12 fevereiro, 2010

Para onde eu fujo?

=========================================

Olá, pessoal!

O domínio do Informação de Primeira
volta a ser www.informacaodeprimeira.com.br, ok?

=========================================



Foi-se o tempo em que eu era cabrocha e sambava até cair. Hoje eu quero mais é sossego. Só de pensar em enfrentar uma multidão, seja para sair num bloco, ir a um baile de carnaval ou passar a noite esperando os intermináveis intervalos entre as escolas de samba me dá arrepio. Ainda mais porque tudo hoje é mega, a ponto de os novos blocos que surgem guardarem a sete chaves a data e horário de suas saídas para evitar se tornarem um Simpatia é quase Amor ou um Suvaco de Cristo.


Até hoje lembro do dia em que fui me aventurar a sair no Cordão do Bola Preta. Pensei que, como era de manhã, não haveria tanta gente assim. Pois tinha. E saindo pelo ladrão! Mas na época eu tinha o maior gás pra essas coisas e sem pensar muito me meti no meio da muvuca.


Lá pelo meio do desfile, bateu a maior vontade de fazer xixi – sim, porque no “esquenta” que o pessoal faz antes do bloco sair, se bebe todas. Embora eu só tivesse “entornado” uns três copinhos de cerveja, a vontade de correr pro banheiro mais próximo era grande.


Quem disse que eu conseguia sair do bloco? Imprensada pela multidão, mal conseguia achar um espaço no asfalto onde colocar o pé, tal era a quantidade de pés disputando o mesmo espaço. Às vezes parecia que eu estava levitando, pois meus pés tinham dificuldade de encontrar o chão. Por isso, conseguir sair dali era simplesmente uma missão impossível.


No entanto, num momento em que Deus foi pai e não padastro, numa esquina em que o bloco fez a curva, eu consegui me arremessar pra fora da multidão. Aliviada, fui em busca de um banheiro. Em vão. Como não sou daquelas criaturas que não estão nem aí em abaixar a calcinha e fazer xixi na frente de todo mundo, tive que segurar a vontade por várias horas. Mas...pra nunca mais.


Também cheguei a ir, certa vez, em um baile de carnaval onde testemunhei – ninguém me contou, eu vi com estes olhos que a terra há de engasgar (rss) – um cenário que...na boa...faltava pouco para ser um filme pornô. Bastava que uma emissora de tevê qualquer que estivesse no baile acendesse um refletor para gravar e algumas mulheres protagonizavam cenas que nada ficavam a dever às das madrugadas dos canais a cabo.


Mas o Carnaval ainda me comove. Tanto que mesmo preferindo a tranqüilidade, sinto um formigamento nos pés que cada vez que escuto um bom batuque de bloco. E aqui em Laranjeiras, que é o bairro com maior número de blocos por metro quadrado do Rio de Janeiro (são 22 blocos, pelo que me consta), o que não falta é batuque.


Por isso, em homenagem aos velhos tempos, disponibilizo a agenda dos blocos no Rio de Janeiro aqui.


Mas se nem o formigamento nos pés você sente mais, considere a possibilidade de ir ao primeiro encontro do blog, que acontece neste domingo de carnaval (detalhes a seguir).



=========================================


1o ENCONTRO DO BLOG DE 2010:

é neste domingo de carnaval!



Que tal um programinha mais zen no Carnaval?




Programa:

MISSA COM CANTO GREGORIANO NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO


Local de encontro:

Pátio externo do MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Rua Dom Gerardo, 48 ou 68 (próximo à Pça Mauá)

Obs: quem for de ônibus ou a pé vai subir uma ladeirinha. Quem for de carro ou de táxi pode ir direto até lá em cima.


Horário do encontro:

9h

(tem que chegar cedo ou não consegue entrar na missa das 10h, que é super concorrida)


Horário da missa:

10h



Mais informações sobre o lugar e o programa:


O Mosteiro de São Bento surgiu aproximadamente vinte anos após a fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1565. Este convento, comparado a um museu, representa um dos mais belos conjuntos arquiteturais existentes no Brasil.


Ele foi construído sobre o Morro de São Bento, um dos quatro morros que delimitavam a cidade do Rio em seus primórdios (os outros são o vizinho Morro da Conceição – para onde este blog já organizou dois passeios; o Morro do Castelo – que foi debastado para fazer o Aterro do Flamengo e o Morro de Santo Antônio, no Lgo da Carioca, onde fica o Convento de Santo Antônio.)


No Mosteiro, destaca-se a impressionante riqueza do seu interior, com talhas barrocas recobertas de ouro. Mas uma de suas maiores atrações é a Missa com Canto Gregoriano, que acontece às 10h dos domingos.



O Canto Gregoriano


Eu digo o seguinte: não importa se você bate um tambor, reza pra Alá, paga dízimo ou usa kipá na cabeça...seja qual for a sua religião, escutar o canto gregoriano é uma experiência divina, meu amigo, minha amiga, que está acima de qualquer religião. Por isso, acredite: vale a pena!



Opções pós-Mosteiro:


- Sugiro um café no CCBB e depois, quem sabe, dar um pulo no bloco Cordão do Boitatá na Praça XV. Afinal, como bons brasileiros, estamos acostumados a ir do divino ao profano sem culpa. (rsss)


Contato:

vilma@informacaodeprimeira.com.br

Cel: 8247-0430




=========================================




E vem aí o “PAPO VAI, PAPO VEM”...



Hoje a correria é tão grande que ninguém tem parado muito pra pensar na vida. Quando se diz “E aí...vai ficar parado aí pensando na vida?” logo se associa o fato de pensar na vida com uma atitude de quem não tem mais nada a fazer. Só que, brincadeiras à parte, é extremamente importante e necessário pensar na vida, uma vez que é desta forma que entendemos melhor uma série de coisas que no dia a dia simplesmente passam “batido”.


O INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA vai realizar no KREATORI - um espaço super gostoso em Laranjeiras - o “PAPO VAI, PAPO VEM”, que é um evento para o público trocar idéias sobre assuntos que são denominadores comuns no nosso dia a dia. Para a estreia, elegemos o que é comum a 99,9% da população: a FALTA DE TEMPO.



Por isso, convidamos você a, por enquanto, ir pensando no seguinte:


Quais as tarefas que você acha que só você pode fazer?



Durante o PAPO VAI, PAPO VEM, haverá mais duas atividades interativas para facilitar o intercâmbio entre o público presente:


A FEIRA DO TROCA: onde o público traz objetos pessoais que não queira mais (cd, livros, etc) para trocar.


O MURAL DE RECADOS: onde as pessoas podem escrever, na hora, seus anúncios / recados e deixá-los visíveis para os demais. (Eu Compro, Eu Vendo, Eu Alugo, Eu procuro)


Data: 25 de fevereiro

Hora: 19h

Ingresso: R$ 15



Mais informações: vilma@informacaodeprimeira.com.br



Apoios:


=========================================




SEXTA


Tarde:

- 1908 - Um Brasil em Exposição (Centro)

- Expô “Um Salão Francês” (Aterro)


Noite:

- Carnaval de Jazz, Blues e Bossa (Glória)

- Peça "Sopros de Vida" (Centro)

- Maratona Odeon (Centro)



SÁBADO


Manhã:

- Copa Brasil de Motocross Freestyle (Barra)


Tarde:

- Orquestra Lunar (Copacabana)


Noite:

- Carnaval de Jazz, Blues e Bossa (Glória)

- Show de João Roberto Kelly / sambalanço (Lapa)

- Peça "Sopros de Vida" (Centro)



DOMINGO:


Manhã:

- Copa Brasil de Motocross Freestyle (Barra)

- ENCONTRO DO BLOG NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO.


Tarde:

- Rio Pandeiro (Laranjeiras)


Noite:

- Show de João Roberto Kelly / sambalanço

- Peça "Sopros de Vida" (Centro)



AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui







EU RECOMEEEEENDO



Saara - Oásis da Amizade


Se vocês souberem de algum lugar onde esteja passando o curta “Saara - Oásis da Amizade”, assistam.


A sinopse é a seguinte: localizada no centro do Rio de Janeiro, a Saara é uma área de comércio popular a céu aberto que recebe diariamente milhares de pessoas ávidas por bons preços. O curta conta a história do local e de seus fundadores - imigrantes das mais diversas origens -, além de mostrar sua agitação incessante.


A equipe do filme reuniu os vários imigrantes (árabes, judeus, muçulmanos, japoneses) e os reuniu para um almoço em uma das ruas do próprio Saara – num dia de domingo, provavelmente, quando as lojas estão fechadas. E rola uma conversa gostosa sobre como se conheceram, como é a amizade entre eles, etc.


É um verdadeiro libelo ao respeito e à tolerância racial, religiosa, de costumes.


O curta também mostra o que é o Saara e vídeos da década de 20 do Rio de Janeiro. Bacana!






NOTÍCIAS INTERESSANTES



- Organizando a bagunça


- Promoção nos cinemas


Leia a seção completa aqui





DESTAQUE-MISCELÂNEA:



- Copa Brasil de Motocross Freestyle. Na Barra da Tijuca, perto do Quebra-Mar. (sáb e dom)





INTERATIVIDADE:




Indique algum serviço que você tenha contratado ultimamente e que tenha aprovado.


Novos seguidores:

Bem vindo, Guto Lima, do Blog A Casa da Bússola, Wagner Oliveira, do Educação Ambiental em Goiás e Malice, do Casa com Design.


Comentários:

- Esqueci de falar do comentário da Marta na semana retrasada, sobre o post “Tomar Decisões”: foi um comentário, inclusive, educativo


- Registro os comentários do Jorge Mendes e da Roseli da Silva e também o da Cláudia Valadares, entrevistada no post da semana passada, que me lembrou de um link importante sobre lixo.



Para se tornar seguidor deste blog, clique aqui






SITES / BLOGS INTERESSANTES



Papo de Urso


Trata-se de um blog que serve de repositório de perguntas esdrúxulas e respostas mais ainda. Divertido.


http://inblogs.com.br/pergunteaourso






COISAS INTERESSANTES / CURIOSAS



- A Itália em Santa Catarina


- Nunca é tarde


- Miss Beleza Natural


- Contra o vale-tudo na arte


- Aulas de Swasthya Yôga GRATUITAS no Barra Garden


- Delivery na praia

- Os orgânicos


- Hub São Paulo - Uma experiência inovadora







A Itália em Santa Catarina



Pouca gente ouviu falar de Nova Veneza, cidade colonizada por imigrantes italianos. Serra Gaúcha? Que nada, pequena e aconchegante, ela fica em Santa Catarina, a apenas 8 km de Criciúma. Você pode encontrar várias razões para ir até lá. Porém, o maior tesouro da cidade é sua gente, que faz muita questão de preservar a cultura e a tradição dos antepassados. O carnaval, por lá, é um exemplo: grupos folclóricos, que ensaiam nos finais de semana na praça Humberto Bortoluzzi, entoam velhas canções italianas enquanto moças e rapazes se esmeram em danças medievais com roupas da época – além de usar também as famosas máscaras venezianas.


Leia a matéria completa.


FONTE: Viaje Mais


Volta para o topo





Nunca é tarde



'Vovó Rock', de 69 anos, desponta como DJ nas pistas francesas


Ruth Flowers, mais conhecida como Mamy Rock (Vovó Rock, em francês), como ela mesma se apelidou, recentemente comandou a noite na badalada boate Queen, em Paris, e tem outras apresentações previstas na França e também em outros países neste ano, disse à BBC Brasil o seu produtor, o francês Aurélien Simon.


(...)


Flowers decidiu se lançar no mundo das mixagens por acaso, há cinco anos, após ter ido à festa de aniversário de seu neto em um boate londrina. Ela quase foi barrada pelo porteiro, mas conseguiu entrar e diz ter descoberto um novo mundo.


(...)


Ela aprendeu a mixar e, com a ajuda de seu produtor francês, amigo de seu neto, ela começou a tocar em casas noturnas.


Leia a notícia completa.


FONTE: O Globo


Volta para o topo





Miss Beleza Natural



O GNT está com um reality show diferente: o Miss Beleza Natural


Miss Beleza Natural procura por uma mulher fora dos padrões atuais de beleza, com confiança, sex appeal, simpatia, inteligência, mas principalmente beleza natural - sem intervenções cirúrgicas.


No último programa a tarefa era ir a uma boate sem maquiagem.


O reality show passa aos domingos, às 14h. (veja o vídeo ao lado)


Volta para o topo





Contra o vale-tudo na arte



Montinhos de areia, TVs fora de sintonia, ordenações banais de objetos idem, sacos de lixo empilhados, animais esquartejados e outras tentativas patéticas de chocar. Quem já não se irritou numa exposição de arte contemporânea? Em A grande feira (Civilização Brasileira 240 pp., R$ 34,90), o jornalista Luciano Trigo pretende apresentar, segundo o subtítulo, "uma reação" a esse "vale-tudo".


Leia a notícia completa.


FONTE: Revista do Museu


Volta para o topo





Aulas de Swasthya Yôga GRATUITAS no Barra Garden


Dias: 2ª e 4as

Horário: 8h às 9h30
Local das aulas: Praça de Eventos

Inscrições no SAC - (21) 2136-9191.


Apoio: UNI-YÔGA.





Delivery na praia



E diante do choque de ordem, banhistas e restaurantes ficam bem mais criativos


Cariocas podem saborear refeições incrementadas na praia, mesmo com as proibições do choque de ordem que varreram das areias os alimentos crus. Para evitar a sujeira, mas mesmo assim oferecer um bom lanchinho a quem gosta de tomar um banho de sol, restaurantes da orla carioca investem mais ainda no delivery e oferecem práticas caixas de viagem para o cliente levar para a praia – tudo com muito estilo e sabor.

Refeições embaladas são agora a pedida para os banhistas que querem refeições mais saborosas do que os alimentos industrializados, os únicos vendidos depois do choque de ordem do prefeito Eduardo Paes. Mas é bom lembrar de recolher as caixinhas na hora de embora, né?


Japa na areia – O novo japonês Bentô, serve delícias em charmosos recipientes que podem ser levados e consumidos na praia. Rua Aníbal de Mendonça, 55 Tel: 2512-9995.


Fast food árabe – No Leblon, o banhista aproveita a prática comida árabe servida no Yalla by Amir, versão express do restaurante Amir.

Em embalagens 100% recicláveis podem ser levados diferentes salgados como faláfels (R$ 6, a porção de 3) e ) e até cuscuz marroquino (R$ 11). Rua Dias Ferreira, 45, Leblon.

Tel: 2275-4395

Ostras para viagem – O Mio oferece a porção com meia dúzia de ostras por R$ 25 para viagem. A encomenda é montada numa caixinha de isopor com gelo, o que permite que elas sejam conservadas. Rua Farme de Amoedo, 52 , Ipanema. Tel.: 2523-2886


FONTE: Revista de Domingo / JB



Volta para o topo




Os orgânicos



O Jornal do Brasil fez uma pequena matéria falando do crescimento do mercado de orgânicos. Abaixo, uma lista de alguns lugares onde você, leitor, pode encontrar alimentos orgânicos:


- Feirinha da Glória – Há 15 anos, ela reúne, aos sábados, na Praça do Russel, 13 produtores. Todos registrados na Associação de Agricultores Biológicos, órgão que certifica produtos orgânicos.


- Universo Orgânico. Especializado em “alimentação viva” (Leblon e Ipanema)


- Sítio do moinho – Vende, pela internet, verduras, frutas, legumes, ervas e pães orgânicos produzidos nos sete hectares de área, em Itaipava.



Volta para o topo





Hub São Paulo - Uma experiência inovadora



O Hub São Paulo é um espaço onde empresas que estão começando podem alugar horas de um espaço enorme e trocar idéias umas com as outras, em um verdadeiro espírito colaborativo, web 2.0. Muitas delas têm a sustentabilidade como um viés de seu negócio.


Super interessante!


Veja o vídeo abaixo:



Volta para o topo




AGORA VEJA AS DICAS CULTURAIS E DE LAZER COMPLETAS CLICANDO => aqui



Sugestões para melhorar o blog? Escreve pra mim: vilma@informacaodeprimeira.com.br


Aproveitem!

Vilma Goulart
Blog INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA
www.informacaodeprimeira.com.br


3 comentários:

  1. Vilmoca: Gostei da proposta tour off-bloco, com possibilidade de pô o pé no Cordão do Boitatá, rs.
    E informação sempre de primeira :O)
    Tô contando os dias para o "Papo Vai, Papo Vem".
    Esse evento será um sucesso.
    Bjks Vilmoca e bom Carnaval.
    :O)

    ResponderExcluir
  2. ih,só vi agora o post... rsrsrs
    bom,meu carnaval não foi baladeiro, mas tb não foi zen!
    Espero que tenha aproveitado bem, se não com folia, pelo menos com muito passeio e/ou descanso!

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Hilda e Rafa!

    A Hilda foi no Encontro do blog, inclusive.

    E Rafa, tomara que o teu carnaval também tenha sido bom!

    Bj grande pros dois!

    ResponderExcluir