O que se pode fazer para diminuir a quantidade de lixo que produzimos então?
A Cláudia Valadares é uma dessas pessoas que partiu pra ação. Resolveu fazer a sua parte pelo planeta. Numa entrevista ao Informação de Primeira, ela fala sobre o sistema de compostagem que está usando, e que reduziu drasticamente a quantidade de lixo produzida em sua casa.O que é compostagem, exatamente?
CLÁUDIA: Compostagem é um método controlado que acelera a decomposição de materiais orgânicos com a finalidade de se obter terra fertilizada, húmus e também adubo liquido.
O que lhe deu a ideia de começar a fazer compostagem ?
CLÁUDIA: Tenho consciência da forte conexão que existe entre a minha natureza interna e a externa, o meio ambiente. Todo o processo da vida se dá através de uma permanente reciclagem. A compostagem me possibilita reproduzir na minha casa uma parcela deste ciclo que acontece, o tempo todo, na natureza.
Quais são as vantagens deste método?
CLÁUDIA: Muitas. A maior delas é a redução drástica da produção de lixo. Segundo o IBGE (2000), em um grande município como Rio de Janeiro, 60% do lixo produzido é orgânico. Na minha casa, onde moram 4 pessoas que fazem todas as refeições no lar, produzíamos quase uma tonelada e meia de lixo por ano. Hoje, este volume se reduziu a, no máximo,
Mas as vantagens não param por aí. Com a compostagem passei a obter um maravilhoso fertilizante líquido e terra adubada de alta qualidade. Consequentemente, deixei de comprar fertilizantes químicos para plantas, que prejudicam o meio ambiente na sua fabricação e utilização. Animada com os resultados, passei a cultivar algumas hortaliças em casa, como: tomate, almeirão, salsa, cebolinha, brócolis, batata doce, mostarda, curcuma, etc.
O que é necessário para fazer a compostagem?
CLÁUDIA: É necessário adquirir, no mínimo, 3 caixas empilháveis para montar a composteira. Uma vantagem é que o método serve tanto para casas como apartamentos, pois como o sistema é fechado, não emite cheiro e nem atrai vetores. Entretanto, é fundamental que na composteira não seja depositado carne de qualquer espécie. O tamanho das caixas vai depender do número de residentes e do espaço disponível na moradia. Somando-se a isto, também é necessário ter a disposição de quebrar o velho hábito de não nos responsabilizarmos pelas nossas ações no mundo, neste caso, pelo lixo que produzimos.
Quanto tempo você leva pra fazer a compostagem?
CLÁUDIA: Varia. Se quiser agilizar o processo, pode-se cortar em pedaços os materiais orgânicos que tenham maior volume. Assim, obteremos terra fertilizada em mais ou menos 3 meses. No caso do fertilizante liquido, obtemos a partir da 2a. semana.(Foto à direita: retirada do adubo liquido da composteira)
CLÁUDIA: Temos um sistema solar de aquecimento de água, carregador de Ipods e celulares que funciona com a energia solar, filtros de linha que - ao serem desligados - interrompe a corrente elétrica dos aparelhos eletrônicos evitando desperdícios de energia com standby, reciclagem do lixo seco, lâmpadas fluorescentes amarelas (as brancas afetam a saúde) e, conforme já mencionei, produção caseira de alguns alimentos. Estamos estudando um sistema para captar água da chuva e a construção de um forno solar.
A Cláudia trabalha com Feng Shui e Geobiologia
Acesse o seu site em www.claudiavaladares.com
Vilma,
ResponderExcluirMuito boa a matéria e bastante pertinente.
Acho importante mencionar a Recicloteca. Uma ONG especializada em lixo, que contêm um acervo super interessante de produtos reciclados. Funciona num maravilhoso sobrado situado na Rua Paissandú, 362.Tel: 2551.6215 / site. www.recicloteca.org.br
beijo grande.
Claudia.
amei, o k vc falou eu cofensor k o do lixo organico eu sabia, mais vc mim ajudou muito eu leiu sempre k posso e adoro as dicas k vc da um gande bijo e k vc continui assim o planeta agradeçe e eu tambem
ResponderExcluir