19 março, 2010

Chega de mazelas


Eu poderia dar continuidade ao post da semana passada, onde comentei sobre o chororó do governador Sérgio Cabral ao saber que talvez tenha de dividir os royalties do petróleo com o resto do país. Também poderia falar da manchete mais recente, dizendo que perdemos mais com o ICMS. Ou até opinar sobre as recentes polêmicas envolvendo jogadores de futebol e cantores suspeitos de ligações com o tráfico.


Mas chega de mazelas. Vamos falar de coisas boas. Hoje resolvi esmiuçar um pouco mais a agenda cultural da cidade prevista para este final de semana, de forma a mostrar como a cidade ainda tem atrações que nos fazem ter orgulho de viver aqui.


Vamos lá!


São Cristóvão recebe neste final de semana dois eventos interessantes. O primeiro é o Encontro Mensal de Veículos Antigos. Programa de homem? Talvez. Mas eu sou mulher e curto essas coisas. Portanto, tudo é uma questão de gosto. (rss). O evento acontece no Museu Militar Conde de Linhares, que fica ao lado da Quinta da Boa Vista.


Se a ideia, no entanto, é fazer um programa mulherzinha, São Cristóvão também pode ser incluído no roteiro, pois de 18 a 21 de março o bairro vai sediar o Circuito de Moda Brasileira, onde o mulherio pode comprar peças com até 7º% de desconto nas lojas de fábricas das marcas que participam do evento. Pra quem não sabe São Cristóvão é um polo de moda.


Quer ver um programa que vai agradar a família toda? Zoológico de manhã com a garotada, depois dar um pulinho na exposição de carros antigos, almoçar na Feira de São Cristóvão e enquanto a mulher bate perna nas lojas de marca, o homem pode ir ao Museu de Astronomia – que fica pertinho da Feira de São Cristóvão – conhecer um pouco mais sobre os mistérios do céu e das estrelas.



Pena que o Museu do Primeiro Reinado, onde morava a Marquesa de Santos, fica fechado aos sábados e domingos. Lá tem uma passagem subterrânea que...dizem...D.Pedro I usava para “visitar” a marquesa quando batia a saudade. Ou...o tesão, melhor dizendo. ;o)


Vindo mais para o Centro da cidade há uma ótima opção para quem curte música clássica. Sei que não é todo mundo que gosta deste tipo de musica - eu mesma não sou lá muuito fã - mas de vez em quando, acreditem, faz um bem enorme à alma escutar uma música mais suave. Pois bem: a Igreja da Candelária tem apresentado uns concertos muito interessantes. Fui a dois deles nas últimas duas semanas e fiquei encantada. Primeiro porque a acústica é maravilhosa, segundo porque a igreja é linda e terceiro porque as orquestras que se apresentaram eram ótimas. Por isso recomendo com louvor uma visita à Candelária, ainda mais porque quem se apresenta neste sábado é a Orquestra Petrobras Sinfônica. (na quarta é a Banda dos Fuzileiros Navais tocando gaita de fole!)


Pra finalizar, indico uma atração aqui do bairro. O grupo vocal Os Men The Sá se apresenta no Casarão de Austragésilo de Athayde, uma construção de estilo colonial, onde podemos debruçar na murada da varanda para apreciar o jardim da casa onde viveu o grande escritor.


O Casarão fica no Cosme Velho, mas em Laranjeiras, a algumas quadras de distância, os interessados também podem curtir um outro programa musical. Aos sábados acontece, por volta de meio-dia, o Chorinho da General, na Rua General Glicério, uma das mais conhecidas de Laranjeiras. Os músicos (profissionais) tocam no meio de uma pracinha onde ficam rodeados pelo público. Perto dali rola uma feira livre e estrategicamente localizada perto dos músicos, fica a barraca do pastel do Bigode, que fica lotada, pois afinal de contas, nada melhor do que aliar um bom belisquete a uma boa música. ;o)


Espero que as dicas tenham sido úteis. Se forem a algum destes programas, prometem me contar depois? ;o)




SEXTA:


Noite:

- Jam Sessions (Barra)

- Show de Tomas Improta & Andréa Ernest Dias (Copacabana)

- Frejat (Jacarepaguá)

- Sextas Improvisadas (Humaitá)

- Mulheres Cantam Beatles (Lapa)



SÁBADO:


Manhã:

- Concertos da Juventude em Cartaz (Maracanã)

- Parque da Catacumba (arvorismo, rapel, tirolesa (Lagoa)


Tarde:

- Circuito Moda Carioca (São Cristóvão)

- Riomundi Feira Internacional de Artesanato (Gávea)

- Orquestra Petrobras Sinfônica (Centro)


Noite:

- Os Men The Sá (Cosme Velho) (ver detalhes no site Bairro das Laranjeiras)

- Songoro Cosongo. Formado por músicos da Argentina, Venezuela, Colômbia e Chile Convidado: o percussionista Marcos Suzano (Ipanema)

- Tennessee Bourbon Band. (Copacabana)



DOMINGO:


Manhã:

- Parque da Catacumba (arvorismo, rapel, tirolesa (Lagoa)

- Encontro Mensal de Veículos Antigos (São Cristóvão)


Tarde:

- Circuito Moda Carioca (São Cristóvão)

- Pixinguinha + Benedito’. Chorinho (Aterro)


Noite:

- Orquestra Criola (Lapa)


AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui





NOTÍCIAS INTERESSANTES



- Feirão Caixa Casa Própria 2010 no Riocentro


-ABL lança concurso de microcontos pelo Twitter: textos serão premiados com livro e dicionários


Leia a seção completa aqui




ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- Riomundi. Feira Internacional de Artesanato. No Jockey Clube do Rio de Janeiro (até 28 de março)




DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- Contando Histórias. Ciclo de palestras com autores de TV. Com Ricardo Linhares. No Teatro Municipal Café Pequeno (nesta 6ª)


- Discutindo Filmes em Cartaz. Filme a ser discutido: “Educação" No Espaço Telezoom (nesta 6ª)


- Encontro Mensal de Veículos Antigos. No Pátio do Museu Militar Conde de Linhares (dom)


- Palestra “Onde Investir em 2010”.Em parceria c/ XPEducação. Na Livraria Da Conde (3ª feira)


Leia a seção completa aqui



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Amantes da Harley Davidson:


- Show Os Cara de Pau. O diretor de marketing da Harley-Davidson, José Roberto, promove um encontro de fãs da Harley-Davidson para curtir uma noite roqueira com a banda Os Caras de Pau. No Rio Rock & Blues Club (5ª feira)


Leia a seção completa aqui



INTERATIVIDADE:



Anúncios:

- Tá precisando reformar sua casa? O Cival é empreiteiro de construção civil. Veja seu anúncio aqui (é o último anúncio da página)



Indique algum serviço que você tenha contratado ultimamente e que tenha aprovado.



Novos seguidores:


Ola, Patrícia Leite e José Carlos! Bem vindos a bordo! ;o)



Comentários:


Adorei os comentários do JORGE MENDES, IVAN GOULART e EDUARDO GOMES sobre a novela do Pré-sal!! Vejam os comentários aqui.



Para se tornar seguidor deste blog, clique aqui





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS




Clube dos Descobridores


Você conhece o Clube dos Descobridores da Casa da Ciência? Não? Lá o público tem acesso a softwares educativos, vídeos, livros e revistas e atividades para descobrir tudo relacionado aos 445 anos da cidade do Rio de Janeiro.


O Clube funciona de 3ª a 6ª, de 9h às 17h.


Confira aqui a programação.





1ª Mostra Artefacto Beach & Country Rio


33 ambientes, assinados por 41 arquitetos e decoradores. Entre eles, Maurício Nóbrega, Pedro Paranaguá, Paola Ribeiro e Joy Garrido. São milhares de itens garimpados ao redor do mundo, entre eles, móveis assinados por designers renomados como o egípcio Karim Rashid.


No Casa Shopping / Tel: 2108-8080




Móveis personalizados


No Gávea Garage (www.gaveagarage.com.br), que vende móveis usados, o cliente pode personalizar o móvel, imprimindo estampas em madeira, vidro, fórmica e plástico. Inclusive a sua própria estampa.


FONTE: Revista de Domingo do JB



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


Um comentário:

  1. Boas dicas. Gostei mesmo :)
    Montou um pacote completo do que fazer o dia todo.
    Vc podia fazer isso sempre..rs.
    bjs

    ResponderExcluir