13 fevereiro, 2009

Novos hábitos, novos hobbies



Decidi que em 2009 vou procurar ter uma posição mais ecológica e, sob certos aspectos, mais próxima do jeito de viver dos meus avós. Estamos tecnológicos demais pro meu gosto e isso me incomoda que só! Daí que, mesmo sem nunca ter sido propriamente uma pessoa chegada à vida rural, me vejo, agora, encantada ao ver crescer os primeiros brotos do tomate-cereja plantado há alguns dias na minha varanda.


A gente esquece, mas é incrível o que é possível fazer com um punhado de terra, água e sol. Como não gosto de contar vantagem antes do tempo, vou esperar estes brotos virarem frutos para ter certeza de que basta só isso mesmo. (rs)


Além de me iniciar no universo das hortas domésticas, também resolvi testar os meus dotes culinários, que até dias atrás se resumiam a fritar um ovo, um bife, fazer arroz de saquinho ou macarrão com queijo e, ainda, uma “dificílima” salada de tomate com cebola. No entanto, os inúmeros programas de tv sobre os chefs de cozinha – um verdadeiro must na tv a cabo - fazem o ato de cozinhar parecer algo tão fácil e prazeroso que resolvi colocar a mão na massa para ver no que ia dar.


Tomada, então, por um ímpeto culinário sem precedentes - e determinada a dar cabo da minha ignorância na área - me embarafustei na cozinha durante uma manhã inteira. O resultado não foi dos piores: O arroz integral com alecrim e passas ficou bom mesmo (confesso...um pouco duro, mas também...como demora pra cozinhar esse arroz integral, Jesus!). E a sopa fria de tomate com manjericão e creme de leite, tenho certeza, faria Jamie Oliver (o famoso chef australiano) suspirar de prazer.


Fora a horta e a culinária, também levei adiante a sempre tão propalada promessa de ano novo de jogar no lixo as tralhas do ano anterior. Pois bem, eu me livrei de várias delas, mas encontrei dificuldade em saber o que fazer com as quase 10 fitas de vídeo VHS guardadas em meu armário. Para esclarecer minha dúvida, enviei uma mensagem para a Comlurb. A resposta deles reproduzo aqui para o caso de algum dos leitores ter o mesmo problema:


De acordo com os artigos 15 a 18 da Lei 4969/2008, em anexo, os produtos deverão ser entregues, pelos usuários, aos estabelecimentos que os comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem, diretamente ou por meiode terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada.”


Mudando de assunto...


Esta semana, o Globo publicou uma matéria dizendo que o bairro dos sonhos do carioca é a Urca. Também é o meu sonho. E antes que alguém pense que sou volúvel e mudo de idéia como a Luana Piovani muda de namorado, tenho de esclarecer o seguinte: Paquetá é o meu SEGUNDO bairro dos sonhos. O primeiro é a Urca! Só que, como todo mundo sabe, a Urca é um bairro para...eleitos. Aqueles que deram a sorte ou...A SORTE ($$) de poder morar lá. Como a minha perspectiva de emplacar um “puxadinho” na terra de Roberto Carlos é mínima, já fui logo me acostumando com a segunda opção. (rs)


Agora, as boas:



SEXTA:


Noite:

- Batuque na Cozinha (Centro)

- Slam (uma espécie de “repente” francês) de Delphine II (Botafogo)

- Banca do blues (Centro)

- Samba no Horto (Horto)



SÁBADO:


Manhã:

- Namastê de Portas Abertas (Laranjeiras)


Tarde:

- Mercado Cultural, na Pça XV (centro)


Noite:

- Cristiano Marques e Jazz das Antigas (Laranjeiras)



DOMINGO:


Manhã:

- Aniversário de Carmem Miranda (Aterro)


Tarde:

- Desfile do Gigantes da Lira (Laranjeiras)

- Orquestra Voadora (Aterro)



===================================================


NOTÍCIAS INTERESSANTES


Vale-cultura deve sair depois do carnaval


O vale-cultura, benefício proposto pelo governo federal para ampliar o acesso da população às opções culturais, deve ser anunciado logo depois do carnaval. A informação foi divulgada hoje (11) pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

O valor definido para o benefício é de R$ 50 e será válido para assistir a peças de teatro e para a compra de livros. Segundo o ministro, apenas empresas que pagam impostos com base no lucro real poderão disponibilizar o vale-cultura aos trabalhadores.


Leia a matéria completa em:

http://www.revistamuseu.com.br/noticias/not.asp?id=19018&MES=/2/2009&max_por=10&max_ing=5#not


Fonte: site da Revista Museu



Revista do Arquivo da Cidade publicará artigos de leitores


Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro estará recebendo, a partir do dia 2 de março, textos inéditos cuja temática seja relacionada ao Rio. Os textos podem ser apresentados como artigos, entrevistas e resenhas de livros.

Os artigos publicados na revista serão disponibilizados no site www.rio.rj.gov.br/culturas/arquivo. Os textos em língua estrangeira, quando aceitos pelo conselho editorial, serão traduzidos para o português. A correspondência referente à publicação de artigos deverá ser enviada para arquivog@pcrj.rj.gov.br ou para a revistacidadenova@rio.rj.gov.br.


Fonte: Prefeitura do RJ - Editoria: Cidade



Público e gravadoras buscam nova música nas redes sociais


Apesar de o MySpace ter um viés mais "musical", o YouTube é a ferramenta mais usada, hoje, por quem busca canções na internet. De acordo com a consultoria HitWise, o site de compartilhamento de vídeos ultrapassou o MySpace como fonte de notícias e conteúdo sobre música. Segundo um relatório publicado semana passada, 6,35% dos internautas americanos buscaram informações e conteúdos sobre música no YouTube no fim de janeiro, contra 5,21% do MySpace.


