24 julho, 2010

O Rio está melhorando ou é impressão minha?



Já falei aqui uma vez e repito: penso que as coisas estão melhorando na cidade do Rio. Posso estar errada. Muita gente vai dizer que a violência continua a mesma ou até piorou. Ok, podem estar certos. O jornaleiro aqui perto de casa, por exemplo, fechou a banca depois de não sei quantos anos pois desistiu de trabalhar neste ponto depois de sofrer o 4º assalto. Eu não sabia nem que ele tinha sido assaltado uma vez, imagina quatro.

Mas fui esta semana à Lapa, de noite – coisa que não faço há séculos – e vi polícia por tudo quanto é lugar, sem falar na Guarda Municipal, que montou um efetivo naquela praça aos pés dos Arcos da Lapa. Claro que isso só acontece porque os comerciantes se uniram e lutaram para cobrar das autoridades a segurança na região.

A segurança nos ônibus é outra área em que me parece não estar acontecendo tantos problemas. Não ouço mais falar de assaltos nestes veículos. Me refiro, aqui, a assalto com arma e não de possíveis furtos de carteiras em ônibus cheios, nos quais a vítima nem percebe o que aconteceu.

Mas...e nas ruas, como anda a situação? Conversando um dia destes com um taxista que mora perto do Borel soube que os tiroteios que eram constantes praticamente não existem mais. Fiquei agradavelmente surpresa com a notícia, pois até hoje lembro que estava na Praça Saens Pena e de repente ouvi um tiroteio e dois homens correndo empunhando revólveres. A moça da loja onde eu estava abaixou a grade e disse que aquilo não era um fato incomum por conta do grande número de favelas existentes por lá.

Ainda acho que o Rio, apesar de todos os pesares, é um dos melhores lugares para se morar no Brasil. Afinal, em que outro lugar você tem esta combinação de cenários “translumbrantes”? Onde ter várias opções de entretenimento por um precinho irrisório ou grátis? Onde conhecer alguém num instante e no outro a pessoa já lhe fazer parecer íntimo dela, como se o conhecesse a vida inteira (rss)?

Acredito que, mesmo com a rebeldia do carioca em seguir regras, o Rio vem mudando para melhor, pois até usar cinto de segurança o cidadão carioca aceitou usar! (rsss)


P.S:
Quanto aos passeios sobre os quais falei no post passado, continuem a enviar as sugestões de lugares que gostariam de conhecer no Rio para vilma@informacaodeprimeira.com.br


 

5 comentários:

  1. É pode ser até porque a classe mérdia esta tomando conta da crônica criminal da cidade ( ver o caso do atropelamento no túnel ) Na classe mérdia as pessoas são de bem até que a ameaça de ser preso bate a sua
    porta! Aí são capazes de tudo para se livrar até matar se for preciso. E
    uma vida humana não vale nada no país do vale tudo...

    ResponderExcluir
  2. Acho que nossa hipocrisia está aumentando a cada dia, Vilma. Hipocrisia, medo e o costume de ser mal atendido, de andar inseguro e de sofrer com tudo sem reclamar. Se nem reclamar adianta, cada um se vira para sua vida e reza pra que nada aconteça. E se acontece, reclama ao Bispo.
    Desculpe, mas você é otimista e tende a achar que o mundo tem jeito. Infelizmente, pra mim, não tem.

    ResponderExcluir
  3. Minha visão, também, é otimista, talvez um pouco iludida pelos sinais posisitivos que assisto em noticiários na tv. Mas vejo moradores de comunidades, onde a UPP está instalada, satisfeitos com a mudança. É claro que esta ação isolada não resolve milhares de outros problemas, mas é um passo que gerou melhorias, isto não se pode ignorar.

    ResponderExcluir
  4. Vilma,

    Ainda falta muito, mas estamos no caminho certo. Faço várias críticas ao secretário de segurança pública e sua política de enfrentamento ao varejo de droga nos morros ao invés de investir em inteligência e consequentemente atacar o tráfico onde ele mais sente, no bolso. Pra isso precisaria se investigar a bolsa de valores, os bancos, as contas CCC, e as lavanderias de dinheiro espalhadas pela cidade, travestidas de restaurantes, importadoras, concessionárias e outras laranjadas.
    Por outro lado, os investimentos do PAC e do governo do estado, assim como o Morar Carioca da prefeitura vem realmente mudando o cenário na cidade maravilhosa.
    Para não dizer que é otimismo, vamos aos dados lendo as matérias abaixo. Inclusive com reportagens de O Globo (Arghhhhh !)

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/07/13/bloomberg-os-tucanos-enterraram-sao-paulo-ii-e-melhor-investir-no-rio/


    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/07/08/upps-deram-mais-seguranca-ao-rio-upp-e-a-melhor-arma-contra-o-trafico/

    ResponderExcluir
  5. Segurança nunca foi o forte desta cidade...muita "falação" do "espírito carioca" pelos otimistas e muito veneno dos pessimistas com a "violencia urbana" e acabamos simplesmento esquecendo de "viver"...
    O úncio Choque de Ordem que começaria, de fato, a dar qualidade vida à nós seria a prisão pura e simples, imediata, de Maluf, Renan Cacheiros, Sarney, Jader barbalho, Joaquim Roriz, para citar apenas os bandidos mais conhecidos...Sem esquecer os Juizes e os Advogados de bandidos notórios...
    Então, vamos continuar saindo e vivendo, mas com cautela porque o bicho está querendo pegar...

    ResponderExcluir