20 fevereiro, 2009

Pra não dizer que não falei de Carnaval


Eu já não sou muito de Carnaval. Talvez porque tenha gasto toda a cota de samba que me foi concedida nesta vida (rss). Em ‘priscas eras’, quando as escolas desfilavam numa maratona de aproximadamente 20 horas, cheguei a sambar durante quase 12 horas seguidas. No final, o abuso fez com que minhas pernas – sem a minha autorização – começassem a bater uma na outra, feito loucas, sem que eu conseguisse controlar o espasmo ocasionado pelo baticum das baterias.

Ah...as baterias! A da Mocidade sempre foi um caso à parte: ”primeiro vai o repinique, depois o agogô” - dizia o magnífico Mestre André – e depois de cada grupo de instrumentos dar uma palhinha, ele gritava: “Agora...toooodo mundo!”. Quando eu ouvia isso, por Deus do Céu, tal qual um Fênix que renasce das cinzas, eu caía imediatamente no samba. rss)

A minha intimidade com o ritmo já fez com que alguns turistas me pedissem, no meio de um bloco de rua, para lhes ensinar alguns passos. Então, no meu inglês de nível intermediário, procurava explicar de forma didática: “finge que caiu água no chão e você pegou um pano para secar. Pise em cima do pano e, com os pés, comece a mexer o pano pra direita e pra esquerda, pra direita e pra esquerda.” Eles ficavam maravilhados e eu, como boa hostess carioca, ficava com a sensação de dever cumprido. (rss)

Por falar em inglês de nível intermediário, estou procurando algum estrangeiro(a) que queira conversar em inglês e português, pois gostaria de praticar mais o meu inglês, que hoje já alcançou o nível avançado (rss). Vocês conhecem alguém que se interesse?

Voltando ao Carnaval...

Devido ao meu passado de...digamos assim... “cabrocha” (rs), eu entendo perfeitamente as pessoas que desfilam em mais de uma escola de samba no mesmo dia ou saem em vários blocos. Mas hoje, confesso, não tenho mais vontade nem pique pra pular. Por isso, as dicas abaixo foram listadas principalmente para aqueles que preferem “sombra e água fresca” (rss).

Fora isso, as sugestões para os próximos dias também visam incentivá-los a explorar melhor a cidade, aproveitando os quatro dias livres. O Rio é lindo e tem cantinhos e atrativos pouco conhecidos. Aliás, vou passar a convidá-los, uma vez por mês - como já fiz em relação ao passeio do Choro na Barca (para Paquetá) – para uma atividade cultural ainda meio desconhecida por muitos. Neste mês, fica o convite informal: na 3ª feira de Carnaval com certeza vou à visita guiada ao Museu Histórico do Forte de São João na Urca, às 14h. Quem quiser ir é só entrar em contato comigo (vilma@uninet.com.br). Ainda há três vagas.

Bom Carná!


SEXTA:

Noite:

- Orquestra Popular Céu na Terra (Lapa)


SÁBADO:

Manhã:

- Bloco Céu na Terra (Santa Teresa)

Ou

- Café da manhã no Cake & Co (Humaitá) seguido de um “tchibum” nas Cachoeiras do Horto (Horto)

(almoço no Jardim Botânico e/ou Horto): bistrô do Jardim Botânico, Da Graça, Couve-flor, Fazendola

Ou

- Caminhada pela trilha da Cachoeira das Almas (Floresta da Tijuca)

(almoço na Floresta da Tijuca): restaurante Os Esquilos


Tarde:

- Sambajazz Trio (Copacabana)


Noite:

- Jazz no Drink Café (Lagoa)


DOMINGO:

Manhã:

- Copa Brasil de Motocross Freestyle (Barra) e/ou Praia da Joatinga (Joá)

(almoço em São Conrado): Restaurante Turino, no Shopping Barra Point (nos fundos do shopping e de frente para a Lagoa de Marapendi)

ou

- Cordão do Boitatá (Pça XV)

Tarde:

- Afroreggae (Ipanema)

- É do Pandeiro – bloco de pandeiristas (ver detalhes no site Bairro das Laranjeiras)

- Alugar uma bicicleta no Aterro (quase em frente ao Belmonte, na Praia do Flamengo, 300. Aproveite e coma um dos deliciosos pasteizinhos do boteco) e dar umas pedaladas no final de tarde.


SEGUNDA:

Manhã:

- segunda chance para fazer um dos programas sugeridos para o sábado (café da manhã e cachoeira)

Ou

(almoço): pegar a barca para Charitas (Niterói) e almoçar no Olimpo, que fica na estação de Charitas.

