16 julho, 2010

Descobriindo o Rio


Outro dia fui ao Pavão-Pavãozinho. Ia rolar um espetáculo de dança da Cia. Dançando para não Dançar, que é um projeto social realizado lá na comunidade e cujos integrantes vez ou outra se apresentam em teatros da cidade.

O balé aconteceu na Lage do Cantagalo que...meus amigos...é quase lá no céu. Sem brincadeira. Não sei se vocês têm noção de onde é a subida do Morro do Cantagalo. Começa na Ladeira Saint Roman, que é a primeira à esquerda da Rua Sá Ferreira quando se sai do túnel no final da Barata Ribeiro. A ladeira tem uns 70 graus de inclinação no início e vai ficando mais íngreme à proporção que subimos. Eu fui de táxi até o início da escadaria - sim...ainda tem uma escadaria – que dava acesso à Lage.

Pois bem, digo-lhes o seguinte: a vista lá de cima é...IN-CRÍ-VEL!!!! É tão alto que parece que estamos no céu mesmo. Foram duas gratas surpresas: a vista e o espetáculo. A companhia apenas um bailarino homem e mais umas 6 meninas mostrando que talento não tem endereço. Uma delas, que me pareceu a solista, nasceu para dançar.

No local estavam a Rede Globo e a Record, além da bailarina Ana Botafogo, madrinha da companhia.

Estou contando desta minha visita à comunidade do Pavão-Pavãozinho porque quero retomar a estória dos passeios pelo Rio (lembram que organizei dois no ano passado, ao Morro da Conceição?) e uma vertente na qual eu gostaria de investir é em passeios a algumas comunidades que já têm UPP, como o Dona Marta, o Morro da Babilônia e outros. Mas, claro, os passeios não vão se restringir somente a estas opções.

Por isso, gostaria de fazer uma pesquisa para saber que lugares vocês, leitores, gostariam de conhecer no Rio de Janeiro. Sabe aquele lugar que você sempre quis ir, mas não sabe como chegar lá? Ou então nunca teve companhia pra ir? Ou até mesmo um lugar que gostaria de visitar novamente. Pois então...fica aqui o convite para vocês enviarem suas sugestões. Anota aí o meu email: vilma@informacaodeprimeira.com.br

Por enquanto, sugiro outros passeios que podem ser feitos por vocês neste final de semana:

Sexta:

Se trabalhar pela cidade, aproveite para assistir o espetáculo “Fascinante Gershwin”, que estreia hoj no Centro Cultural da Justiça Federal às 19h. Custa R$ 25. Eu já anotei no meu caderninho pra assistir depois.


Sábado:

À tarde a sugestão é dar um pulinho no Forte Copacabana para conferir o Festival C´est Si Bom, de gastronomia e cultura francesa (mais gastronomia do que qualquer outra coisa. rss). Além dos estandes de comida e bebida, vão ter atrações como dançarinas de can can e música francesa.

Na Barra, o Shopping Downtown capricha na festa junina, chamando grupos musicais interessantes para fazer a trilha sonora, além de oferecer atrações bem legais como contadores de causos. 


Domingão:

De manhã vocês podem ir assistir à Maratona do Rio. Se moram no Recreio ou Barra podem ir à orla pra ver a galera passar. Eles saem cedinho, tipo 8h. Vão fazer um percurso de 42km até chegar ao Aterro, lá pelas 11h.

Depois, se quiserem, aluguem uma bicicleta mais ou menos na altura da Rua Machado de Assis e vá pedalando calmamente até à Urca. Chegando lá, coma um pastel e um chopinho do Bar Urca, lá no final da orla. É tudo de bom! Depois, é claro, descanse para ter perna pra voltar. ;o)

A pedida à tarde é assistir à Intrépida Trupe, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Domingo sim, domingo não, eles estão por lá se apresentando. Ah...pela manhã eles oferecem oficinas de acrobacia e malabarismo para a criançada.


É isso, minha gente...bom final de semana e...fico aguardando as sugestões de passseios, ok?


3 comentários:

  1. Bom dia! Obrigado pela sugestão do festival francês. Caso a chuva dê uma aliviada, estarei por lá.
    Quanto ao passeio, adoraria conhecer o Morro da Conceição - um desses lugares que me pergunto até hoje porque ainda não fui...
    Um forte abraço

    Guto

    ResponderExcluir
  2. Vilmoca querida: apesar das suas ótimas dicas, acho que a chuva deixou todo mundo dentro de casa, rs.
    Agradeço as sugestões em Niterói. O meu amigo turista, renovou a diária do carro, passou o sábado lá e voltou encantado.
    Foi ao MAC, passou pelas praias e terminou no Forte (que vc tinha indicado e achei q não fosse dar tempo).
    A propósito minha sugestão de passeio é para Niterói. Simpatizo, acho lindas as fotos que vejo de lá, mas não sei dar um passinho sequer.
    Então fica a dica ;)
    Bjs, Hilda

    ResponderExcluir
  3. Atravessar a Baía de catamarã até Charitas, andar pela orla e parar em qualquer quiosque para comer um peixinho frito é programão para qualquer dia da semana! Ops! De catamarã só de segunda a sábado meio dia, mas ir de barca também vale, é facinho! Bjks, parabéns pelo blog que está cada dia melhor. Nanda

    ResponderExcluir