05 fevereiro, 2010

O lixo nosso de cada dia (cont2)



NOTÍCIAS INTERESSANTES




Haiti lança o celular como instrumento de resgate



As histórias comoventes de pessoas que foram salvas sob os escombros no terremoto do Haiti fizeram com que cientistas descobrissem um meio e usar esses aparelhos como rastreadores, mesmo que o usuário – uma eventual vítima de desastres (terremotos, avalanchas etc) – esteja desacordado.


O aproveitamento da telefonia móvel para esta finalidade foi anunciada por pesquisadores alemães. A intensidade de sinal do celular será medida em cinco pontos distintos e com essas variáveis será feito um cálculo que permitirá indicar a posição do aparelho de telefone – e seu dono – com uma mínima margem de erro.


FONTE: Jornal da Conapub




Lixo paga teleférico no Complexo do Alemão



Quando o Estado decide ir além da mediocridade é capaz de surpreender o mais cético dos cidadãos. No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Obras anunciou uma interessante medida em prol da comunidade do Morro do Alemão. A primeira é a possível inauguração do teleférico, em setembro. O meio de transporte que interligará cinco pontos dos morros (Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha) à estação ferroviária de Bonsucesso deverá servir pelo menos 30 mil pessoas por dia. Detalhe: os usuários poderão pagar o teleférico com o bilhete único ou com lixo. Um programa de coleta seletiva está em curso e o material reciclável valerá a passagem do teleférico que já está com 60% do projeto construídos. Além de oferecer transporte rápido ao Morro do Alemão, o governo estadual fluminense agrega mais dois benefícios à sua iniciativa: reciclagem de lixo e atração de turistas cujo fluxo tem crescido com as reformas na comunidade.


FONTE: Jornal da Conapub




Moradores do Leblon buscam patrocínio para melhorar o bairro


Os moradores do bairro do Leblon cansaram de esperar pelo poder público para melhorar a qualidade de vida do bairro e estão em busca de patrocínio para a implementação de projetos para a melhoria do bairro – um dos melhores de toda a cidade.


Leia a notícia completa.


FONTE: Blog Rio Temporada




Campus Party 2010 - a festa da internet brasileira



O Campus Party é o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Dura uma semana e reúne milhares de pessoas. No Brasil a primeira edição aconteceu em 2008. Semana passada, em sua terceira edição, o evento abrigou 7 mil participantes que acamparam no local e conseguiu a façanha de ter quase 50 mil pessoas participando on line.


Os palestrantes de destaque deste ano foram Scott Goodstein, peça-chave da campanha presidencial de Barack Obama na internet, o "hacker" Kevin Mitnick e Lawrence Lessig, idealizador do sistema Creative Commons (sistema de direitos autorais).


Outras atrações do evento: um jardim robótico e robôs interativos direcionados ao público infantil, computadores de até 20 mil reais, além do "batismo digital" para aqueles que quisessem se familiarizar com a internet.


Quem não esteve lá pode ter uma ideia do que foi o Campus Party através do relato de Bob Wolheim, um dos profissionais pioneiros de internet no Brasil. Apesar de já não ser mais um garotinho, Wolheim achou tudo ótimo e diz que talvez o formato do Campus Party possa ser o início de uma outra forma de pensar o mundo.


Leia a opinião de Bob Wolheim sobre o Campus Party.




Mostra Internacional de Teatro de Animação



A Mostra Internacional de Animação (MITA), promovida pela PeQuod, uma das principais companhias de teatro de animação do país, com espetáculos nacionais e internacionais, apresentará ao público carioca um panorama do que há de melhor no gênero. A programação traz oito espetáculos premiados pelo mundo afora, com grupos vindos de Portugal, Argentina e Holanda, além de duas companhias brasileiras.


Entre os convidados internacionais, destaque para os Bonecos de Santo Aleixo, da cidade portuguesa de Évora, que retornam ao Brasil depois de longa ausência com seu repertório resgatando o século XIX, porém extremamente atual e divertido.