Tarde:

- Blocos de empolgação na Av. Rio Branco


TERÇA:

Manhã:

- Alugar um barco no quadrado da Urca e ir à Ilha de Cotunduba, que fica em frente à Praia Vermelha.

(almoço em Botafogo): Bar Urca

Ou

- Tomar uma ducha nas Paineiras (Cosme Velho)

(almoço em Botafogo): Emporium Pax do Botafogo Praia Shopping

Tarde: 14h

- Visita guiada ao Forte de S. João (Urca)

- Dar umas pedaladas de bicicleta no Aterro e depois assistir a apresentação da Orquestra Voadora – ritmos diversos: de marchinhas a trilhas de filmes (Aterro)

Noite:

- Assistir ao programa “Samba na Gamboa”, às 20h, na TV Brasil, apresentado pelo Diogo Nogueira (filho do João Nogueira) e dirigido pelo meu camarada Alexandre Montoro. (enviando uma frase sobre o programa, você concorre a assistir a uma gravação no próximo dia 2 de março)


===================================================



ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE VALE A PENA APOSTAR:


- Orquestra Popular Céu na Terra. No Rio Scenarium (nesta 6ª)



DESTAQUES-MISCELÂNEA:


- Caminhada pela trilha da Cachoeira das Almas. Na Floresta da Tijuca (sáb)

- Copa Brasil de Motocross Freestyle. Na Praia da Barra. Trecho do Quebra-Mar (sáb e dom)



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Para quem morre se não cair na folia:


- Bloco Céu na Terra. No Lgo do Curvelo, em Santa Teresa (sáb)

- Banda Sassaricando. Formada por músicos e cantores que estrelam o musical Sassaricando. Concentração na Rua do Russel, próximo ao Hotel Glória (sáb)

- Desfile de Blocos de Empolgação. Na Av. Rio Branco (sáb, dom, 2ª e 3ª)

- Cordão do Boitatá. Concentração na Rua do Mercado (Pça XV) (dom)

- Afroreggae. Concentração no Posto 9, em Ipanema (dom)

- Orquestra Voadora – ritmos diversos: de marchinhas a trilhas de filmes. Nos jardins atrás do MAM (3ª feira)

Agenda completa dos blocos no blog Rio Etc.


Para os fãs do Led Zepelin:

- Show do Black Dog. No Rio Rock & Blues (nesta 6a)

- Cinelouge DaConde. Filme: "The Song Remains the same”. Na Livraria Da Conde (na 5ª)


Dos Beatles:

- Eleanor Band. No Severyna (sáb)


De Jazz:

- Sambajazz Trio. Na Modern Sound (sáb)

- Jazz no Carnaval. No Drink Café (sáb)


Para os miúdos:

- Downtown Folia. No Shopping Downtown (sáb, dom, 2ª e 3ª)



INTERATIVIDADE:

Comentários:

- Agradeço os elogios da NÉLIDA e os comentários da RANUZIA, que tem o blog Cabeça de Mulher, me dando força para as minhas empreitadas culinárias. ;o) Aliás, Ranuzia, não consegui encontrar o teu email no teu blog. Se puder, envie-o pra mim, tá legal?

Os dois comentários podem ser lidos => aqui (no final da página que abrir)


Seguidores:

- Mais uma! Seja bem vinda CAROL! (A Carol mantém o blog Meia Listrada, de poesias).


Dicas de leitores

(No blog)

- A HILDA ARMSTRONG dá a dica de bloco e orquestra => aqui (no final da página que abrir)

(off blog):

- A GAL, uma das mais recentes seguidoras do blog, mandou a dica da Feira Orgânica que rola toda 5ª feira na PUC.





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS:


Fernando Rabello, que mantém o blog Images & Visions, sobre fotografia, colocou um post sobre um ensaio fotográfico feito com atores conhecidos que é bem interessante. Foram clicados atores que eu adoro, como Robert Downey Jr. (na foto ao lado) e Sean Penn.

Há também um post sobre a exposição de Otto Stupakoff, que inaugura a nova galeria no piso térreo do anexo recém-construído do Instituto Moreira Salles.


AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui


Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@uninet.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br



Um comentário:

  1. Vilmoca, que surpresa!!! Quer dizer que vc já foi cabrocha mesmo?!?! Adorei a cobertura para o Carnaval, aliás tava contando com ela pois eu queira ou não queira, vou cair na folia:trabalhando fazendo cobertura para o blog de uma amiga, acredita?! Segue o link dele: http://paraibavermelha.zip.net/

    E suas dicas continuam de primeira!!!!

    Por isso que eu indico e reindico este blog!!
    Valeu Vilma, beijos e bom feriado com folia momesca ou descanso merecido :O)

    ResponderExcluir