26 março, 2010

A idade e o dèja vu



Muito frequentemente tenho sentido uma sensação de dèjà vu, e talvez tenha de atribuí-la à idade. Não me obriguem a dizer qual é a idade (rsss). Posso apenas dizer o seguinte: vi o homem pisando na lua, presenciei a mudança da televisão de preto e branco para colorida e vi a máquina de escrever ser substituída pelo computador. Fizeram as contas? ;o)


Pois bem, mas voltando ao que eu dizia. Sabe quando você entra no cinema e depois de dez minutos de projeção já sabe como a estória vai terminar? Outro dia ouvi a jornalista Mônica Waldvogel comentando no programa Saia Justa, do GNT, que ela gostaria muito de assistir a um filme do qual ela realmente não intuísse o final. Eu também, Mônica.


A coisa é parecida na área da música. A cada dia as gravadoras lançam um novo cantor, uma nova banda, que, sabe-se lá por que, passam a ser aclamados por crítica e público. Não quero ser saudosista, mas para quem cresceu ouvindo Beatles, Rolling Stones, Michael Jackson, e do lado brasileiro, Chico, Caetano, Milton, os roqueiros Paralamas, Barão Vermelho, e depois Marisa Monte e Cássia Eller, fica difícil achar o atual cenário musical brasileiro empolgante. Aliás, o internacional também.


Vejam: eu até gosto de hip hop, de alguns cantores pop (Alicia Keys), do som de uma ou outra destas orquestras populares brasileiras que vêm surgindo recentemente e que fazem uma mistura de sons inusitados, tipo maracatu e música eletrônica. Mas não consigo comprar um cd ou me empolgar o suficiente para ir a um show. Sei que os artistas dependem cada vez mais da renda dos shows, pois a venda de cds vem diminuindo drasticamente no mundo todo. Infelizmente eu sou uma destas pessoas que não compra mais cd.


Bem...tirando música e cinema, o que resta? Teatro. São mil peças a escolher Mas...pensa: só umas três ou quatro se salvam, não é verdade? Como na minha vida eu fui muito menos ao teatro do que ao cinema, ainda consigo me empolgar de ver algumas peças. Sempre achei mágico assistir, ao vivo e a cores, o ator em cena. Mesmo que a peça não seja lá essas coisas. Portanto nesta seara ainda enxergo a possibilidade de me surpreender.


No campo da cultura, ainda temos as Artes plásticas e a Dança, que são meio que “primas pobres” se comparadas às outras acima citadas. Tenho de confessar que não vou mais a espetáculos de dança, pois os últimos que assisti – e isso já faz um boooom tempo – eram muito, muito fracos. E o pior é que eu adoro dança. Mas como já vi muitos balés interessantes, tanto clássicos quanto modernos, me desanimo de constatar que, assim como nas artes plásticas, o que impera hoje é o “conceitual”, ou seja, as experimentações que muitas vezes não dizem nada com nada é que são consideradas interessantes.


Mas é claro que existem muitas coisas legais em todas estas áreas. E, uma vez ou outra, me pego agradavelmente surpreendida por algumas delas.


Agora.... tem uma coisa que é sempre uma grande descoberta: a experiência de vida das pessoas. Repara só: não tem pessoas com quem você conversa e cujos papos ou as experiências narradas parecem filmes ou peças de teatro? Pois é. Por isso não consigo sentir dèjà vu quando converso com as pessoas. Tudo bem que quando aquele amigo conta pela ducentésima vez a mesma história, que você já sabe de cor e salteado, a sua vontade é fugir. Mas se ele não for aquele chato de galocha, que por amizade você tem de suportar, pode crer que ele sempre te surpreenderá. Daí o motivo de eu achar que gente ainda é a melhor fonte de cultura que pode existir. ;o)




EVENTO DE PARCEIRO



Sabe que a Páscoa está chegando, né? Você tem filhos, sobrinhos ou afilhados? Então...


A boa, neste sábado, dia 27, é levá-los para participar da OFICINA DE PRÉ-PÁSCOA, que o Heureca Ateliê está promovendo na livraria Entretexto Kids.


