10 setembro, 2010

10 a 16 de setembro

--------------------
VÍDEOS
--------------------


N. Sra. do Offline

Outro vídeo do impagável Marcelo Adnet, satirizando, de uma tacada só,  o excesso de conectividade dos tempos modernos e também o oportunismo de algumas vertentes religiosas.

Clique aqui para assistir ao vídeo acima




 
--------------------
MEMÓRIA
--------------------


Baú jotabeniano

Livro, documentário e blog resgatam a memória do Jornal do Brasil

Num dos flagrantes em preto e branco, um jovial Alberto Dines escancara o riso diante do banho de champanhe. Em outro aparece à mesa do botequim Artur Xexéo, hoje grisalho colunista de O Globo, a ostentar barba, bigode e uma cabeleira negra no melhor estilo anos 70. George Vidor ainda não era adepto de suas agora indefectíveis gravatas borboleta e, olhar de curiosidade, observa a apresentação de um exemplar jurássico de computador. Mas talvez uma das imagens que melhor represente o clima da era de ouro do Jornal do Brasil é a que ilumina uma turma de jornalistas na farra antológica: aquela mesma que converteu os 100 mil cruzados do Prêmio Esso 88 em puro uísque escocês.

Relíquias da época na qual os redatores espancavam suas Remingtons — “pretinhas”, para os íntimos — enquanto podiam se dar ao luxo de pendurar no canto da boca o cigarro, hoje banido das redações, as fotografias estão reunidas no Álbum Jotabeniano. Trata-se de um blog criado em junho por um grupo de jornalistas que trabalhou na casa entre as décadas de 60 e 90, e que rapidamente se espalhou entre outros ex-repórteres, editores e fotógrafos.

Leia a matéria completa aqui.

FONTE: Site da Secretaria de Cultura do Estado do RJ





Palhaço Carequinha

Um dos ícones da minha infância, o Palhaço Carequinha faz malabarismo para divertir a garotada na foto abaixo, uma das  que serão exibidas no Atelier da Imagem nesta 6ª feira por Walter Firmo, autor da foto e um dos maiores nomes da fotografia brasileira. Mais detalhes da exibição aqui.






PRK-30

O programa de rádio PRK-30 era uma espécie de Casseta & Planeta (dos bons tempos) da década de 40 / 50. Escute aqui um pouco do que significou este programa e em seguida, uma sátira que seus apresentadores faziam de uma aula de ginástica transmitida via rádio na época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário