05 setembro, 2008

Atualização


Hellou,


O que não falta neste final de semana é festival de cinema: infantil, para relembrar a década de 60/70, de visões das periferias, etc. Portanto, se você é cinéfilo de carteirinha, escolha a sua temática e boa sorte!


Pra galera que gosta de dança, há um evento em homenagem a Klaus Vianna, com apresentações de diversos grupos, como a Cia. Rubem Barbot, a Pulsar, dançarinos como Antônio Nóbrega e a bailarina Ana Botafogo.


Semana que vem se preparem porque tem a etapa carioca do Percpan. Tratem de comprar logo seus ingressos. Vai ter show no Oi Casa Grande e encerramento no Oi Futuro.


E porque o morador do Rio merece, o bondinho do Pão de Açúcar está oferecendo desconto de 50% para “nosotros” (http://www.bondinho.com.br). Vale também para moradores do Grande Rio (Duque de Caxias, Belfort Roxo, etc). O desconto não vale para a noite.


Não podia deixar de dizer que quando me lembrei que domingo é o Dia da Independência, me bateu uma nostalgia das aulas de OSPB (Organização Social e Política Brasileira...acho que era essa a tradução da sigla) e de Educação Moral e Cívica. Acredite se quiser (rss). E ver os desfiles na Av. Presidente Vargas então!


Pois este ano, como de costume, vai ter mais um. Não é que me peguei pensando seriamente em ir...sei lá...me bateu uma vontade de cantar o hino nacional que vocês não fazem idéia! (rsss)



Antes de passar pro resumo da Agenda, aí vão duas notícias / novidades relativas a história do Rio de Janeiro que eu achei interessantes:


- Rio descobre aqueduto que pode explicar ocupação da cidade

A Secretaria de Patrimônio Histórico-Cultural (Sedrepahc) descobriu, ao analisar alguns mapas da cidade, um sistema de abastecimento de água através de aquedutos que contornam os morros de Santa Teresa, Paula Matos e Rio Comprido. A planta onde se inicia o mapeamento do sistema foi feita em 1875 pelos engenheiros Antônio José Fausto Garriga e Caetano Augusto Rodrigues.


- O malho virtual

O Malho foi uma revista humorística brasileira criada por Crispim do Amaral em 1902. A sua especialidade era satirizar fatos políticos, e entre os seus desenhistas e caricaturistas destacaram-se J.Carlos, Angelo Agostini, Max Yantok, Kalixto e Theo. Link: http://www.casaruibarbosa.gov.br/omalho/?lk=4


ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE VALE A PENA APOSTAR:

1.Brazil Design Week no MAM (9 a 13 de setembro)

2. Festival “Nem Tudo é Verdade”. Traz exemplares dos chamados falsos documentários. Na Caixa Cultural (findis e durante a semana)

Outros:


- João Carlos Assis Brasil no Centro Cultural Light (3ª feira)

- Show de Carlos Malta no Centro Cultural Carioca (3ª feira)




EU RECOMENNNNDO:


Da série “Programa dois em um - vale a pena ir para também conhecer o lugar”:

- Neste sábado pela manhã, uma ótima para quem mora em Niterói (ou até mesmo quem mora no Rio) é conhecer o Solar do Jambeiro. Vai ter show do grupo vocal Boca Que Usa, composto por 15 integrantes que vão cantar um repertório de músicas que abrangem desde a Idade Média ao Contemporâneo, incluindo diversas escolas eruditas e populares.


- Outra casa pouquíssimo conhecida é o Museu do Primeiro Reinado, em São Cristóvão, onde neste sábado, milagrosamente, eles abrem as portas para três eventos matutinos: um concerto de piano, uma apresentação de cordel e uma peça teatral.


- Boa pedida é ir 2ª feira à noite ao Convento Santo Antônio para ouvir o Helder Parente (flautas, voz) e o Nicolas de Souza Barros (alaúde, guitarra) tocando músicas de Pretorius, Robert Carr e José Maurício Nunes Garcia, em homenagem aos 400 anos do Convento.


Fora desta série, ainda recomendo:


- Feira Rio Antigo, na Rua do Lavradio. Se até hoje você não foi lá duvido muito que seja carioca ou que possa dizer que conhece o Rio. Tem badulaques, artesanatos, antiguidades, gente bacana, música, dança no meio da rua e muito boteco pra beber uma cervejinha e confraternizar.


- O Forte Copacabana neste sábado à noite. Vale a pensa passar por lá para, além de apreciar a vista e o pôr-do-sol magnífico, ver a mostra Interdanças Dança de Salão.


- 1ª Mostra Shakespeare no Parque, com sete espetáculos adaptados de grandes clássicos de William Shakespeare especialmente para o público infantil. Serão exibidas várias técnicas de teatro de bonecos. No Teatro de Marionetes Carlos Werneck no Aterro. (dom)




DESTAQUES-MISCELÂNEA:

- Amistosos De Improvisação, na sede da Cia de Teatro Contemporâneo (nesta 6ª feira)

- Jazz no The Maze (nesta 6ª feira)

- Meditação Nyingma no Instituto Nyingma (neste sáb)

- Festival Botafogo No Inverno The Best Off, na sede da Cia. De Teatro Contemporâneo (sáb e dom)

- Encontro de Malabares, na Lagoa (dom)



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:

Para Os Cabeções:

- Ciclo de debates “Mutações: A Condição Humana” – durante a semana na Academia Brasileira de Letras (transmissão via internet também)


Para Quem Curte Vinil:

- Clube Do Vinil, no Canequinho (neste dom)


Para os fãs de um karaokê:

- "Chuveiro in Concert". Karaokê no Mistura Fina (nesta 6ª feira)




INTERATIVIDADE:


Comentários:


Agradeço os comentários de...


- Márcio Galli

- Hilda Armstrong


Clique aqui para ler os comentários



Agenda:


- Show Simone Lial, nesta 6ª feira (dica enviada por HELENITA FERNANDES. Veja aqui

- Projeto Mauá, neste sábado (dica enviada pelo RENATO ANGERT. Veja aqui


AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui


Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@uninet.com.br

Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.blogspot.com


Um comentário:

  1. Vilma querida,

    seu blog está bem sortido. Realmente, quem gosta de se divertir no fim de semana dever conferi-lo. Sempre que vc me manda eu leio ele todinho.

    Em tempo, eu tb tenho crises cívicas. Gostaria de não me sentir envergonhada como nós brasileiros costumamos nos sentir.Valeu o desabafo !

    Aproveita e inclui o meu site jurídico na relaçaõ dos sites dos amigos:www.braunechaves.com.br

    Bjs
    e bom fim de semana
    Denise Braune

    ResponderExcluir