Veja mais detalhes aqui




SEXTA:


Noite:

- Orkestar GO EAST (veja mais detalhes no site Bairro das Laranjeiras)

- Show de Zé Renato (Lapa)



SÁBADO:


Manhã:

- Classe 1 - Campeonato Mundial dos Barcos de Velocidade Offshore. (Flamengo)

- Orquestra Brasileira do Rio de Janeiro e Carlos Malta (Tijuca)


Tarde:

- Classe 1 - Campeonato Mundial dos Barcos de Velocidade Offshore. (Flamengo)

- Riomundi. Feira Internacional de Artesanato (Gávea)

- "Batuque no Coreto" (veja mais detalhes no site Bairro das Laranjeiras)


Noite:

- Recital Pop Clássico – Martinho da Vila e a Pianista Maíra Freitas (Lapa)

- Show de Zé Renato (Lapa)



DOMINGO:


Manhã:

- Quanta Energia! - Energia Nuclear (Botafogo)

- Classe 1 - Campeonato Mundial dos Barcos de Velocidade Offshore. (Flamengo)


Almoço no Bistrô do MAM ou no da Casa França-Brasil


Tarde:

- Exposições no MAM, no Centro Cultural da Justiça Federal e na Caixa Cultural

- Classe 1 - Campeonato Mundial dos Barcos de Velocidade Offshore. (Flamengo)

- Mercado dos Arcos e Show com o Rio Maracatu (Lapa)

- Recital Pop Clássico – Martinho da Vila e a Pianista Maíra Freitas (Lapa)



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui(





NOTÍCIAS INTERESSANTES



- Planetário vai promover Observação do Céu gratuita na Hora do Planeta


Leia a seção completa aqui




ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- Classe 1 - Campeonato Mundial dos Barcos de Velocidade Offshore. A reta principal ficará em frente à Praia do Flamengo (sábado e domingo)


- Show com Yamandu Costa. No Espaço Tom Jobim (2ª e 3ª feira)


Leia a seção completa aqui




DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- Riomundi. Feira Internacional de Artesanato. No Jockey Clube do Rio de Janeiro (termina domingo)


- Mercado dos Arcos e Show com o Rio Maracatu. Na Praça dos Arcos, Lapa (dom)


Leia a seção completa aqui



ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Amantes do futebol:


- Noite de Autógrafos do livro “As Melhores Seleções Brasileiras de Todos os Tempos”. Na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (2ª feira)



Gente miúda:


- Sebinho nas canelas. Troca-troca de livros e outras atrações infantis. Na Praça Pio XI (sábado)

- Quanta Energia! - Energia Nuclear. Na Casa da Ciência (até 27 de junho)



Leia a seção completa aqui



INTERATIVIDADE:



Anúncios:


- Precisando animar a festa de aniversário do seu filho? Veja uma sugestão aqui (último anúncio da página)



Dica de leitores:


- O RUY FERREIRA indica dois espetáculos.

- A RITA DE CÁSSIA indica o ciclo “Cinema e Psicanálise” e “Cinema sob a ótica de Lacan”, que acontece nesta 6ª feira.

As dicas de ambos podem ser acessadas aqui. (são as quatro últimas da página que abre)



Novos seguidores:

- Bem vindas a bordo, DINA e BERGILDE!


Comentários:


- A CLÁUDIA deu uma sugestão para os próximos posts do blog. Você concorda com ela? Veja aqui qual foi a sugestão.


Para se tornar seguidor deste blog, clique aqui





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS




Programa Nacional de Troca de Livros


(enviado por HELENITA FERNANDES)


O que é o Programa Nacional de Troca de Livros? O objetivo é incentivar o leitor a trocar seus livros por créditos para adquirir novos livros sem gastar. Ele pode levar seus livros seminovos a um dos 148 sebos que já aderiram ao programa e receber um crédito em reais.


A iniciativa marca a estreia de um serviço inédito no comércio brasileiro: a troca por um vale-compras virtual, que pode ser usado na compra online de livros dos acervos de mais de 500 sebos da Estante Virtual que aceitam o pagamento digital.


A relação dos sebos participantes do programa e seus endereços está no site www.estantevirtual.com.br/programadetrocas.




O Jornal do Brasil está oferecendo assistência jurídica gratuita aos seus leitores


Veja aqui




Cozinha portátil



Eu adoro coisas práticas. Esta cozinha portátil, criada pelo designer Roland Landsberg, é tudo.


“Com desenho moderno, o produto, revestido de fórmica branca com detalhes em laranja, é uma cozinha completa integrada num só móvel e totalmente funcional. Na sua configuração fechada, parece um contêiner. Mas, ele pode ser todo aberto para assumir função de cozinhar, lavar e cortar alimentos. Isso porque o móvel inclui pia, lixeira, tábua de carne e até uma pequena geladeira e lava-louças.”


Leia a matéria completa sobre outros tipos de móveis para cozinhas aqui.


FONTE: O Globo





Bazar da Cantoria


(...)


O famoso karaokê da Feira de São Cristóvão é um espaço para quem estiver interessado em mostrar seu talento musical (ou a falta dele) por apenas R$ 1,80 e agora tem atraído novos frequentadores interessados numa noite infalivelmente divertida.


São cerca de 180 apresentações por noite, que começam às 19h e vão até 7h da manhã. Há todos os tipos de apresentações: aquelas bem desafinadas, outras agradáveis, e outras que ficam ali, na corda-bamba, entre o engraçado e o vergonhoso.


(...)


Alguns artistas já famosos do Bazar até vendem seu CD para a plateia, uma gravação que pode ser feita na casa mesmo por R$ 9,90.


FONTE: Revista de Domingo / JB





Escola de Druidismo e Cultura Celta


Curso de Introdução ao Druidismo e à Cultura Celta - IX Turma

Módulo: Único


Duração: 09 (nove) meses


Programa - Noções de:

- História e Mitologia dos Povos Celtas

- Magia e Oráculos

- Festivais

- Astronomia

- Conhecimento da Floresta (História e Botânica da Floresta da Tijuca)

- Esgrima (antiga e medieval).


Qualificação dos professores: As aulas são dadas por professores e estudantes universitários das áreas das disciplinas do programa (História, Biologia, Astronomia, etc).


Horário: Sábados de 09.30 às 11.30h.


Início: 06 de março de 2010, sábado.


Local: As aulas acontecem na Tijuca, RJ, na Rua Padre Elias Gorayeb, 15 sala 802 (próximo à Praça Saens Peña, esquina com a Rua Conde de Bonfim, prédio em cima do Banespa). Com exceção das aulas de Esgrima e de Conhecimento da Floresta, que são realizadas em quatro domingos durante o curso, na Floresta da Tijuca.


Rituais: Os festivais (rituais druídicos) são realizados em espaço alugado também na Floresta da Tijuca, em sábados ou domingos (à tarde) próximos às datas sagradas.


Valor do curso: 09 (nove) pagamentos mensais de R$90,00 (noventa reais). Não cobramos taxa de inscrição.


Maiores informações:


GERGÓVIA Escola de Druidismo e Cultura Celta.


Tel.: (21) 2569.9350 e 9508.3999


E-mail: escolagergovia@yahoo.com.br


Página da GERGÓVIA Escola de Druidismo e Cultura Celta (com informações, textos, fotos, eventos, etc) : http://escolagergovia.multiply.com/


Blog GERGÓVIA Escola de Druidismo e Cultura Celta (textos sobre Druidismo e cultura celta) : http://escolagergovia.blogspot.com/



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui


Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br




2 comentários:

  1. Que coisa mais linda do mundo este coelhinho, Vilma!
    E a escola de Druidismo? Fantástico, só você mesmo pra descobrir algo assim.
    Concordo com a Claudia: apesar de não curtir sair o dia todo, acho bacana montar um programa para todo fim de semana. Vai ter muita gente aproveitando suas dicas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. achei a palavra certa para a arte que julgo sem nexo:"conceitual'

    concordo muiiiiiiiiiito contigo, Vilma.

    Esses dias eu vi a chamada para um espetáculo de dança sem música, cujos dançarinos, sem dúvida, tinham uma expressão corporal fantástica, mas que coisa chata!

    Na moda eu estava mais acostumada, pois os desfiles no fashion rio são totalmente conceituais.

    E musico fazendo solo com o instrumento e acabando com o arranjo
    original, quem merece?

    ResponderExcluir