10 julho, 2009

Pequenos prazeres que nos deixam felizes e coisas que nos tiram do sério



No início deste ano resolvi comprar uma jardineira para plantar umas sementes de tomate-cereja. Depois de uma longa, longa, loooonga germinação, com ameaças de “tomaticídio”– alguns pés começaram a morrer até eu perceber que o outono havia chegado, fazendo rarear a dose diária de sol que eles recebiam na varanda e me obrigando a transferi-los de lugar – os tomatinhos finalmente brotaram! Foram apenas cinco, mas acrescentei a eles uma porção de lentilha e cebola e...voilá...eis que, de repente, se transformaram numa deliciosa salada! (rss)

Coisa bacana é poder tirar prazer de coisas simples assim. Se pararmos para pensar, há uma lista enorme destes pequenos prazeres.

Cito outro recente (para mim): participar do programa de caminhadas “Mexa-se, Laranjeiras”, criado pelo amigo Alceu, que não só nos permite ver o bairro de outros ângulos, como também nos dá o prazer de conhecer outras pessoas e conviver um pouco mais com as já conhecidas.
Andar na rua com este solzinho outono/inverno já é um motivo para ficar de bom humor. Desejar bom dia pra alguém e receber o mesmo cumprimento de volta é uma ótima maneira de começar o dia. Poder ajudar alguém a fazer algo que pra ela é difícil, mas para você é fácil é gratificante.

No meu prédio tem um casal que é conhecido pelo seu mau humor. Sempre que eles entram no elevador não cumprimentam ninguém ou respondem ao cumprimento entre os dentes, como se aquilo lhes custasse muito. Mas eu nunca me abalei e decidi que torná-los mais sociáveis comigo passaria a ser um desafio pessoal (rss).

Depois de...sei lá...uns dois anos dando calorosos “Bom dia!”, “Boa tarde!” e “Boa noite!”, sempre com um sorriso no rosto, olhando direto nos seus olhos, sem dar a eles a menor chance de desviarem o olhar, parece que finalmente obtive sucesso: este ano já trocamos alguns comentários sobre...o tempo! Olha que progresso! (rss). Afinal de contas, não posso deixar que nenhum vizinho mau humorado contribua para azedar o meu dia. ;o)

Também recebo pequenas dádivas diárias que fazem a minha vida ficar mais fácil: alguém que resolve me cobrar menos por algum conserto, uma empresa que me resolve um problemão por telefone – me economizando tempo por não ter de ir até lá, um amigo que me ajuda com uma dúvida sobre internet, e por aí vai.

Claro que há coisas que nos tiram do sério: problemas com companhias telefônicas, bancos, administradoras de cartão de crédito e planos de saúde estão no topo da lista como causas de estresse. Mas já aprendi que contra todos os infortúnios causados por estes serviços existe a via do processo judicial, que invariavelmente dá ganho de causa ao reclamante. Portanto, são problemas que, mais cedo ou mais tarde, serão solucionados – mesmo que não cem por cento como gostaríamos.

Problemas de trabalho, saúde e família é que eu acredito que são os mais difíceis de serem resolvidos, principalmente do ponto de vista emocional. Mas se passamos mais tempo pensando na solução do que nos lamentando pelo problema, acho que temos mais chances de minimizar o sofrimento.

No budismo existe a premissa de que o que acontece em nossas vidas é fruto de nossas ações. Por isso, quando tenho um problema que se torna freqüente, procuro investigar – ainda que não seja budista – no que estou fazendo de errado e ver qual é a minha contribuição para aquele problema – além, é claro, de procurar descobrir que outras causas ele pode ter. Em seguida, busco a solução. Mas...se este processo demora muito, recorro mesmo é ao catolicismo, onde a regra é pedir ajuda a Papai do Céu. (rss)

Agora...voltando aos pequenos prazeres...

Vocês têm visto que “luão” lindo tem feito estes dias? ;o)




SEXTA:

Noite:
- Light ao Cair da Tarde. Com Victor Biglione. (Centro)



SÁBADO:

Manhã:
- Resolver pendências da semana

Tarde:
- C'est Si Bon 2009 (festival de cultura francesa) (Copacabana)

Noite:
- Arraiá na Praia de Copacabana.



DOMINGO:

Manhã:
- tomar café fora

Tarde:
- Domingueira Soul, Baby, Soul! (Centro)

Noite:
- absolutamente nada



NOTÍCIAS INTERESSANTES


Inclusão digital chega à orla de Ipanema e Leblon

A inclusão digital por meio do acesso gratuito sem fio à internet acaba de chegar à orla de Ipanema e Leblon. Os próximos locais a serem beneficiados pelo projeto são a Avenida Brasil e municípios da Baixada Fluminense.

Leia a matéria completa em:
http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=5563

Site do Orla Digital:
http://www.orladigital.coppe.ufrj.br/index.php

FONTE: Boletim da FAPERJ




Anima Mundi - 17º Festival Internacional de Animação do Brasil.

