23 agosto, 2008

A CIDADE VOLTA À ATIVIDADE


Fim de férias, o pessoal volta à carga. Como é agosto, o folclore continua em alta: agora no CCBB. Nesta 6ª, sábado e domingo, há espetáculos de dança variados por lá.


Na área teatral, há duas peças nos próximos dias que, de acordo com a crítica, o público não pode perder. Uma delas é “Descoberta das Américas”, com o Júlio Adrião, que inclusive já recebeu crítica positiva de um de nossos leitores. A outra (de grátis!!) é “A Mulher que escreveu a Bíblia”, na EMERJ, que fica no 4º andar do Fórum. É bom ligar pra lá pra ver como é o esquema. Pelo que sei, não tem senha.


No domingo vai ter Violoncelada, na Sala Cecília Meireles. Como fui ver Vitor Biglione (guitarra) tocando com feras do violoncelo, como parte do XIV Rio International Cello Encounter 2008, e adorei, acho que vale a pena apostar no espetáculo de domingo. Na apresentação que eu fui eles tocaram a suíte da ópera-rock Tommy (lembram do filme? Quer dizer...os que têm idade pra lembrar? rss. Com Roger Daltrey, do The Who, mais Tina Turner e Ann Margret no papel de mãe do Tommy?) e mais um pout pourri de músicas de Jimmi Hendrix. No domingo, ao invés de Tommy, é Villa-lobos. Mas continua valendo a seção Hendrix.


Durante a semana, eu não tenho como deixar de divulgar o seminário sobre preservação da memória jornalística, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Afinal...sou da área (rss). Ainda na seara jornalística, me lembro, com carinho, do filme que a ABI passa nesta 5ª feira, com a charmosa Lauren Bacall e Gregory Peck. Ela, estilista de moda. Ele, jornalista de esportes. Trata-se de uma comédia. Deliciosa.


Falando em moda...na Livraria da Travessa, a pesquisadora de moda Paula Acioli passa documentário e promove leitura e debate com o público sobre Yves Saint Laurent. Para lembrar, talvez, do tempo em que os estilistas faziam roupas femininas e não...conceituais (ai, ai, ai...suspiro! rsss).



ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE VALE A PENA APOSTAR:

1. Peça “A Descoberta das Américas”. No Teatro Municipal Maria Clara Machado. (6ª feira, sáb e dom)

2. Circo de Beijing. No Canecão (6ª, sáb e dom)


3. Série Ouro Negro - 3º Concerto do Ciclo Freire & Karabtchevsky. No Theatro Municipal (sáb)


4. II Festival do Folclore Brasileiro. No Centro Cultural Banco do Brasil (6ª, sáb e dom)


5. XIV Rio International Cello Encounter 2008. Na Sala Cecília Meireles (dom)

6.
Peça “A Mulher que Escreveu a Bíblia”. Na Escola de Magistratura do Estado do RJ / Emerj (3ª feira)


7. Grupo Corpo. No Theatro Municipal, na Sala Cecília Meireles (5ª feira)



Outros:


- CBN na Travessa: Talk show com a colunista de economia Mara Luquet, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (2ª feira)


- Flávio Guimarães Trio – O gaitista, ex-Blues Etílico, apresenta clássicos internacionais do gênero. No Barril 1800 (3ª feira)


- Show do saxofonista Carlos Malta & Pife Muderno e Cia Dá no Coro.. No Teatro João Caetano (4ª feira)


- Projeto Cine ABI. Filme: “Teu nome é mulher”, de Vincent Minnelli. Na Associação Brasileira de Imprensa (5ª feira)




EU RECOMENNNNDO:

- A exposição “Isso é Bossa Nova”, no Arte Sesc, no Flamengo. Tem até karaokê! Todas as exposições feitas lá tem atividades interativas e valem a pena ser vistas. Pelo menos todas as que eu fui até hoje foram ótimas. Nesta agora você pode desenhar ou fazer colagens inspiradas em músicas da bossa nova e ouvir, também, ritmos nos quais a bossa nova se inspirou. Pode ver comerciais da época e pedir para ouvir músicas de LPs antigos que ficam à disposição do público. Nas paredes, há frases geniais de cariocas ilustres. Eu amei duas em especial: a primeira é “Ser carioca é ter como programa não tê-lo”, de Vinicius de Moraes, e a outra é “Eu não moro no Rio, eu namoro o Rio”, de Tom Jobim.



DESTAQUES-MISCELÂNEA:

- Bate-papo com o nutrólogo João Curvo. No Nirvana (sáb)


- "Chuveiro in Concert". No Mistura Fina (sáb)


- Walking Rio 2008, com saída no Leblon (dom)


Memória do jornalismo brasileiro. Seminário Na Fundação Casa de Rui Barbosa (2ª feira)


- Moda, um capítulo à parte: YSL, na Livraria da Travessa do Shopp. Leblon (Yves Saint Laurent) (3ª feira)


- 18ª Casa Cor Rio. Em Laranjeiras (a partir de 3ª feira)


- I Festival de Esquetes de Niterói. No Teatro Popular, em Niterói (dom)



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:

Para os fãs de Renato Russo

- Peça “Renato Russo” (temporada popular), no Teatro João Caetano (6ª, sáb e dom)



INTERATIVIDADE:


Comentários:

- Agradeço os comentários de ELIZABETH LOBATO (leia => aqui) e aproveito para divulgar o anúncio que ela colocou no blog sobre o seu trabalho. Veja => aqui.


Agenda:
- O cinema sob a ótica de Lacan. Hoje: O documentário “O guia do pervertido para cinema”, do filósofo e sociólogo esloveno Slavoj Zizek, conhecido por tornar acessíveis os conceitos psicanalíticos de Lacan Após o filme debate com psicanalista. (dica da RITA DE CÁSSIA. Na Rua Goethe, 66, Botafogo / Tel: 2285-1303)


AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui


Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@uninet.com.br

Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário