14 maio, 2010

Mistura e manda


Hoje decidi falar um pouco sobre tudo, pois acreditem...não é fácil ter um tema só pra falar toda sexta-feira.

Como pretexto para esta crônica vou começar falando da tal procuradora presa esta semana por maltratar uma menina de 2 anos que, pelo que me disseram, era a mesma menina que ela pretendia adotar. Um amigo me chamou atenção para a matéria que passava na tevê enquanto almoçávamos num restaurante. Como eu estava meio por fora da história, perguntei os detalhes. Estas tragédias me chamam cada vez menos atenção, pois notícias assim, em profusão, só têm, ao meu ver, uma função: tornar o dia a dia pior e fazer a sociedade parecer uma disneylândia de gente doente e louca.

Me tornei adepta, já há um bom tempo, da leitura selecionada: só me dou ao trabalho de ler notícias que vão afetar diretamente o meu dia a dia ou que irão, de alguma forma,    contribuir para a minha vida ficar mais bacana.  Por isso, o caso da promotora, junto com a do homem que esfaqueou o filho, o filho que matou o pai, o casal que usava crianças para cultos satânicos ficam de fora.

Agora...tem umas notícias que mesmo não sendo boas me despertam curiosidade. Por exemplo: que diabos está acontecendo com a Grécia? Um país que nunca freqüentava os noticiários – a não ser os cadernos de turismo por conta de suas ilhas paradisíacas - de repente virar manchete mundial por estar devendo até a mãe pro FMI. Pensei que ninguém mais devia tanto pro FMI e que os últimos havíamos sido nós; sendo que até nós já pagamos a nossa dívida. Portanto, queria entender o que leva um paraíso daquele à bancarrota.

Mas...e as notícias boas? Estão sabendo que o projeto Ficha Limpa foi aprovado pelos deputados? Pois então! Agora faltam os senadores aprovarem. A parte ruim? Não vai valer para esta eleição. Mas...a gente chega lá. O melhor de tudo é a mobilização do povo, para a qual a internet contribuiu bastante. Hoje você não precisa mais ficar catando assinatura pessoa a pessoa: o sujeito pode assinar via email! Daí o projeto ter andado tão rápido.

Outra coisa que eu fiquei sabendo outro dia e que achei bem interessante: o caso de uma tocaia realizada pela Polícia Federal. Não posso citar os nomes, é claro, mas vou contar como foi: um dos policiais federais passou mais de uma semana se fingindo de mendigo, dormindo na rua, sempre no mesmo lugar, pedindo esmolas, tudo para descobrir onde era o esconderijo de uma pessoa procurada por eles. Vocês entenderam? O cara ficou cerca de D-E-Z dias morando...na rua!!! Com a família em casa, preocupada com ele. Isso porque a linha de trabalho deles não envolvia trocar tiros com o bandido, mas sim pegar o cara com a boca na botija. Um trabalho de inteligência e não de violência. Touché! (ainda que eu tenha pena da família destes policiais. Se bem que, pensando bem, a família do cara que é policial já sabe que vai viver com o coração apertado a vida inteira)

Pra terminar...vou falar do Metrô. Vou falar bem e mal. Mal porque a sinalização do novo sistema, pra mim, não é muito fácil de ser entendida. E bem porque não é mais preciso fazer baldeação, você pode ir direto do Lgo do Machado, por exemplo, ao Maracanã, sem “escalas” (rss).

Fazia tempo que não andava de metrô e não passava da Cidade Nova. Tem uma construção enoooorme ali que eu não sei o que é. Alguém sabe me dizer? Eu sei, eu sei, posso estar parecendo alienada e, de repente, até me tornei um pouco mesmo. Mas confesso que às vezes fico até com medo de perguntar sobre uma nova obra e, tempos depois, ver que ela foi mais um elefante branco onde o governo aproveitou para embolsar alguns milhões. E aí a notícia que eu pensei ser boa vira...ruim.

Por isso, se aquela obra monstruosa for algo que vocês saibam que REALMENTE vai ser útil pra cidade, me contem. Se não...me deixem na ignorância, por favor. ;o))


2 comentários:

  1. Concordo contigo. Pra que ficar lendo / assistindo notícia de tragédia? De drama, já basta a vida, né? rs

    Com relação a obra do metrô... bem, ela tem atrapalhado o trânsito da Praça da Bandeira, se isso serve de informação..rs. Tb faz tempo que não uso o Metrô, mas pelos motivos óbvios... apesar de ter o sobrenome Sardinha, não gosto de me sentir enlatada :P

    Parabéns pelo novo layout do blog.. ficou show!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vilma,

    Parabéns pela nova cara do blog, está liiindo!

    Quanto ao Metrô, vê se essa explicação do yahoo notícias: "A Avenida Presidente Vargas ganhará novas formas e cores, em frente à sede da prefeitura. Está em fase final de construção a passarela da Estação Cidade Nova do metrô, que será inaugurada em junho, e está sendo construída sobre a principal via do Centro. O espaço exclusivo de pedestres, ainda sem data de abertura definida, contará com iluminação interna e externa e será ornamentado por três pares de arcos, entre os quais passarão boa parte dos 5 mil passageiros que utilizarão a nova parada.

    A passarela será coberta, e a estação terá pontos de comércio. Ainda não foi definida, no entanto, qual a cor da iluminação da estrutura. O projeto se assemelha à ponte em arco instalada na Conexão Pavuna-Botafogo, vizinha à nova estação, e faz parte de um pacote de R$ 1,15 bilhão, assumido pela concessionária Metrô Rio. Outro ponto em aberto é o horário de funcionamento da passarela: se ficará disponível aos usuários também no período em que a estação estiver fechada, durante a madrugada".

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir