01 julho, 2009

A trilha sonora da nossa vida



Como não poderia deixar de ser, a semana girou em torno da morte de Michael Jackson. E este fato me remeteu, sei lá porque, à trilha sonora da minha vida.



A lembrança mais antiga que me vem é das italianas Rita Pavone, que cantava uma espécie de pop italiano, marcado pelo sucesso Datemi Un Martello (vídeo à dir) e Gigliola Cinquetti (vídeo à esq) com o lacrimoso “Dio come ti amo”


Lá por volta dos 8 anos, descobri a força da black music - que até hoje é, disparado, o meu estilo de música preferido. Na época, a faxineira que trabalhava na nossa casa me ensinou todos os passos dos bailes funk que aconteciam no subúrbio carioca (os mais novos podem se surpreender, mas...sim!...já existia baile funk naquela época, só que numa vertente beeeem diferente da atual).


Neste período fez escola o radialista Big Boy - com sua coleção de nada menos de 20 mil discos - que trazia todas as novidades musicais que surgiam lá fora. Seu grito de guerra “Hello crazy people!" virou um marco. Era ele também o produtor e DJ dos Bailes da Pesada, de soul e funk music, que aconteciam no subúrbio.


Mais tarde, na pré-adolescência, fui apresentada à MPB (Chico Buarque, Milton Nascimento e toda a tribo) e só na adolescência propriamente dita descobri o som de Michal e todos os artistas que integravam a Motown (famosa gravadora americana de soul music).


Depois disso veio Elvis, o rockabilly da década de 50 (vídeo à esq) e, claro, os Beatles e os Rolling Stones (à dir os Engenheiros do Hawai interpretam a música “Era um garoto como eu que amava os Beatles e os Rolling Stones, que naquele período tocava no rádio sem parar).


Também dancei ao som da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa) e toquei muita música dos baianos Novos Baianos e da bossa-nova (“O barquinho vai, a tardinha cai...”) no violão. ;o)


Ah...não posso esquecer dos Festivais da Canção! Foi através destes festivais que muitos artistas hoje famosos começaram sua carreira. Em um deles houve uma cena que ficou pra história: Sérgio Ricardo , num ataque de fúria, quebra o violão depois de ser continuamente vaiado pelo público durante a sua apresentação (vídeo à esq).


E Simonal? Hoje ele é até tema de filme. Dêem uma olhada (vídeo à dir) nesta homenagem que ele faz a Martin Luther King em um programa de tv.


Na década de 80, já adulta, acompanhei toda a geração do Rock Brasil (Paralamas, Barão Vermelho, Titãs, etc etc etc) e também dois caras que se tornaram ícones - não só por serem extremamente talentosos, mas por terem morrido cedo: Cazuza e Renato Russo.


Em relação à música estrangeira, as bandas como Police, U2, Simply Red eram algumas das que freqüentavam o meu “dial”.


Também tive minha fase de música clássica, que na verdade se resumiu a um vídeo (rsss) de duas sopranos americanas: Jessye Norman e Kathleen Battle, e mesmo assim porque elas cantavam spiritual e gospel, músicas negras. (ouça uma das músicas => aqui)


Nos últimos anos, pouca coisa me chamou a atenção, como o “mangue beat” de Chico Science e Nação Zumbi ou os primeiros raps americanos.


Falo isso a propósito de uma opinião que ouvi esta semana, em uma das apresentações do projeto Conexões Musicais França-Brasil, em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).


Após os shows, é proposto à platéia um bate-papo com os músicos, e uma das pessoas presentes disse ter a sensação que nos últimos anos não tem surgido nenhum som instrumental diferente.


O violinista Nicolas Krassik respondeu que, embora às vezes se possa ter esta sensação, ele sempre acaba descobrindo novos sons, seja através da fusão de ritmos ou de músicos que tocam músicas conhecidas de uma outra maneira.


No espetáculo desta semana, sobre o Jazz Manouche, eu descobri que, embora nunca tivesse ouvido esta expressão, já conhecia o som que, diga-se de passagem, é uma delícia! Trata-se do jazz criado por um sujeito chamado Django Reinhardt - e seu grupo Hot Club France - no início do século passado, e que mistura música cigana com o jazz (americano).


