta mesma rua tem uma outra loja que instiga a curiosidade: o Mundo Teatral, com quase 100 anos de fundação! Lá são encontrados figurinos, adereços e fantasias para produtor de teatro nenhum botar defeito, como, por exemplo: o trono, coroa e cetro do concurso MISS BRASIL, até a década de 70, sempre pertenceram ao acervo. Martha Rocha, Yeda Maria Vargas e Vera Fisher utilizaram essas peças, inclusive, existe registro fotográfico no Almanaque da TV e outros.
O seu blog está cada vez mais incrementado com grandes dicas e inovando sempre! Grande Vilma! Que pena que não estarei no Rio para participar do passeio... registre o evento e publique as fotos, prá dar um gostinho prá quem mora longe dessa maravilha de cidade! Zoé
O seu blog está cada vez mais incrementado com grandes dicas e inovando sempre! Grande Vilma!
ResponderExcluirQue pena que não estarei no Rio para participar do passeio... registre o evento e publique as fotos, prá dar um gostinho prá quem mora longe dessa maravilha de cidade!
Zoé