21 setembro, 2009

Passeio ao Morro da Conceição / Lojas





O Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA

quer levar todos aqueles que têm curiosidade em descobrir novas facetas da cidade maravilhosa para conhecer pequenos tesouros cariocas dos quais poucos ouviram falar, o lado B do Rio de Janeiro.



DATAS:


14 DE OUTUBRO (4ª feira) e

24 DE OUTUBRO (sábado)



MORRO DA CONCEIÇÃO:



O Morro da Conceição é um destes cantinhos especiais do Rio de Janeiro. Um dos poucos morros da cidade que não tem favela. Lá reina a paz absoluta. Cheio de casas antigas e alguns ateliês de artistas plásticos - por conta disso, a região chegou a ser apelidada de “Montmartre Carioca” -, o lugar também é sede da Fortaleza da Conceição, que foi construída para proteger a cidade depois que o francês René Duguay-Trouin “ seqüestrou” o Rio em 1711.


No alto do morro se encontra o Observatório do Valongo e no sopé do morro, a Pedra do Sal, berço do samba carioca.


Uma das atrações deste passeio é andar por ruelas e becos sinuosos, que nos fazem desvendar um tipo de vida que só existe mesmo em locais como este: a calma, a tranqüilidade, o encontro dos moradores no único boteco do morro.



A Fortaleza da Conceição, com certeza, é outro motivo para passar algumas horas por ali. Criada para proteger a cidade das invasões francesas, ela abriga alguns atrativos, como as masmorras onde estiveram alguns inconfidentes, a capela que virou uma enorme biblioteca e um poço antigo. E além disso...uma bela visão da Baía de Guanabara.



LOJAS

TRAPICHE CARIOCA E

MUNDO TEATRAL



Trapiche Carioca:


A loja Trapiche Carioca fica na antiga fábrica do Chocolate Bhering, no Santo Cristo. É um enorme galpão cheio de móveis e objetos coloridos que dão água na boca.


O Jorge Garcia, dono do lugar, é um aficcionado por estas coisas antigas e sai pelo país afora caçando pequenos tesouros como as malas da Panair ou como uma mesa que tem 200 anos e servia, também, como transporte! Lá a gente também encontra malas de couro antigas, telefones de galalite, geladeiras antigas, baleiro, balanças, escotilha, lanterna de sinalização de navio, engradados de Coca, etc.



Mundo Teatral:


Nesta mesma rua tem uma outra loja que instiga a curiosidade: o Mundo Teatral, com quase 100 anos de fundação! Lá são encontrados figurinos, adereços e fantasias para produtor de teatro nenhum botar defeito, como, por exemplo: o trono, coroa e cetro do concurso MISS BRASIL, até a década de 70, sempre pertenceram ao acervo. Martha Rocha, Yeda Maria Vargas e Vera Fisher utilizaram essas peças, inclusive, existe registro fotográfico no Almanaque da TV e outros.




14 de

outubro

(4ª feira):


MANHÃ:

- Praça Mauá / Morro da Conceição & Fortaleza / almoço


TARDE:

- Santo Cristo (onde ficam as lojas)


Dia 24 de outubro

(sábado)


MANHÃ:

- Santo Cristo (onde ficam as lojas) / almoço



TARDE:

- Praça Mauá / Morro da Conceição



Obs: este passeio do dia 24 não inclui a Fortaleza, que só abre nos dias de semana.




Você também pode optar por ir ao passeio só da parte da manhã ou da tarde.


É tudo GRÁTIS.

O único custo será com o transporte.


Ficou interessado? Então envie um email para: vilma@informacaodeprimeira.com.br



Promoção:


Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA




Um comentário:

  1. O seu blog está cada vez mais incrementado com grandes dicas e inovando sempre! Grande Vilma!
    Que pena que não estarei no Rio para participar do passeio... registre o evento e publique as fotos, prá dar um gostinho prá quem mora longe dessa maravilha de cidade!
    Zoé

    ResponderExcluir