30 julho, 2009

Profissões incomuns


No post de hoje resolvi apresentar para vocês quatro pessoas que têm profissões incomuns e/ou que desenvolvem trabalhos interessantes. Conheci todas elas na semana passada em dois aniversários de amigos meus, que, coincidentemente, foram realizados no mesmo “point”: a mureta do Bar Urca. Nada mais carioca. E um cenário perfeito para papos infindáveis regados a bolinho de aipim, pastel e chopp.



Liliane de Souza Seixas


Liliane é bióloga com ênfase em Ornitologia, ou seja, ela estuda as aves, é ornitóloga. Quis logo saber como podemos chamar as pessoas que gostam de fazer observações de pássaros, e ela me respondeu que estes são os ornitófilos.


O dia a dia da profissão pode ser bem incomum. Liliane fala, por exemplo, da rotina de quem trabalha com o monitoramento das aves em Floresta Atlântica: “Neste caso é necessário chegar ao local de trabalho antes do amanhecer pois é de manhã bem cedo e ao entardecer que acontecem os picos de atividade deles. Portanto, tem que acordar de madrugada e passar bastante tempo dentro da floresta.”


Ela diz que, por ser muito rica e diversa, a nossa avifauna tem grande atenção internacional e que vem desenvolvendo trabalhos e descobertas importantes, como novas estruturas de pena.


INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA: Qual foi a coisa mais estranha, exótica, esdrúxula que você já fez trabalhando nesta área?


- Eu diria que a minha profissão exige um certo preparo físico para caminhadas às vezes longas; não ter pânico de animais, como insetos, aranhas, cobras e outros que possam cruzar o seu caminho, e não ter vergonha de ter que fazer da floresta seu toalete emergencial.


Abaixo, alguns sites que a Liliane indica para se interessa pelo assunto:


- Uerj: http://www.ecoaves.uerj.br

- Museu Nacional http://www.ornitologia.mn.ufrj.br/setor.html

- Sociedade Brasielira de Ornitologia: http://www.ararajuba.org.br/sbo/index.htm

- Fotos de Aves: http://www.wikiaves.com.br





Luciana Freitas


A Luciana Freitas trabalha na produtora Modo Operante, que desenvolve filmes, clipes, trilhas, etc.


Papo vai, papo vem, a Luciana me falou de um dos trabalhos mais recentes da produtora: o documentário “Nada sobre meu Pai”.


Fui no site checar o trailer e digo: não tem como não ficar impactada. Daí resolvi saber mais da Luciana como é que surgiu a idéia deste filme e qual foi a via-crúcis para realizá-lo, pois se fazer filme neste país é o “ó”, imaginem documentário!


INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA: Fala aí, Luciana, de onde veio a idéia do “Nada sobre meu Pai”?


- A diretora e roteirista Susanna Lira não tem o nome dela no registro de nascimento e não sabe quase nada sobre seu pai. Nenhuma foto. Pouquíssimas informações. Isso nunca chegou a ser um problema até sua filha começar a questionar sobre esse lado da família que ela desconhecia. Ao assistir o filme "Tudo sobre minha mãe", de Pedro Almodóvar, Susanna resolveu investigar a questão da ausência paterna do Brasil.


O documentário, em longa metragem, mostra o que um espaço em branco na certidão de nascimento pode acarretar: a “blindagem” do pai, que não se sente obrigado a reconhecer filhos concebidos fora do casamento ou em relações não estáveis; a solidão das mães que criam seus filhos sem o apoio paterno; e os filhos que buscam respostas para parte desconhecida de sua história, memória e identidade.


INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA: Qual o depoimento do filme que mais te impressionou?


- O de Alexandre, de Planaltina: " Eu sinto falta de chamar ‘pai’. Aí eu me inspirei nele, no meu filho. Eu falei, “filho, quem é o meu pai?”. Ele sabe quem é. Ele sabe e eu me sinto feliz. Esse aqui é o meu ‘pai’ verdadeiro, que cuida de mim, me dá carinho também, né filho? ...o vazio todo na hora de chamar de pai, aí eu chamo meu filho de pai. Me deixa muito feliz."