Destaques também para o espetáculo Dirk, performance da Cia. Electric Circus, da Holanda, que utiliza tecnologia avançada para dar asas a uma boa ideia. Dirk é um mendigo, um boneco autômato em tamanho natural, criado pelos holandeses e controlado à distância. Dirk vai circular em alguns pontos do Rio durante a semana da Mostra.


A América Latina estará representada pelo El Chonchón, da Argentina, que traz

para a Mostra dois espetáculos: Os bufos da matiné, em que artistas do cinema mudo são homenageados (como Carlitos, O Gordo e o Magro e outros); e uma versão do clássico Romeu e Julieta, picante e divertido como só eles sabem fazer.


Brasileiros no MITA


O Brasil é representado por duas companhias gaúchas: a Cia. Lumbra, especializada em teatro de sombras e a Cia. Gente Falante, além da anfitriã PeQuod.


Completando o quadro nacional, a própria Cia. PeQuod abre os trabalhos no dia 3 de fevereiro com o seu mais recente espetáculo, vindo de curtíssima e concorrida temporada, A chegada de Lampião no inferno, indicado ao Prêmio Shell de Teatro nas categorias de Melhor Cenografia e Melhor Iluminação.


Veja a programação completa aqui.




ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- Jaques Morelenbaum. Na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (sáb e dom)


- Grandes Veleiros Rio 2010 - Velas Sudamerica. No Píer Mauá (6ª, sáb e dom)


- Claudia Raia em Pernas Pro Ar. Na Quinta da Boa Vista (dom)


- Rildo Hora - Mestres Arranjadores Brasileiros. No CCBB (3ª feira)


Sexta-feira / Sábado / Domingo

2ª feira / 3ª feira / 4ª feira / 5ª feira




DESTAQUES-MISCELÂNEA:


- Quiz (jogo de perguntas e respostas). No Lunático Café e Cultura


- Mercadeco. Na Fundição Progresso (6ª e sáb)


- Dona Sú e os Jongados na Vida. No Largo São Francisco da Prainha (Pça Mauá) (6ª)


- Jazz Night. No The Maze (6ª)


- Bateria Mirim do TIM Música. Na Praça Xavier de Brito – Tijuca (sáb)


- Bazar Beneficente. No Parque Lage (sáb e dom)


- Feira do Troca. No Mac, em Niterói (dom)


- Dinâmica corporal lúdica. Conduzida pelo Teatro de Anônimo. Na praça dos Arcos da Lapa (dom)


- Chorinho no Forte. No Forte Copcabana (dom)


- Palestra “Em busca do equilíbrio perdido”. No Brahma Kumaris de Copacabana (dom)


- Palestra “Introdução ao mercado de ações” – Palestra em parceria c/ a XPEducação. Na Livraria Da Conde (4ª)

Sexta-feira / Sábado / Domingo

2ª feira / 3ª feira / 4ª feira / 5ª feira




ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Trilheiros:


- Cachoeira Diamantina. Encontro: Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista (sáb)


- Projeto Turismo a Pé na Zona Oeste. Neste domingo: Cachoeiras do Rio da Prata de Campo Grande (dom)



Turma que curte a dobradinha cinema & debate:


- Cineclube Ciência em Foco. Na Casa da Ciência da UFRJ (sáb)


- Espiritualidade na Tela - Debate sobre filmes. Filme deste domingo: “O menino de pijama listrado”. No Brahma Kumaris de Laranjeiras (dom)


- Discutindo Filmes em Cartaz. Filme do dia: O Solista. No Espaço Telezoom (4ª)


- A Tarde no Cinema - um espaço para a capa e espada. Sessões comentadas por Júlio Miranda. Filme desta 4ª feira: Cartouche No Espaço Sesc (4ª)



Pimpolhos:


- Projeto ‘Città Banbino’ . No Shopping Cittá América (sáb)



Sexta-feira / Sábado / Domingo

2ª feira / 3ª feira / 4ª feira / 5ª feira



Nenhum comentário:

Postar um comentário