Os músicos que tocaram no show desta semana eram de primeiro time: Nicolas Krassic (violino), Gabriel Improta (violão), Dino Rangel (guitarra) e Tibô Delor (baixo) e, pelo que pude perceber, fizeram uma releitura do jazz manouche. (clique aqui para obter mais informações sobre o projeto)


Foi uma ótima surpresa saber que mesmo quando a gente pensa que já viu e ouviu quase tudo, ainda há coisas novas nos esperando por aí. Basta a gente procurar. ;o)



Antes de terminar, uma última homenagem a dois dos meus ídolos: Michael (prometo que é a última vez que falo dele, tá? Rsssssss) e James Brown. Uma é solene e a outra, humorística. Afinal, eu perco o ídolo, mas não perco a piada. ;o)


Neste primeiro vídeo, Michael entrega um prêmio ao seu ídolo James Brown.



No segundo vídeo, o comediante americano Wayne Brady simula uma luta de boxe “dançante” entre Jackson e Brown.




E vocês: digam aí...quais foram os ídolos que mais marcaram a trilha sonora das suas vidas?




SEXTA:


Noite:

- Coro húngaro Collegium Musicum Jaurinensis no Mosteiro de São Bento. (Centro)

- Tijuca: 250 Anos de História e Tradição Esquinas da Tijuca (música)

- VII Festival de Intercâmbio de Linguagens. Espetáculo: “Les jardins d'Eden” (Centro)

- LunatiQuiz (Jardim Botânico)

- Show do grupo Bombando (Copacabana)

- Jazz Night (Catete)



SÁBADO:


Manhã:

- Tijuca: 250 Anos de História e Tradição Cultura e Arte por toda a parte

- Eco-arraial, com oficinas de: Cooperativismo, Planejamento básico para Pequenos Negócios, Fitoterapia e Artesanato (ver detalhes no site Bairro das Laranjeiras)


Tarde:

- Tijuca: 250 Anos de História e Tradição Cultura e Arte por toda a parte

- Mostra “Rebobine, Por Favor” (Centro)


Noite:

- Tijuca: 250 Anos de História e Tradição. Baile Popular dos Anos Dourados.

- Festival Tanabata (ver detalhes no site Bairro das Laranjeiras)



DOMINGO:


Manhã:

- Tijuca: 250 Anos de História e Tradição Cultura e Arte por toda a parte

- Andar de bicicleta (Aterro)

- Chorinho na Praça São Salvador – 11h (Laranjeiras)


Tarde:

- Tijuca: 250 Anos de História e Tradição Cultura e Arte por toda a parte

- Exposição “De Morar” (Copacabana)


Noite:

- Domingueira Soul, baby, SOUL (Centro)

- Concerto Cênico (Copacabana)

- Arraiá na Praia de Copacabana

- Arraiá dos Vizinhos (ver detalhes no site Bairro das Laranjeiras)




EU RECOMEEEEENDOO


Show do grupo Bombando


Já falei deles aqui em outra ocasião: são garotos que além de cantar, fazem os sons de instrumentos usando o gogó. Eles estão na Sala Baden Powell, neste final de semana. Ver na AGENDA CULTURAL




Trapiche Carioca


Estive outro dia nesta loja, que fica localizada dentro da antiga fábrica do Chocolate Bhering, no Santo Cristo. Os móveis de demolição são lindos e...baratos!! Chuta quanto é esta cadeira aí ao lado? Apenas 680 reais!


Lá você também encontra objetos antigos como as malinhas da Varig e da Panair, caixas de biscoitos do tempo do "ronca" e várias outras coisas maravilhosas.


Ah...e qualquer móvel pode ser feito em vários tamanhos. E o melhor: se você diminui o tamanho do móvel, o preço diminui também. Olha que coisa interessante! (é claro que se você quiser um tamanho maior, o valor aumenta, né? rss)


O Jorge, dono da loja, é uma pessoa muito simpática, que deixa a impressão que gosta muito do que faz. Tive a oportunidade de conhecer uma parte da fábrica graças à gentileza dele.


Na mesma rua também há uma loja antiga de coisas para teatro e a região fica perto do Morro da Conceição, que é um cantinho fofo no Rio, cheio de casinhas de portugueses, alguns ateliês de artistas e onde fica localizada a Fortaleza da Conceição. Por isso estou cá pensando em organizar um passeio por estes lugares.


Se interessou em ir? Então me escreve: vilma@informacaodeprimeira.com.br.


Site do Trapiche Carioca: www.trapichecarioca.com.br






NOTÍCIAS INTERESSANTES




Cidadania em Debate nos jardins do Museu da República


“Segurança pública, a quem será que se destina?” Grades, câmeras, policiamento ostensivo resolvem o quê? Como distribuir as responsabilidades entre poder executivo, poder judiciário e sociedade civil? Este é o debate que acontece dia 5 de julho, domingo, a partir das 15h.

Dia 5 de julho.




É Hora de Contar Histórias no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle


No dia 6 de julho, será lançado um novo projeto de extensão artístico-cultural na UNIRIO. Trata-se do “A Hora da História” que vai reunir alunos, professores e técnicos-administrativos para ouvirem e contarem histórias a partir das 19h, no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Tijuca. Os encontros serão realizados mensalmente, no Anfiteatro do HUGG, e também contarão com a participação de pacientes e seus familiares.

Sob a coordenação da arteterapeuta e coordenadora do Núcleo de Arteterapia do HUGG, Regina Macri, o projeto proporciona um espaço para se contarem e ouvirem histórias (contos, lendas, mitos, fábulas, parábolas, poesias). O projeto visa, entre outras coisas, a facilitar o reencontro com a imaginação, propiciar um espaço na recuperação das histórias de cada indivíduo e da tradição oral, e reunir, num encontro lúdico e estético, profissionais, estudantes e população em geral.


Local: Rua Mariz e Barros, 775 - Tijuca.


FONTE: Site da Unirio




Tomara que dê certo


Depois de décadas de promessas, a revitalização do porto começa a se tornar realidade.

Bandeira da nova gestão municipal desde a época da campanha eleitoral, a reformulação da Zona Portuária ganhou fôlego com o lançamento oficial de projetos de infraestrutura, habitação e cultura. A primeira fase, a ser concluída em dois anos e orçada em 374 milhões de reais, engloba a reurbanização da área entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá, com a construção de uma garagem subterrânea para 1 000 carros e a criação de duas atrações no espaço: a Pinacoteca do Rio, projetada para o Palacete Dom João VI, na Praça Mauá, e o Museu do Amanhã, nos armazéns 5 e 6, ambos em parceria com a Fundação Roberto Marinho.


Leia a matéria completa em:

http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/editorial/m1299/tomara-que-de-certo


FONTE: Revista Vejinha




Festival de férias no palco


Maior mostra de espetáculos infantis da cidade, o Festival Intercâmbio de Linguagens chega à sétima edição com catorze montagens, distribuídas por sete palcos. Metade das atrações é de origem francesa, em encenações sem texto que mesclam teatro, circo e dança. As demais são produções cariocas, a exemplo de Bia Bedran - Forró para Crianças, e de companhias de São Paulo, Rio Grande do Sul, Belo Horizonte e Recife.


Veja a programação completa em:

http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/roteiro/3780/programacao


FONTE: Revista Vejinha




Haddad lança tecnologia de produção do livro digital falado


DISTRITO FEDERAL, Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresenta hoje (24) a tecnologia desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a produção do livro digital falado. Será às 9h30 no Hotel Nacional.

O programa transforma texto escrito em áudio, também permite a ampliação de caracteres e a impressão dos textos em braille. Os recursos de navegabilidade são bem simples.

Foram investidos R$ 680 mil para criar a nova ferramenta. O MEC vai destinar R$ 180 mil a cada um dos 55 centros de produção do livro acessível espalhados pelas cinco regiões do país.

O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, também participa da abertura do seminário.


FONTE: Agência Brasil




Música paleolítica


BRASIL, São Paulo – Os primeiros homens modernos já se divertiam ao som de música tocada com instrumentos. Estudo publicado na edição desta quinta-feira (25/6) da revista Nature descreve flautas com mais de 35 mil anos, encontradas em cavernas na Alemanha.


Os autores da pesquisa, da Universidade de Tübingen, analisaram um exemplar quase completo, feito de osso de ave, além de fragmentos de três flautas de marfim.


Leia a matéria completa em:

http://www.revistamuseu.com.br/noticias/not.asp?id=20263&MES=/6/2009&max_por=10&max_ing=5#not


FONTE: Revista Museu





ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- Série "MPB OSRJ & Guinga". Obras de Guinga pela Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro. Guinga, violão. Leila Pinheiro, voz. Lula Galvão, violão. Rafael de Barros de Castro., regente. Orquestra de solistas do Rio de Janeiro. No Teatro Villa-Lobos (3ª)




DESTAQUES-MISCELÂNEA:


- Coro húngaro Collegium Musicum Jaurinensis no Mosteiro de São Bento. No Mosteiro de São Bento (6ª)

- VII Festival de Intercâmbio de Linguagens. Espetáculo: “Les jardins d'Eden”. No Teatro Carlos Gomes (6a)

- LunatiQuiz. Jogo de perguntas e respostas sobre temas variadosNo Lunático Café e Cultura (6ª)

- Sextas Improvisadas. Na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo (6ª)

- Jazz Night. No The Maze (6a)

- SeAmostra. No Centro de Visitantes do Jardim Botânico (6ª, sáb e dom)

- Trilha das Cachoeiras do Medanha (sáb)

- Caminhada Cachoeira das Almas (Floresta da Tijuca) (dom)

- Arraiá na Praia de Copacabana. Na Praia de Copacabana, nos Quiosques Chopp Brahma e Vivenda do Camarão (dom)

- III Semana Cultural - Concerto Cênico. No Forte de Copacabana (dom)

- Astronomia para Poetas 2009. Na Casa da Ciência da UFRJ (3ª)



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:



Para os empreendedores da área social

- Palestra integrante do Festival CINECUFA 2009. Com Luciano Huck. No CCBB (6ª)


Papo cabeça

- História da Filosofia através de 40 filmes. Filme do dia: “Asas do desejo”, de Wim Wenders. Na Caixa Cultural RJ – Cinema 2 (sáb)

- Cinefilô / Filosofia no Cinema. No Espaço de Cinema (2a)


Para os tijucanos

- Tijuca: 250 Anos de História e Tradição.

# Esquinas da Tijuca (música). Destaque: Em frente ao Restaurante Otto (6ª)

# Baile Popular Dos Anos Dourados. Na Pça Sãens Pena (sáb)

# Cultura e Arte por toda a parte. Na Pça Sãens Pena (sáb e dom)


Homens & máquinas (rss)

- VII Salão do Carro RJ. No Riocentro (6ª, sáb e dom)


Turma miúda


- Conversa ComVerso. No Shopping Barra Garden (sáb)

- Oficina de bonecos. No Shopping Barra Garden (dom)



Para entrar neste corpo que te pertence (rss):


- No Balanço da Gafieira No Centro Cultural Carioca (dom)
-
Domingueira Soul, baby, SOUL. Na Gafieira Estudantina (dom)


Para os fãs do forró “de raiz”

- Show de Dominguinhos. Na Feira de São Cristóvão (4ª)


Para os fãs de Astor Piazzola

- Quarteto Alevare. No Centro Cultural do Clube de Engenharia (5ª)


Para quem busca o “eu interior”

- “O valor do tempo no desenvolvimento da vida interna”(Reunião Informativa). Na Fundação Logosófica (3ª)

- Quartas de Sabedoria. Tema do dia: “A Felicidade está dentro de nós”. No Brahama Kumaris de Laranjeiras (4ª)

- Palestra “Educar Para Vida”. No Solar do Jambeiro (Niterói) (5ª)




INTERATIVIDADE:



Indicação de serviço:


- Tá precisando de diarista (cozinha, faxina etc) legal e de confiança? Eu conheço uma. ;o) Clique => aqui (a indicação está no final da tela que abrir)


Dicas:


- RITA SANTOS indica “micro musical” no Sesc. Veja => aqui (é a última dica da página que abrir)



Anúncios:


- Leitora mulher: quer aprender a ficar bonitona? Pois a SÔNIA SOARES anuncia aula de auto-maquiagem, com direito a mechas e depilação de buço e sombracelha => aqui (é o último anúncio da página que abrir)





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS


Treinos de Futebol Americano nas praias cariocas


Masculino:


- Praia de Copacabana, em frente à Rua Siqueira Campos: Todas Segundas e Quartas às 19:30h.

- Praia de Copacabana em frente à rua Figueiredo Magalhães – Posto 3 Todo sábado ás 17 horas

- Praia de Copacabana, em frente à Rua Duvivier - Posto 2. Terças e quintas às 20:00 hs
Sábados às 16:00 hs

- Praia de Copacabana, ao lado do Posto 3. Domingos as 15:30h

- Praia do Leme (Em frente ao Posto BR) Sábados – 16h às 20h e Quintas – 20h às 22h

- Praia de Icaraí - Em frente à Rua Oswaldo Cruz. Terças e Quintas – 20h

- Praia de Botafogo,em frente a Casa e Vídeo. Todos Sábados,ás 15:30 horas

- Praia do Zumbi, ao lado do Jequiá Iate Clube (Ilha do Governador). Sábados as 14h00min


Feminino:

- Praia de Copacabana, em frente a Rua Figueiredo Magalhães. Terças e Quintas às 19:00 e Sábados e Domingos às 17:00


AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui


Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


5 comentários:

  1. Nossa Vilma!
    Que maravilhosa viagem do tempo musical!
    Como somos contemporâneas essas lembranças estão bem marcadas para mim também.
    Só aqui entre nós... (rsss)
    Ao ver nos noticiários a trágica notícia da morte de Michael Jackson me deu uma vontade louca de assistir ao show do Rei Roberto Carlos!!!
    Fui direto no site para adquirir ingressos, mas já tinham esgotado! :-(
    Bom fim de semana, com muita música remix!
    Beijos,
    Helenita

    ResponderExcluir
  2. Vilma, curti muito essa sua linha da vida através da música.. rs.
    Particularmente fui uma criança um tanto diferente e, pode-se dizer até meio precoce.
    Nasci em 78 (pouca coisa depois de vc..rs), mas aos 2 anos de idade (verdade... tenho provas!) eu já era fã de Rita Lee. Tanto que ganhei de presente de um tio uma fita cassete (eita velhice, hein!) com uma coletânea de clássicos dela e, no começoi da fita ele faz uma dedicatória me desejando parabéns pelos meus 2 aninhos. Que fofo, né? :)
    Pois bem, cresci ao so do Rock Nacional (Paralamas e Afins) e muita MPB, além é claro dos Beatle que meu pai era super fã. Ainda miúda (por volta dos 5 anos) aprendi a dançar valsa (com minha avó materna que adora Danúbio Azul) e curti música clássica. Aliás, eu até queria ser pianista, mas o din din não permitiu..rs. Tb curtia muito twist e dançava que era uma beleza, graças a minha mãe que era fanática pelo som.
    Só vim curtir as músicas mais da minha idade quando tinha por volta dos 16, já no segundo grau, pois ia para as festinhas dos colegas de escola. Tb gostava do funk da época que era mais melody com Steve B e companhia.
    Claro que Michael fez parte de minha infância. Aliás, tenho um primo que, qdo era criança, imitava direitnho...rs.
    Hoje sinto-me bem eclética, mas com uma tendência pro rock. E concordo contigo que as músicas marcam muito uma época ou uma determinada situação que passamos. É como trilha sonora de novela e seriado...hehe.
    Pena não ter conseguido seguir sua sugestão de programação para o sábado, pois fiquei presa com questões da mudança :P
    Espero revê-la em breve e marcar uma visita ao novo cafofo...rs.
    bjs
    Claudia Sardinha

    ResponderExcluir
  3. Viajei no tempo com o seu belíssimo trabalho de hoje.

    E te digo uma coisa: foi uma viagem de primeiríssima classe e sem medo de avião.

    Bela homenagem.

    ResponderExcluir
  4. Rita Pavone?! Eu ouvia a Maria Callas. Dos negros (african americans) eu ouvia a Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan,Billie Hollyday,Aretha Franklyn,Shirley Horne e por aí vai. Não poderia esquecer tambem o grandioso Louis Amstrong e o maravilhoso Nat King Cole.

    ResponderExcluir
  5. Vilma,

    não sei se vc sabe, mas "Datemi un martelo" é uma versão de uma música "folk-ingênua" americana lindíssima - tem uma gravação dos Mammas and Pappas, no dico ??? e ela fala sobre a liberdade, felicidade, e tudo de bom que merecemos... O título da música no original é o mesmo "If I had a hammer"...e o disco tinha outras músicas folk como "Lemmon tree"...

    ResponderExcluir