É um festival anual que traz ao público brasileiro uma seleção com os melhores filmes e vídeos nacionais e internacionais do mundo da animação. Apresenta curtas, longas-metragens, seriados e comerciais realizados em diversos estilos visuais, linguagens narrativas e técnicas de animação. No Centro Cultural do Banco do Brasil, Casa França-Brasil, Cine Odeon BR, Oi Futuro e Estação Botafogo. Programação completa no site http://www.animamundi.com.br



ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA


- Light ao Cair da Tarde, com Victor Biglione. No Centro Cultural Light (nesta 6ª)

- Show de Luiz Melodia e Baia. (em shows separados). No Circo Voador (5ª)



DESTAQUES-MISCELÂNEA:


- Mastercasa 2009. No Castelo de Itaipava (até 9 de agosto)

- C'est Si Bon 2009 (festival de cultura francesa). No Forte de Copacabana (sáb, dom, 2ª e 3ª)

- Projeto Turismo a pé na Zona Oeste. Neste domingo: Travessia Piabas / Grumari (dom)

- Celebração dos 100 anos do Theatro Municipal. Visitas guiadas e concerto na Cinelândia à noite (3ª)

- Astronomia para Poetas 2009. Na Casa da Ciência da UFRJ (3ª)

- Cineclube do Jardim. No Centro de Visitantes do Jardim Botânico (3ª)


ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Quem gosta de festa “julina”:

- Arraiá na Praia de Copacabana. Nos Quiosques Chopp Brahma e Pizza in Koni (6ª e sáb)
- Arraiá da Fundição.Com Elba Ramalho Na Fundição Progresso (nesta 6ª)


Pequeninos:

- Musical infantil "Um Rei em Paquetá". Na Sala Municipal Baden Powell (sáb e dom)
- Conversa ComVerso. No Shopping Barra Garden (sáb)
- Mímica para crianças No Shopping Barra Garden (sáb)


Fãs de música clássica:

- Petrobras Sinfônica em programa francês. Na Sala Cecília Meireles (sáb e dom)
- Homenagem ao Maestro Silvio Barbato. Convidados: Leo Gandelman, sax. Cláudia Riccitelli, soprano. Turíbio Santos, palestrante, entre outros. Na Sala Cecília Meireles (4ª)


Para os que gostam de sacudir o esqueleto:

- Phunk!. No Cinematheque Música Contemporânea (sáb)
- Soul, Baby, Soul! Na Estudantina (dom)
- Mambo que Sambo. Na Comuna do Semente (3ª)
- Baile Dançar Faz Bem. No Shopping Via Parque Shopping (4ª)


Para os tijucanos:

- “Pedala, Tijuca”. Saída: Shopping da Tijuca (dom)


Papo cabeça:


- Ciclo de Conferências "A França na ABL" . Tema do dia: "A recepção do pensamento e da literatura francesa no Brasil", com Sergio Paulo Rouanet. Transmissão pelo portal da Academia Brasileira de Letras (3ª)




INTERATIVIDADE:


Indicação de serviço:

O Joaquim Santos é Personal Life Coach. Já ouviu falar? Não? Veja o seu anúncio => aqui


Comentários:

Ainda não tive oportunidade de agradecer os comentários da LAURA PIRES, que tem o blog Caminho da Índia: Em busca da essencia, sobre Ayurvédica (que é um assunto que, por sinal, eu gosto bastante) e da ROSELI RAMOS feitos no post retrasado, sobre Michael Jackson. A Roseli fala de um baile que eu desconhecia, o Baile do Dinossauro. Veja => aqui

O post da Trilha Sonora rendeu comentários da HELENITA, da CLÁUDIA SARDINHA, do RENATO ANGERT, do EDUARDO GOMES e da ROSELI DA SILVA. O RENATO fala dos seus ídolos da música negra e o EDUARDO conta uma curiosidade sobre a música “Datemi um Martelo”, da Rita Pavone, que eu citei no post. Ficaram curiosos? Leiam os comentários => aqui



COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS



Tai-chi no Forte Copacabana

Tai chi, respiração vitalizante e alongamento dinâmico são exercícios orientais leves que melhoram a qualidade de vida. Para participar das aulas que estão sendo dadas no Forte Copacabana, bastar comprar a camiseta (R$ 15).

O horário das aulas é de 7h30 às 9h. Uma boa para quem mora na região ou arredores.

Tel: 3208-3818

FONTE: Revista de Domingo do JB




AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br

Aproveitem!Vilma GoulartBlog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA

Um comentário:

  1. Puxa Vilma, só mesmo vc pra inspirar a gente com teu bom humor certeiro e infalível. Imagine conseguir que o casal de vizinhos "fechadões" começassem a se comunicar contigo? Só vc mesmo... :-)
    Bjs!
    Malice

    ResponderExcluir