Este ainda é considerado o porto seguro para quem pretende usar a internet para alavancar a carreira. Mas é no YouTube que as gravadoras - e os internautas - estão de olho. Foi lá, por exemplo, que a gravadora EMI descobriu a banda Pedra Letícia, de Goiânia, fenômeno que explodiu no site de vídeo, onde o grupo já contabiliza nada menos que sete milhões de visualizações, somados os vídeos de músicas como "Como você pode abandonar eu" e "Eu não toco Raul", entre outras.


Leia a matéria completa em:

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/02/09/publico-gravadoras-buscam-nova-musica-nas-redes-sociais-754322662.asp


Fonte: site do jornal O Globo



ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE VALE A PENA APOSTAR:


- Expô de Renan Cepeda. Na Galeria Tempo. (até este sábado)


- Expô “Sony World Photography Awards”. No Centro Cultural da Justiça Federal




DESTAQUES-MISCELÂNEA:


- Mercado Cultural. Na Rua do Mercado, na Praça XV (sáb)


- Inauguração do Museu da Favela (Muf). Na comunidade do Cantagalo, em Ipanema (sáb)


- 'De modo geral'. O evento reúne jornalistas e artistas no palco da casa de shows para discutir assuntos variados. Na Cinematheque Música Contemporânea (4ª feira)


ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Para os curiosos musicais:

- Recital de SLAM com Delphine II. (O Slam é uma poesia urbana à moda francesa, cantada como se fosse um “repente”). Na Aliança Francesa (nesta 6ª)

- Orquestra Voadora (afrobeat, trilha sonora de filmes, samba etc). No MAM (dom)


Para os pés de valsa:

- Batuque na Cozinha. No Centro Cultural Carioca (sex)

- Bom Malandro. Domingueira com dança de Salão Na Lapa 40º (dom)



Para os amantes do blues & jazz:


- Banca do blues. No Centro (nesta 6ª)


- Bourboun Festival Paraty. Em Paraty (neste sáb e dom)




Para a turma do “skindô, skindô”:


- Samba no Horto. No Clube 17 (nesta 6ª)


- Ensaios técnicos das escolas de samba. Na Marquês de Sapucaí (sáb e dom)




Para os miúdos:


- Bloco da Pracinha. Na Praça Pio XI, no Jardim Botânico (sáb)


- Grande Bailinho de Carnaval da Palavra Cantada. No Vivo Rio (dom)


- Desfile do Gigantes da Lira. Em Laranjeiras (dom)




Para os fãs da Pequena Notável:


- Aniversário de Carmem Miranda. No Museu Carmem Miranda (sáb e dom)




Para os poetas:


- Ponte de Versos. Na Livraria Da Conde. (2ª feira)


- Happy Bossa Poesia. No Bossa Lounge (3ª feira)




Para os saudosos de outros carnavais:


- Baile de Máscaras com João Roberto Kelly. No Rio Scenarium (3ª a 6ª)





INTERATIVIDADE:


Comentários (off blog):


- A NÉLIDA CAPELA, que tem os blogs Olhar Nômade, Lector in Fabula e TMS, gostou da dica do site Gengibre, dada aqui pelo blog.


- O RENATO ANGERT gostou do vídeo do T-mobile, que me foi enviado pelo ABELARDO.



Seguidores:


- A Gal é a nova seguidora do blog. Achei interessante o que ela faz: é consultora em organização de armários e/ou closets; quartos infantis; coleções; documentação; espaços utilizando Feng Shui; home-offices. Valeu, Gal!



Dicas de leitores (off blog):


- Como na semana passada, perguntei aqui se alguém conhecia lugares para comprar ervas, temperos e outras coisitas saudáveis, o amigo RENATO ALHADAS me deu a dica de que em qualquer feira-livre pode-se encontrar ervas, inclusive aquelas para perfumar, como alfazema. Valeu, Renato!





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS:


Gotham Rio:


A foto abaixo é de autoria de Márcio Vinicius Pinheiro, o Vinicius Doideira. Achei bem interessante. O Rio de Janeiro transformada para o visual noir de Gotham City e no lugar do Cristo, o Batman.


Clique na foto abaixo para vê-la em um tamanho maior




Site permite montar genealogias online e compartilhá-las


Existem por aí muitos sites de genealogia, mas que tal um totalmente gratuito onde você mesmo possa construir a árvore genealógica de sua família - e, o que é melhor, totalmente online, sem a necessidade de ferramentas externas? Esta é a concepção do TreeX.com, bolado pelo empresário Henrique Morize, ex-dono da lendária Openlink dos primórdios da internet brazuca.


A iniciativa nasceu da frustração de Henrique com os diversos serviços do setor presentes na internet.

- Você tem sites em que paga pela pesquisa genealógica, e no fim das contas tem que baixar um programa para construir a árvore localmente no seu PC - explica. - Minha ideia era fazer uma página em que as pessoas pudessem montar a árvore online e depois compartilhar.


Veja a informação completa sobre o site em:

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/02/09/site-permite-montar-genealogias-online-compartilha-las-754322653.asp


Fonte: site do jornal O Globo




Trocando Livros


Site para troca de livros com pessoas de todo o Brasil. Interessante. Veja:

http://www.trocandolivros.com.br




AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui




Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@uninet.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


2 comentários:

  1. Como sempre, mais uma semana com dicas interessantes e diferentes da Vilma!

    ResponderExcluir
  2. minha linda se "joga" na cozinha...é uma delícia quando vc se dispõe a fazer um prato...uma alquimia muito boa sai das nossas mãos...acredite!!!!
    bjs

    ResponderExcluir