01 agosto, 2008

Olá, pessoal!


Em tempos agitados como os atuais, a exposição “O Tempo Sob Medida”, com 200 relógios raros, pode ser uma boa oportunidade para refletirmos desde quando o relógio deixou de ser uma ferramenta onde podíamos checar se estávamos prontos para um compromisso na hora marcada e passou a ser um feitor que nos lembra da barafunda de compromissos dos quais não conseguimos nos livrar.


Por isso, de vez em quando, é bom procurar dar uma relaxada e tentar se reconectar à natureza. Seja de que forma for. Pode ser através da Observação do Céu, que rola aos sábados, no Museu de Astronomia; ou através de um show, como o do flautista e saxofonista Carlos Malta (com o apoio dos ótimos músicos do Pife Muderno), que vai tocar músicas do seu cd Paru, dedicado aos índios yawalapitis do Alto Xingu, nesta 6ª feira.


Uma “escapadela” espiritual pode ser a palestra “Mesmo em tempos de violência, a paz começa com você”, com o indiano BK Atam Prakash, Mestre em Química e professor sênior de Meditação Raja Yoga na sede internacional da Organização Brahma Kumaris. A palestra acontece 3ª feira na sede da Firjan, o que talvez seja um sinal de que os grandes executivos também estejam precisando ver uma “luz no fim do túnel”. (rss)


O domingo será recheado de atrações: oficina de passos de bumba-meu-boi no Sesc Tijuca; Troca de Guarda no monumento dos Pracinhas, com apresentação do esquadrão da cavalaria e cães adestrados às 9h; concerto de 300 crianças e adolescentes violinistas no Theatro Municipal às 11h; aula de química para crianças através da culinária no Museu de Astronomia...


...e continua com o Grande Prêmio Brasil, onde, para o programa ficar ainda mais divertido, aconselho você a fazer uma aposta, nem que seja de 1 real. Descubra o que é placê, trifeta simples e quadrifeta combinada (rsss), e sinta o chão tremer quando os cavalos passam na pista em frente à você. É emocionante!


Quando terminar a corrida, dê um pulinho logo ali atrás, no Parque dos Patins, na Lagoa, onde haverá um show de jazz em homenagem ao saxofonista Victor Assis Brasil. O irmão, o pianista João Carlos Assis Brasil, estará presente.


Ainda não ficou satisfeito? Então liga agora pro Canecão e vê se ainda tem ingresso baratinho pro show do Paralamas e do Alceu Valença (juntos), na 3ª feira. A abertura do show será feita pela banda Sistema Nervoso Alterado, formada por pacientes com distúrbios mentais.


Tá bom agora? (rsss)




ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE VALE A PENA APOSTAR:


1. Turíbio Santos, no Centro Cultural Light (nesta 6ª feira)

2. Exposição “O Tempo Sob Medida”, no CCBB

3. Carlos Malta e Songoro Cosongo, no Circo Voador

4. Concerto dos Trezentos (violinistas), no Theatro Municipal

5. Paralamas e Alceu Valença

Outros:

- IV Festival In Jazz, dom, no Parque dos Patins




EU RECOMENNNNDO:


- O animado programa de auditório infantil Rádio Maluca, do meu amigo Zé Zuca (veja o link para o programa à direita da tela=>)


- A expô “Imagens de um Flâneur brasileiro em Paris”, de outro amigo, o fotógrafo Fernando Rabelo, em Niterói. A luz e cor das fotos são lindas. (O link para o blog do Fernando, o Images & Visions, pode ser visto à direita da tela=>)


- As apresentações do Bandão, da Escola Portátil de Música. Cerca de 100 pessoas, de todas as idades, compõem esta banda, que toca ao ar livre, no teatro de arena da Unirio, na Praia Vermelha. Veja o link: http://www.escolaportatil.com.br/SiteOficinas.asp


- Mais um show do grupo vocal Bombando (no sáb)




DESTAQUES-MISCELÂNEA:

- Troca da Guarda no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.

- Jabá com Jerimum - Oficina de passos de bumba-meu-boi (dom)

- Grande Prêmio Brasil, dom, no Jockey

- Palestra “Mesmo em tempos de violência, a paz começa com você”.

- I Festival de Tecnologia de Petrópolis (parece ser bem interessante. De 5 a 8 de agosto)




ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Para os amantes da poesia:

- V De Verso - Poesia e Cultura Carioca de 70 à 00. A história da poesia falada carioca contada, com recital, imagens e depoimentos, pelo poeta Chacal e por seus companheiros de viagem de cada período. No Espaço Sesc, em Copa.


Para os amantes das estrelas:

- Ciclo de Palestras de Astronomia e Observação do céu, no Museu de Astronomia (sáb)


Para os pecorruchos:

- Cozinhando com a Química, no Museu de Astronomia (dom)


Para os indecisos espirituais:

- Palestra “O que somos, realmente?”, no Brahma Kumaris de Copa (dom)


Para o pessoal do papo-cabeça:

- Ciclo: A Ética na Sétima Arte: “O Jardineiro Fiel” (3ª feira)




INTERATIVIDADE:


Comentários:

- Agradeço as dicas enviadas pela Kátia Veja, na semana passada.


Agenda:

- Show Simone Lial (dica HELENITA FERNANDES. Veja aqui.)




SITES E BLOGS INTERESSANTES: (à direita da tela do blog=>)


- Geckostickers:

Faz uns adesivos de parede bem interessantes. O bom é que você pode mudar os motivos / desenhos e variar o cenário das paredes.


- Greenwall:

É um jardim vertical, em geral anexo à uma parede. Uma amostra pode ser vista na exposição “O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli”, no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico. Ótimo para quem não mora em casa e, mesmo assim, quer ter um jardim.



AGORA VEJA A AGENDA CULTURAL DE 1 A 7 DE JULHO CLICANDO => AQUI


Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@uninet.com.br


Valeu, rapêize!


Vilma Goulart

Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA

www.informacaodeprimeira.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário