Olá, pessoal!
O domínio do Informação de Primeira
volta a ser www.informacaodeprimeira.com.br, ok?
=========================================
Foi-se o tempo em que eu era cabrocha e sambava até cair. Hoje eu quero mais é sossego. Só de pensar em enfrentar uma multidão, seja para sair num bloco, ir a um baile de carnaval ou passar a noite esperando os intermináveis intervalos entre as escolas de samba me dá arrepio. Ainda mais porque tudo hoje é mega, a ponto de os novos blocos que surgem guardarem a sete chaves a data e horário de suas saídas para evitar se tornarem um Simpatia é quase Amor ou um Suvaco de Cristo.
Até hoje lembro do dia em que fui me aventurar a sair no Cordão do Bola Preta. Pensei que, como era de manhã, não haveria tanta gente assim. Pois tinha. E saindo pelo ladrão! Mas na época eu tinha o maior gás pra essas coisas e sem pensar muito me meti no meio da muvuca.
Lá pelo meio do desfile, bateu a maior vontade de fazer xixi – sim, porque no “esquenta” que o pessoal faz antes do bloco sair, se bebe todas. Embora eu só tivesse “entornado” uns três copinhos de cerveja, a vontade de correr pro banheiro mais próximo era grande.
Quem disse que eu conseguia sair do bloco? Imprensada pela multidão, mal conseguia achar um espaço no asfalto onde colocar o pé, tal era a quantidade de pés disputando o mesmo espaço. Às vezes parecia que eu estava levitando, pois meus pés tinham dificuldade de encontrar o chão. Por isso, conseguir sair dali era simplesmente uma missão impossível.
No entanto, num momento em que Deus foi pai e não padastro, numa esquina em que o bloco fez a curva, eu consegui me arremessar pra fora da multidão. Aliviada, fui em busca de um banheiro. Em vão. Como não sou daquelas criaturas que não estão nem aí em abaixar a calcinha e fazer xixi na frente de todo mundo, tive que segurar a vontade por várias horas. Mas...pra nunca mais.
Também cheguei a ir, certa vez, em um baile de carnaval onde testemunhei – ninguém me contou, eu vi com estes olhos que a terra há de engasgar (rss) – um cenário que...na boa...faltava pouco para ser um filme pornô. Bastava que uma emissora de tevê qualquer que estivesse no baile acendesse um refletor para gravar e algumas mulheres protagonizavam cenas que nada ficavam a dever às das madrugadas dos canais a cabo.
Mas o Carnaval ainda me comove. Tanto que mesmo preferindo a tranqüilidade, sinto um formigamento nos pés que cada vez que escuto um bom batuque de bloco. E aqui em Laranjeiras, que é o bairro com maior número de blocos por metro quadrado do Rio de Janeiro (são 22 blocos, pelo que me consta), o que não falta é batuque.
Por isso, em homenagem aos velhos tempos, disponibilizo a agenda dos blocos no Rio de Janeiro aqui.
Mas se nem o formigamento nos pés você sente mais, considere a possibilidade de ir ao primeiro encontro do blog, que acontece neste domingo de carnaval (detalhes a seguir).
=========================================
1o ENCONTRO DO BLOG DE 2010:
é neste domingo de carnaval!
Que tal um programinha mais zen no Carnaval?
Programa:
MISSA COM CANTO GREGORIANO NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Local de encontro:
Pátio externo do MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Rua Dom Gerardo, 48 ou 68 (próximo à Pça Mauá)
Obs: quem for de ônibus ou a pé vai subir uma ladeirinha. Quem for de carro ou de táxi pode ir direto até lá em cima.
9h
(tem que chegar cedo ou não consegue entrar na missa das 10h, que é super concorrida)
10h
O Mosteiro de São Bento surgiu aproximadamente vinte anos após a fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1565. Este convento, comparado a um museu, representa um dos mais belos conjuntos arquiteturais existentes no Brasil.
- Sugiro um café no CCBB e depois, quem sabe, dar um pulo no bloco Cordão do Boitatá na Praça XV. Afinal, como bons brasileiros, estamos acostumados a ir do divino ao profano sem culpa. (rsss)
vilma@informacaodeprimeira.com.br
Cel: 8247-0430
=========================================
E vem aí o “PAPO VAI, PAPO VEM”...
Hoje a correria é tão grande que ninguém tem parado muito pra pensar na vida. Quando se diz “E aí...vai ficar parado aí pensando na vida?” logo se associa o fato de pensar na vida com uma atitude de quem não tem mais nada a fazer. Só que, brincadeiras à parte, é extremamente importante e necessário pensar na vida, uma vez que é desta forma que entendemos melhor uma série de coisas que no dia a dia simplesmente passam “batido”.
O INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA vai realizar no KREATORI - um espaço super gostoso em Laranjeiras - o “PAPO VAI, PAPO VEM”, que é um evento para o público trocar idéias sobre assuntos que são denominadores comuns no nosso dia a dia. Para a estreia, elegemos o que é comum a 99,9% da população: a FALTA DE TEMPO.
Por isso, convidamos você a, por enquanto, ir pensando no seguinte:
Quais as tarefas que você acha que só você pode fazer?
Durante o PAPO VAI, PAPO VEM, haverá mais duas atividades interativas para facilitar o intercâmbio entre o público presente:
A FEIRA DO TROCA: onde o público traz objetos pessoais que não queira mais (cd, livros, etc) para trocar.
O MURAL DE RECADOS: onde as pessoas podem escrever, na hora, seus anúncios / recados e deixá-los visíveis para os demais. (Eu Compro, Eu Vendo, Eu Alugo, Eu procuro)
Data: 25 de fevereiro
Hora: 19h
Ingresso: R$ 15
Mais informações: vilma@informacaodeprimeira.com.br
Apoios:
=========================================
Tarde:
- 1908 - Um Brasil em Exposição (Centro)
- Expô “Um Salão Francês” (Aterro)
Noite:
- Carnaval de Jazz, Blues e Bossa (Glória)
- Peça "Sopros de Vida" (Centro)
- Maratona Odeon (Centro)
Manhã:
- Copa Brasil de Motocross Freestyle (Barra)
Tarde:
- Orquestra Lunar (Copacabana)
Noite:
- Carnaval de Jazz, Blues e Bossa (Glória)
- Show de João Roberto Kelly / sambalanço (Lapa)
- Peça "Sopros de Vida" (Centro)
Manhã:
- Copa Brasil de Motocross Freestyle (Barra)
- ENCONTRO DO BLOG NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO.
Tarde:
- Rio Pandeiro (Laranjeiras)
Noite:
- Show de João Roberto Kelly / sambalanço
- Peça "Sopros de Vida" (Centro)
AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui
EU RECOMEEEEENDO
Saara - Oásis da Amizade
Se vocês souberem de algum lugar onde esteja passando o curta “Saara - Oásis da Amizade”, assistam.
A sinopse é a seguinte: localizada no centro do Rio de Janeiro, a Saara é uma área de comércio popular a céu aberto que recebe diariamente milhares de pessoas ávidas por bons preços. O curta conta a história do local e de seus fundadores - imigrantes das mais diversas origens -, além de mostrar sua agitação incessante.
A equipe do filme reuniu os vários imigrantes (árabes, judeus, muçulmanos, japoneses) e os reuniu para um almoço em uma das ruas do próprio Saara – num dia de domingo, provavelmente, quando as lojas estão fechadas. E rola uma conversa gostosa sobre como se conheceram, como é a amizade entre eles, etc.
É um verdadeiro libelo ao respeito e à tolerância racial, religiosa, de costumes.
O curta também mostra o que é o Saara e vídeos da década de 20 do Rio de Janeiro. Bacana!
NOTÍCIAS INTERESSANTES
- Organizando a bagunça
- Promoção nos cinemas
DESTAQUE-MISCELÂNEA:
- Copa Brasil de Motocross Freestyle. Na Barra da Tijuca, perto do Quebra-Mar. (sáb e dom)
INTERATIVIDADE:
Indique algum serviço que você tenha contratado ultimamente e que tenha aprovado.
Novos seguidores:
Bem vindo, Guto Lima, do Blog A Casa da Bússola, Wagner Oliveira, do Educação Ambiental em Goiás e Malice, do Casa com Design.
Comentários:
- Esqueci de falar do comentário da Marta na semana retrasada, sobre o post “Tomar Decisões”: foi um comentário, inclusive, educativo
- Registro os comentários do Jorge Mendes e da Roseli da Silva e também o da Cláudia Valadares, entrevistada no post da semana passada, que me lembrou de um link importante sobre lixo.
Para se tornar seguidor deste blog, clique aqui
SITES / BLOGS INTERESSANTES
Papo de Urso
Trata-se de um blog que serve de repositório de perguntas esdrúxulas e respostas mais ainda. Divertido.
http://inblogs.com.br/pergunteaourso
COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS
- Aulas de Swasthya Yôga GRATUITAS no Barra Garden
A Itália em Santa Catarina
Pouca gente ouviu falar de Nova Veneza, cidade colonizada por imigrantes italianos. Serra Gaúcha? Que nada, pequena e aconchegante, ela fica em Santa Catarina, a apenas
Leia a matéria completa.
FONTE: Viaje Mais
Nunca é tarde
'Vovó Rock', de 69 anos, desponta como DJ nas pistas francesas
Ruth Flowers, mais conhecida como Mamy Rock (Vovó Rock, em francês), como ela mesma se apelidou, recentemente comandou a noite na badalada boate Queen, em Paris, e tem outras apresentações previstas na França e também em outros países neste ano, disse à BBC Brasil o seu produtor, o francês Aurélien Simon.
(...)
Flowers decidiu se lançar no mundo das mixagens por acaso, há cinco anos, após ter ido à festa de aniversário de seu neto em um boate londrina. Ela quase foi barrada pelo porteiro, mas conseguiu entrar e diz ter descoberto um novo mundo.
(...)
Ela aprendeu a mixar e, com a ajuda de seu produtor francês, amigo de seu neto, ela começou a tocar em casas noturnas.
Leia a notícia completa.
FONTE: O Globo
Miss Beleza Natural
O GNT está com um reality show diferente: o Miss Beleza Natural
Miss Beleza Natural procura por uma mulher fora dos padrões atuais de beleza, com confiança, sex appeal, simpatia, inteligência, mas principalmente beleza natural - sem intervenções cirúrgicas.
No último programa a tarefa era ir a uma boate sem maquiagem.
O reality show passa aos domingos, às 14h. (veja o vídeo ao lado)
Contra o vale-tudo na arte
Montinhos de areia, TVs fora de sintonia, ordenações banais de objetos idem, sacos de lixo empilhados, animais esquartejados e outras tentativas patéticas de chocar. Quem já não se irritou numa exposição de arte contemporânea? Em A grande feira (Civilização Brasileira 240 pp., R$ 34,90), o jornalista Luciano Trigo pretende apresentar, segundo o subtítulo, "uma reação" a esse "vale-tudo".
Leia a notícia completa.
FONTE: Revista do Museu
Aulas de Swasthya Yôga GRATUITAS no Barra Garden
Dias: 2ª e 4as
Horário: 8h às 9h30
Local das aulas: Praça de Eventos
Inscrições no SAC - (21) 2136-9191.
Apoio: UNI-YÔGA.
Delivery na praia
E diante do choque de ordem, banhistas e restaurantes ficam bem mais criativos
Cariocas podem saborear refeições incrementadas na praia, mesmo com as proibições do choque de ordem que varreram das areias os alimentos crus. Para evitar a sujeira, mas mesmo assim oferecer um bom lanchinho a quem gosta de tomar um banho de sol, restaurantes da orla carioca investem mais ainda no delivery e oferecem práticas caixas de viagem para o cliente levar para a praia – tudo com muito estilo e sabor.
Refeições embaladas são agora a pedida para os banhistas que querem refeições mais saborosas do que os alimentos industrializados, os únicos vendidos depois do choque de ordem do prefeito Eduardo Paes. Mas é bom lembrar de recolher as caixinhas na hora de embora, né?
Japa na areia – O novo japonês Bentô, serve delícias em charmosos recipientes que podem ser levados e consumidos na praia. Rua Aníbal de Mendonça, 55 Tel: 2512-9995.
Fast food árabe – No Leblon, o banhista aproveita a prática comida árabe servida no Yalla by Amir, versão express do restaurante Amir.
Em embalagens 100% recicláveis podem ser levados diferentes salgados como faláfels (R$
Tel: 2275-4395
Ostras para viagem – O Mio oferece a porção com meia dúzia de ostras por R$ 25 para viagem. A encomenda é montada numa caixinha de isopor com gelo, o que permite que elas sejam conservadas. Rua Farme de Amoedo, 52 , Ipanema. Tel.: 2523-2886
FONTE: Revista de Domingo / JB
Os orgânicos
O Jornal do Brasil fez uma pequena matéria falando do crescimento do mercado de orgânicos. Abaixo, uma lista de alguns lugares onde você, leitor, pode encontrar alimentos orgânicos:
- Feirinha da Glória – Há 15 anos, ela reúne, aos sábados, na Praça do Russel, 13 produtores. Todos registrados na Associação de Agricultores Biológicos, órgão que certifica produtos orgânicos.
- Universo Orgânico. Especializado em “alimentação viva” (Leblon e Ipanema)
- Sítio do moinho – Vende, pela internet, verduras, frutas, legumes, ervas e pães orgânicos produzidos nos sete hectares de área, em Itaipava.
Hub São Paulo - Uma experiência inovadora
O Hub São Paulo é um espaço onde empresas que estão começando podem alugar horas de um espaço enorme e trocar idéias umas com as outras, em um verdadeiro espírito colaborativo, web 2.0. Muitas delas têm a sustentabilidade como um viés de seu negócio.
Super interessante!
Veja o vídeo abaixo:
AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui
Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br
Aproveitem!
Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br
Vilmoca: Gostei da proposta tour off-bloco, com possibilidade de pô o pé no Cordão do Boitatá, rs.
ResponderExcluirE informação sempre de primeira :O)
Tô contando os dias para o "Papo Vai, Papo Vem".
Esse evento será um sucesso.
Bjks Vilmoca e bom Carnaval.
:O)
ih,só vi agora o post... rsrsrs
ResponderExcluirbom,meu carnaval não foi baladeiro, mas tb não foi zen!
Espero que tenha aproveitado bem, se não com folia, pelo menos com muito passeio e/ou descanso!
Bjss
Valeu, Hilda e Rafa!
ResponderExcluirA Hilda foi no Encontro do blog, inclusive.
E Rafa, tomara que o teu carnaval também tenha sido bom!
Bj grande pros dois!