02 julho, 2010

Dá-lhe Twitter!


Toda 6ª feira eu leio os jornais O Dia, Jornal do Brasil e O Globo (todos on line) para ver o que as revistas de entretenimento destes veículos oferecem como agenda cultural para poder divulgar para vocês, leitores deste blog.

É a única vez em que leio jornal durante a semana, e mesmo assim só a primeira página. Depois disso passo direto para as revistas.

A exceção é se, por um acaso, vejo alguma notícia interessante na página principal. A maioria das manchetes, infelizmente, é do tipo que causa impacto zero na minha vida, como:

“PF prende médico acusado de desviar 400 mil em precatórios” => mais um roubo...e eu “quico”?

Documentos da época em que Hitler esteve preso vão a leilão” =>...e eu “quico”?

“Love agradece carinho da Nação Rubro-Negra e pensa em voltar ao Fla “=>Oooooh!!...e eu “quico”?

Repórter do CQC se diz agredido por PM em protesto” =>...sinto muito, mas...e eu “quico”?


Cada vez mais uso o Twitter para me informar sobre o que me interessa. Ou o Google. Ou seja, vou beber direto na fonte. ;o)

É interessante notar como os jornais têm se aproximado cada vez mais destas mídias sociais.

O Jornal do Brasil desta sexta-feira, dia 02, por exemplo, logo depois do jogo Brasil x Holanda, registrou na primeira página:

- “Trânsito livre vira destaque no twitter dos cariocas”

- “Derrota por 2 a 1 também serviu para levantar o humor de alguns twitteiros. Um deles chegou a culpar Mick Jagger e seu filho Lucas, que estavam no estádio”

O jornal O Dia on line traz todos os dias os destaques do Orkut, Youtube e Twitter. Nesta 6ª feira o veículo também registrou o que alguns “famosos” disseram sobre o resultado do jogo.

É claro que o nível de besteira nestas redes também é muito grande, mas o grande barato é que você passa a escolher as SUAS FONTES DE NOTÍCIAS, que são perfis no Twitter  (pessoas ou empresas) cujos assuntos lhe interessam. E como a divulgação é feita toda hora – ou pelo menos este é o princípio desta mídia – você fica sabendo do fato antes deles chegarem aos jornais. Os próprios jornais já têm o seu Twitter.

Digamos que o Twitter funciona com o mesmo dinamismo que o rádio. Só que com vááááários noticiários acontecendo ao mesmo tempo.

É um novo tempo, sem dúvida. O mesmo em que um carro pode virar avião, como vocês podem conferir na seção Notícias desta semana aqui no blog.


2 comentários:

  1. Vilma,

    Acho de primeira o seu site, e este tipo de clipping faz falta aqui em Brasília!
    Pretendo consultá-lo mais vezes quando estiver
    por ai! Dá-lhe Twitter! beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo c/tudo que você escreveu. Tenho certeza que ocorre o mesmo c/programação da TV aberta e a maioria dos canais que fazem parte dos pacotes das operadoras de TV p/assinatura, salvando-se, creio eu, alguns canais temáticos. Fica aí a sugestão p/um próximo artigo(post). Como faço p/acessar os twitteres dos jornais citados? Basta entrar na página de cada um?

    Denival Barbosa
    Estudante de Filosofia

    ResponderExcluir