Confiram abaixo o trailer do filme, que tem previsão de estréia no segundo semestre de 2010:



Clique => aqui para ler a matéria que foi feita sobre o filme na Revista Época





Pangella e Cristina


Este casal, acompanhado do filho Bruno, tem um trabalho pra lá de incomum: eles trabalham em altura, fazendo a manutenção e limpeza de torres, prédios, etc.


Segundo Pangella, um dos “aperreios” deste tipo de atividade é o tempo, ou sejas, se faz frio com vento ou se está muito sol: “Geralmente quando limpamos vidros de fachadas e está sol, o sol reflete no vidro e esquenta o nosso lado da frente. As costas também ficam quentes por insolação direta. Ou seja, ficamos como frango em padaria”, brinca ele.


O casal conta que o trabalho em altura é um mercado promissor tendo em vista que, cada vez mais, os prédios estão sendo revestidos com vidros (por questões ambientais). “Em um futuro próximo – diz Pangella - os vidros serão inteligentes com células de captação de energia solar e assim, todos os vidros terão que ser limpos”



INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA: Qual o trabalho que mais deu "frio" na barriga?


Pangella: Dá friozinho na barriga toda vez que vemos um reservatório de água de 22 metros todo ferrado, com ferrugem e tinta fosca (rss). Mas depois que a gente se pendura, limpa, esfrega, pinta e ele fica lindo, esquecemos tudo (rs).


Agora, aquele frizinho danado, que corre pela espinha, que seca a boca de tanta adrenalina aconteceu quando nos penduramos no letreiro do Othon, em Copacabana, com 34 andares para verificar o letreiro. A única coisa que eu pensava era: ´Se eu cair daqui, nem o anjo da guarda vai conseguir acompanhar a minha queda! (rs)


INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA: Qual a parte mais legal deste tipo de trabalho?


- Pegar a Cris e dar uns beijos nela em pleno ar (e nos divertimos imaginando as pessoas lá embaixo pensando que são dois homens se beijando), pintar os pelos do braço do Bruno (o filho do casal) com tinta esmalte sintética, esguichar detergente nele. Enfim, é divertido. (rss)


Um pouco mais sobre o trabalho deles vocês podem ver no site deles:

www.pangella.ppg.br


Clique => aqui para ler uma matéria que a Revista Veja fez com eles.



000--------------000




Antes determinar, duas coisas:


- Em primeiro lugar, meus agradecimentos ao jornal Destak pela divulgação do blog (página 15 do jornal) na última quarta-feira.



- Em segundo lugar queria avisar que, aos pouquinhos, a formatação do INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA vai mudar para facilitar o seu acesso, querido leitor. ;o)

A partir de agora, clicando em "SEXTA", "SÁBADO" ou "DOMINGO" logo aí abaixo, você irá direto para o respectivo dia na AGENDA CULTURAL.

E na página da AGENDA CULTURAL agora você terá a opção de clicar no dia que lhe interessar e ver somente as opções deste respectivo dia.

Espero que aprovem as mudanças. ;o)





SEXTA:


Noite:

- Light ao cair da Tarde: Dixie Square Band. (Centro)




SÁBADO:


Manhã:

- Expô Dress Tents (Centro)

- Expô World Press Photo 2009. (Centro)

- Expô “Le Corbusier, entre dois mundos”. (Centro)


Tarde:

- A Poesia do Encontro. Com Elisa Lucinda e Martha Medeiros. (Botafogo)


Noite:

- nadica de nada (rss)



DOMINGO:


Manhã:

- Troca Mensal da Guarda no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (Aterro)


Tarde:

- Grande Prêmio Brasil (Gávea)


Noite:

- Palestra “A paz começa com você.” (Copa)

- Domingueira Bom Malandro. (Lapa)




EU RECOMEEEEENDOO


Arte & Chocolate


Já provei e recomendo os produtos da Arte & Chocolate. Tudo é muuuito gostoso!


O pão de mel é feito com um mel vindo de Minas, essas coisas. ;o)


No primeiro plano da foto, aparece o cookie e o pão de mel individual, no segundo, o brownie e o pirulito pão de mel, e no terceiro, o petit gateau (que é uma delícia) e muffin.


Os preços variam de R$ 1,20 (o pão de mel individual) a R$ 3 (petit gateau).


A Sônia, responsável por estas coisas gostosas, aceita encomenda pra festa, para as quais oferece, entre outras coisas, pirulito de pão de mel decorado e bolo de brownie.


A barraca da Arte & Chocolate fica às sextas e sábados na Pça Bem Gurion e domingo na Pça. São Salvador, ambas em Laranjeiras. Tel de contato: 88777599 e 22857599



Grande Prêmio Brasil.


Eu amo cavalos e, às vezes, matava aula na faculdade, que fica perto do Jockey, só para ir acompanhar os páreos.


Já vi algumas edições do Grande Prêmio Brasil e é uma emoção só. Por isso recomeeeendo mesmo esta 77ª edição, que acontece no domingo à tarde.




Recital da harpista Cristina Braga e do contrabaixista e violonista Ricardo Medeiros.


Sempre vou recomendar os recitais da Cristina e do Ricardo, pois o resultado do trabalho deles é realmente digno de nota. Vai rolar no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (na 4ª feira)






ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA




"Viver Sem Tempos Mortos". O espetáculo será seguido, sempre, de um debate com a participação de Rosiska Darcy e Fernanda Montenegro No Teatro Oi Futuro (6ª, sáb e dom). Obs: os ingressos devem ser comprados com antecedência


- Para o público feminino: A Poesia do Encontro. Com Elisa Lucinda e Martha Medeiros. Na Casa Poema (sáb)


- Grande Prêmio Brasil. Grande evento do turfe brasileiro. No Jockey (dom)


- Paulo Moura No Mas Será o Benedito (5ª)




Sexta-feira/ Sábado / Domingo

2ª feira / 3ª feira / 4ª feira/ 5ª feira





DESTAQUES-MISCELÂNEA



- Mostra “Rebobine, Por Favor” (o público pode participar de uma oficina para fazer um filme na hora). No CCBB (até dia 9 de agosto)

- Sextas Improvisadas (teatro de improviso). Na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo

- Projeto Turismo a Pé na Zona Oeste. Colinas da Boiúna / Catonho (Jacarepaguá) (sáb)

- Ônibus turístico: Conheça as Maravilhas de Niterói (sáb e dom)

- Mastercasa 2009. No Castelo de Itaipava (até 9 de agosto)

- Troca Mensal da Guarda no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. No Aterro do Flamengo (dom)

- Um domingo na Casa de Rui Barbosa. Visita Guiada: Um mistério paira sobre a Casa de Rui Barbosa é uma atividade baseada no livro Assombração na Casa de Rui Barbosa (dom)

- Palestra Concerto: Os Opostos Do Violão - Música Brasileira E Espanhola + Dança. No Museu Primeiro Reinado (3a)


Sexta-feira/ Sábado / Domingo

2ª feira / 3ª feira / 4ª feira/ 5ª feira




ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO


Tribo “Cinema + debate”:


- História da Filosofia através de 40 filmes. Filme do dia: “Crimes e Pecados”, de Woody Allen. Na Caixa Cultural RJ (sáb)


- Cineclube Ciência em Foco: 'Solaris' e palestra de Braulio Tavares. Casa da Ciência da UFRJ (sáb)




Tribo quanto mais trash, melhor:


- Cineclube Phobus. Filme do dia: “O Monstro do Mar Revolto”. No SESC Tijuca (sáb)




Tribo “Dois pra lá, Dois pra cá”:


- Gafieira do Lapa. No Lapa 40º (sáb e dom)




Tribo “Namastê”:


- Palestra “A paz começa com você.”. No Brahma Kumaris de Copacabana (dom).



Sexta-feira/ Sábado / Domingo

2ª feira / 3ª feira / 4ª feira/ 5ª feira




INTERATIVIDADE:



Anuncie seu trabalho / produto:


A Cristina Loureiro corta as suas madeixas e as deixa no ponto que você quiser. Tá precisando aparar as suas? Eu aparei as minhas (veja as fotos aí ao lado). No “cafofo” da Cris você também pode desfrutar de outros serviços de beleza.


O Robson Oliveira é desenvolvedor de sistemas e, com a experiência adquirida em grandes empresas, apresenta seu novo negócio.


Veja os dois anúncios => aqui (no final da página que abrir)



Novos Seguidores:


Bem vinda a bordo, Nanny!



Comentários:


Agradeço os comentários da Roseli e da Cláudia, que disse que já esteve no Morro da Conceição em um passeio de bicicleta (ela está em primeiro plano).


Veja só a foto ao lado.


Para quem está lendo o blog pela primeira vez, gostaria de avisar que o Blog vai organizar um passeio ao Morro da Conceição. Quer saber detalhes:? Leia o post "Promessas de meio de ano"




SITE INTERESSANTE


Wikimapa


O Wikimapa é um mapa virtual georeferenciado de ações e ativos, alimentado de forma colaborativa pelos mais diversos participantes, por meio do telefone celular ou internet.


(...)


O diferencial do projeto é o mapeamento de ruas e vielas de comunidades de baixa renda – até então não realizado pelos serviços de pesquisa e visualização de mapas na internet – além do mapeamento de ativos dessas comunidades, realizado pelos próprios moradores.


Link:

http://wikimapa.org.br





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS



Organizar casamento dá um trabalho danado, então nada como, na hora H os padrinhos, madrinhas e noivos se divertirem um pouco. ;o)


clique no vídeo abaixo





Astronomia no Largo da Carioca: o público é a estrela [4 e 8 de agosto]


As pessoas que passarem pelo Largo da Carioca entre os dias 4 e 8 de agosto se surpreenderão com uma tenda de 450 metros quadrados montada em pleno Centro do Rio de Janeiro. Dentro, haverá atividades diversas sobre astronomia e ciências, como oficinas, mostra de filmes, planetário inflável, palestras de curta duração e observação do Sol através de telescópios.

Trata-se do projeto Astronomia no Largo da Carioca: o público é a estrela, realizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) com o objetivo de levar às ruas conceitos de astronomia básica contemporânea, promovendo o encontro da ciência com o grande público. A visitação à Tenda, no Largo da Carioca, poderá ser feita de terça à sexta-feira, de 08:30h às 17:30h, e sábado, de 10h às 18h.


Leia a programação completa em:

http://www.rioecultura.com.br/materias/materia.asp?materia_cod=73





Cinema 4D


O Center Shopping Rio está exibindo trechos de filmes em terceira dimensão com temas como No Fundo do Mar, Uma Mina Abandonada e Jornada nas Estrelas. As exibições acontecem em uma sala especial, montada na Praça de Eventos do estabelecimento.


Além das imagens em terceira dimensão, a sala ainda promete muitas surpresas, como o movimento dos bancos de acordo com o que acontece nas telas. A atração utiliza tecnologia de ponta e pode ser usada por crianças a partir de cinco anos.


Segunda a sexta, 10h às 22h; domingo e feriado, 15h às 21h.


No Center Shopping Rio (Avenida Geremário Dantas, 404, Jacarepaguá

Tel: 3312-5001.


Até dia 17 de setembro.


Preço: R$ 5,00.





Expô Harley-Davidson.


Modelos de todos os tempos estarão nesta mostra, além de textos contando a história desta lendária marca de motos.


No Shopping Downtown – praça do chafariz

End: Av. das Américas, 500.


Até até 9 de agosto.




Teatro Fast-Food


(pena que iniciativas como esta não se ache no Rio. Alguém, por favor, copie. rss)


Dentro de uma cabine de acrílico no centro de São Paulo, o projeto Drive-Thru permite ao espectador escolher qual das cenas rápidas e baratas deseja ver.


(...) A dinâmica é simples: um local de fácil acesso, uma cena rápida, barata e que aproxima o teatro da plateia, inclusive quem não tem acesso aos grandes teatros - principalmente devido aos preços exorbitantes cobrados, muitas vezes.


(...) As cenas duram de três a quatro minutos e o cenário é uma cabine de acrílico, com dois metros de comprimento por um metro de largura. Dividida ao meio por uma parede de vidro, a intenção é separar o produto do consumidor, criando uma relação de compra e venda. O espectador é recebido pelo funcionário do mês, que fica na parte de fora, ao lado do menu.


Leia a matéria completa em:

http://www.guiadasemana.com.br/Rio_de_Janeiro/Artes_e_Teatro/Noticia/Teatro_Fast_Food.aspx?id=56245




Chinês invisível


O trabalho deste artista plástico é interessante. Vejam:




Mais fotos no Blog da Metrópole, do Estadão:

http://blog.estadao.com.br/blog/metropole/?title=um_artista_urbano_o_chines_invisivel&more=1&c=1&tb=1&pb=1





AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário