19 fevereiro, 2010

Carnaval de gelo, lixo e fantasias criativas



Não quero ser repetitiva e falar de carnaval novamente. Volto a falar só para registrar como foi o 1º Encontro do Blog de 2010, que aconteceu no domingo de Carnaval. Depois, prometo, sigo adiante. ;o)


Assistir missa com canto gregoriano no Mosteiro de São Bento durante o Carnaval pode ser considerado um programa de índio pra muita gente – ou programa de cacique, se preferir (rs). Mas como quem não curte Carnaval tem poucas opções nesta época do ano – a não ser fugir para um lugar mais tranqüilo – o programa foi marcado pensando nos não-foliões. E também naqueles que sempre tiveram curiosidade de assistir a esta missa.


No início a igreja estava vazia, mas pouco a pouco foi enchendo e às 10h já estava totalmente lotada. Nos bancos podíamos ver, inclusive, alguns turistas estrangeiros.


Talvez por ser Carnaval, boa parte dos monges estivessem em retiro espiritual. O fato é que havia poucos deles no altar. Certamente o pouco número de monges influenciou na grandiosidade do canto, que saiu mais tímido e sem a acústica que costuma ter. Mas...valeu. ;o)


Saindo de lá, nos deparamos com o solitário skatista Rodrigo, que fazia hora para voltar ao local de trabalho...um navio. Estranhamos ao vê-lo andar no skate sem o impulso dos pés. Até que percebermos que tratava-se de um “veículo” motorizado. “Comprei pela internet”, respondeu ele diante da nossa curiosidade. Solícito, Rodrigo emprestou o skate à Cláudia, que animada com o “brinquedo”, pediu para dar uma voltinha. ;o)



Já no CCBB, onde paramos para fazer um lanchinho - e, claro, aproveitar o ar condicionado - verificamos que o espaço cultural serviu de pit stop do Cordão do Boitatá, que se concentrava ali perto, na Praça XV. É que com a proibição de fazer xixi na rua, muita gente aproveitou que o CCBB, único lugar aberto nas redondezas, para usar o banheiro e, desta forma, imagino eu, contribuir com a limpeza na cidade.


Bem...contribuir em termos, né? Porque ao chegarmos à concentração do Cordão do Boitatá - nossa terceira parada - tive pena dos à lixeiros, pois a praça era um lamaçal só. Tudo bem que tinham váááários banheiros químicos, mas o que tinha de lama e lixo na praça não era brincadeira!


A colunista Cora Ronái, do Globo, elogiou esta semana a boa intenção da Prefeitura do Rio em disseminar o uso de banheiros químicos, mas fez uma observação interessante: o cheiro que eles exalam faz com que ninguém queira usá-los. Faz sentido.


Mas fora a sujeira reinante, deu para nos divertirmos com as fantasias do povo. Que gente criativa! Impressionante! Não é à toa que o desfile das escolas de samba seja um espetáculo internacionalmente conhecido, pois se nos blocos já vemos exemplos de criatividade, que dizer, então, das escolas de samba, que têm muito mais recursos para criar?


Queria agradecer a presença da Cláudia Sardinha, da Hilda Armstrong, da Isabel Vidal e da Márcia Bloch, corajosas que se aventuraram num domingo de Carnaval nesta maratona sagrado / profana. Acho que foi legal, né, meninas? ;o)




Para finalizar este post, só queria dizer que para baixar a sensação térmica venho assistindo algumas competições das Olimpíadas de Inverno, em Vancouver. Só de olhar aquelas montanhas cobertas de neve, todo mundo encasacado, gelo e mais gelo, já me sinto melhor (rsss).


Sem falar que os esportes são emocionantes ou plasticamente muito bonitos. Veja o downhill (descida de esqui nas montanhas), o lude (trenó) ou a patinação de velocidade: todos envolvem velocidades em que os atletas correm de 60 a 140 km por hora! Tanto que, infelizmente, um atleta de 21 anos, morreu durante um treino do lude, chocando-se com vigas de concreto a mais de 100 km por hora.


Na categoria beleza, elejo a patinação artística como a melhor. O destaque este ano foram – pasmem! - os homens, sendo o Japão o país revelação na modalidade.


Abaixo alguns vídeos que dão uma palinha de alguns destes esportes.


Mais adiante falo sobre o PAPO VAI, PAPO VEM, que acontece na próxima 5ª feira, dia 25, às 19h, no Kreatori, em Laranjeiras. O assunto? FALTA DE TEMPO.


Será que você vai ter tempo de ir? Estarei esperando, de qualquer modo. ;o)




Clique para ver o Downhill



Clique para ver o Lude em dupla



Clique para ver a Patinação em Velocidade



Clique para ver a Patinação Artística Masculina




SEXTA:


Noite:

- Estudando o som (com Marcelo Yuka e DJ MAM).(Copacabana)



SÁBADO


Tarde:

- Samba Jazz Trio. (Copacabana)

- Orquestra Lunar (Copacabana)

- Encontro de Corais. (Copacabana)


Noite:

- Show de Marcos Ariel “ Tom Jobim e o jazz” (Glória)

- Peça “Acepipes” – de improviso e interativa (Tijuca)

- Estudando o som (com Marcelo Yuka e DJ MAM).(Copacabana)



DOMINGO :


Manhã:

- Encontro Mensal de Veículos Antigos (São Cristóvão)


Noite:

- Bandas no Forte (Copacabana)

- Peça “Acepipes” – de improviso e interativa (Tijuca)



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui





========================


“PAPO VAI, PAPO VEM”





Em meio à correria em que vivemos, que tal parar um pouco pra pensar melhor em certas coisas?


O Informação de Primeira vai inaugurar nesta 5ª feira, dia25 de fevereiro, o evento “PAPO VAI, PAPO VEM” onde o público vai poder trocar ideias sobre assuntos comuns ao dia a dia moderno.



Tema de estreia:

“Eu não tenho tempo para nada”



Durante o evento ficarão disponíveis para o público dois espaços para incrementar o intercâmbio entre os participantes:


- MESÃO DO TROCA: o público está convidado a trazer objetos pessoais que não queira mais para trocar (cd, livros, etc).


- MURAL DE RECADOS: quem quiser poderá deixar, na hora, seus anúncios para os demais (Eu Compro, Eu Vendo, Eu Alugo, Eu procuro)



Data: 25 DE FEVEREIRO (5ª feira)

Hora: 19h

Local: Kreatori (Rua Alice, 209 - Laranjeiras / Tel: 3724-4326)

Ingresso: R$ 15


Mais informações:

vilma@informacaodeprimeira.com.br



Apoios:



========================



ATRAÇÕES QUE EU ACHO QUE DEVEM VALER A PENA



- Simplesmente Eu, Clarice Lispector. No Teatro do SESI (3ª e 4ª)



Sexta-feira / Sábado / Domingo

2ª feira / 3ª feira / 4ª feira / 5ª feira




DESTAQUES-MISCELÂNEA:



- Encontro Mensal de Veículos Antigos. No Pátio do Museu Militar Conde de Linhares (dom)


Leia a seção completa aqui




ATRAÇÕES PARA CADA TIPO DE GOSTO:


Para os rubro-negros:

- Noite de autógrafos: 6 x Mengão. Na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (2ª feira)



Amantes de Chopin:

- "Projeto "Chopinissimo – Chopin o poeta do piano". No Teatro Sesi (3ª e 4ª feira)



Leia a seção completa aqui



INTERATIVIDADE:



Anúncios:

Sempre quis aprender bateria? Aqui tem um professor. ;o)




Indique alguma atração cultural ou lugar bacana que você foi assistir ou conhecer e recomenda.



Novos seguidores:

Quero dar as boas vindas à ROSELI QUEIROZ REGO, ao FÁBIO LUÍS STOER e à RAQUEL CRUSOÉ.


Comentários:

- Registro os comentários da Hilda e do Rafael na semana passada (sobre o Carnaval). Comentei o comentário de vocês lá no mesmo lugar (rss). Aliás, passarei a fazer isso sempre.



Para se tornar seguidor deste blog, clique aqui




SITES / BLOGS INTERESSANTES



Patrimônio Histórico


A coluna “Patrimônio Histórico”, do Leonardo Ladeira, no site Rio & Cultura, é bem legal para quem gosta do assunto (Patrimônio Histórico).

Conheça: http://www.rioecultura.com.br/coluna_patrimonio



Rio Antigo


Eis outro blog que fala da história dos logradouros cariocas: http://www.jblog.com.br/rioantigo





COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS




"Grau 26" - uma experiência literária de conversão das mídias



A Editora Record acaba de lançar "Grau 26 — A origem" um romance digital interativo sobre uma brutal série de crimes.


(...)


O livro pode ser lido em qualquer lugar sem acesso digital... mas onde a história tradicional termina, um nível mais profundo de imersão começa. Os leitores podem acessar www.grau26.com.br e digitar senhas impressos a cada 20 páginas, aproximadamente, para assistir cenas de 3 minutos, com atores de filmes famosos e séries de TV premiadas. Os personagens ganham vida e detalhes do crime explodem na tela.


Leia aqui o artigo completo e veja o vídeo de apresentação deste digilivro.


FONTE: Blog Mobilidade (JB)




Rede wireless no Rio



O blog Rio Temporada publicou uma lista de lugares no Rio que dispõem de rede wireless para acesso à internet. Super útil para quem quer trabalhar na rua ou checar seu email na rua.

Aí vai o link: http://www.riotemporada.com.br/2008/riodejaneiro-wi-fi-hotspot-internet-gratis-free




Plantão Judiciário


No Fórum do Rio de Janeiro e em outros estados existe um Plantão Judiciário, de 18h às 11h do dia seguinte e 24 horas finais de semana e feriados somente para resolver problemas relativos a atendimento de PLANOS DE SAÚDE?


Exemplo: você está precisando de uma cirurgia de emergência com colocação de prótese, e seu plano de saúde não quer liberar a cirurgia: pode recorrer a esse Plantão Judiciário. Eles darão todas as orientações de como proceder, e se for necessário, eles mesmos farão contato com o hospital e o plano de saúde para solucionar o problema. Anotem os telefones, e coloquem na memória dos celulares: 31334144 de 18h às 11h do dia seguinte e 24 horas finais de semana
e feriados.




A história do campeonato carioca de futebol


No site da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) há um texto contando a historia do campeonato carioca de futebol. Veja um trecho abaixo:


O América apresentou ao público carioca em 1922 aquele que é considerado por muitos o melhor jogador americano de todos os tempos: Osvaldo Mello, o Osvaldinho, conhecido como “Divina Dama” pela elegância com que jogava futebol. O campeonato do Centenário da Independência do Brasil foi conquistado na penúltima rodada após o time rubro vencer o São Cristóvão por 3 a 1.”


Leia o texto completo aqui.


FONTE: ABI



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


3 comentários:

  1. O encontro foi ótimo. Rendeu-me post pro blog, prazer de boa companhia, conhecimento e diversão. Muito bom o canto gregoriano. Aliás, só de estar no Mosteiro, aquele espaço lindo, é tudo de bom. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gelo e neve só é bom na televisao,assim mesmo se estiver fazendo muito calor. (kkkk)

    Jair Lima (direto de San Diego / EUA)

    ResponderExcluir
  3. QUE BLOG LEGAL, CARAMBA, ESTOU SURPRESO E FELIZ POR TER CONHECIDO O CONTEÚDO DE ALGO COM TANTA QUALIDADE.

    UM GRANDE ABRAÇO.

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir