16 abril, 2010

A Cultura merece (cont)







Casa França-Brasil reunirá música, bate-papo, performances e oficinas

Zé Renato, Roberta Sudbrack, Dani Lima e Oskar Metsavaht fazem parte da nova programação

Transformar a Casa França-Brasil em um ponto de encontro cultural no centro do Rio de Janeiro é a nova proposta da instituição, que inaugura a nova fase a partir do próximo dia 7 de abril, com dois projetos inovadores: Música + e Mesa-Palco, ambos gratuitos, com atividades semanais ao longo dos meses de abril e maio.

"Esse é só o começo", diz a diretora da casa, Evangelina Seiler, que pretende empreender no espaço permanentes trocas culturais. "A Casa, que já foi praça de comércio, será agora a praça de cultura da cidade, com atividades que acontecerão paralelamente às exposições. Queremos oferecer aos cariocas e turistas que nos visitam opções culturais multidisciplinares, fomentando o interesse da população em várias áreas", afirma a diretora.

Veja a programação, aqui. E leia a matéria completa aqui.

FONTE: Site da Secretaria de Cultura do Estado do RJ




Cidades do Vale do Café se preparam para o VII Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho

Com a chegada do outono, as cidades históricas do Vale do Café já se preparam para participar do VII Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho, evento que vai reunir o melhor da música, da gastronomia e da história da região, no Sul Fluminense. A novidade este ano é que pela primeira vez o circuito será realizado em dois finais de semana, entre os dias de 16 e 25 de abril.

O evento, realizado pelos empresários do Vale do Café em parceria com o Sebrae/RJ e apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, através da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), já conta com a participação de nove cidades do Vale do Café e cerca de 600 estabelecimentos. Há atrações gratuitas e pagas, todas com a temática do evento, como shows de chorinho, degustações de bebidas e petiscos, palestras, oficinas temáticas de gastronomia e visitas aos famosos alambiques da região.

Na programação musical, os destaques são os músicos Leo Gandelman e Victor Biglione, que farão shows gratuitos na Praça de Ipiabas, em Barra do Piraí, nos dias 20 e 23, respectivamente. Em Barra Mansa, haverá feijoada em fazendas históricas, oficinas de gastronomia abertas à população e grupos itinerantes de chorinho. Também haverá oficina gratuita com o barista George Gepp.

A visita ao alambique da cachaça Magnífica, na Fazenda do Anil, em Miguel Pereira, é outro destaque do circuito. Os visitantes poderão conhecer todo o processo de fabricação do produto, desde a plantação da cana até o envelhecimento. Após o passeio, haverá degustação da cachaça.

Leia a matéria completa aqui e veja a programação do evento neste site.

FONTE: Turisrio




Cultura negra e digital

Acervo de cultura afro brasileira é disponibilizado na internet

Está no ar o portal Cultne, o primeiro acervo digital de cultura negra do país. O material reflete a união dos registros de manifestações populares, políticas e culturais colhidos ao longo de quase 30 anos por duas produtoras, a Enúgbarijo Comunicações e a CP - Cor da Pele Produções.O site disponibiliza importantes vídeos da história recente do movimento negro, dando voz a diversos artistas e lideres que lutaram pela emancipação e pela inclusão social dos negros.

Abaixo, um vídeo de Ed Motta em 1987, que faz parte do acervo


O enorme acervo é fruto de filmagens feitas inicialmente com o uso de máquinas portáteis, uma novidade na década de 80, utilizada pelos produtores que percorriam os principais eventos da cidade, seguindo o estilo “uma câmera na mão e cultura na cabeça”.

Leia a matéria completa aqui.

FONTE: Site da Secretaria de Cultura do Estado do RJ




Avião a energia solar faz voo-teste

Prestes a dar uma volta ao mundo, um avião movido a energia solar fez nesta semana o seu primeiro voo-teste, na base militar de Payerne, na Suiça.
O aviador Bertrand Piccard, engenheiro do ambicioso avião, quis provar que a energia solar pode ser empregada em outros meios de tranporte e também em equipamentos como computadores domésticos.

O voo inaugural durou uma hora e meia, e Piccard disse que “a maior aventura do século 21 é nos tornarmos independentes das energias fósseis”. O projeto, chamado de Solar Impulse, teve seu inicio em 2003. O avião solar foi pilotado por Markus Scherdel, que exibiu-se no avião dando várias voltas a uma altitude entre 1000 e 1200 metros, e foi acompanhado por dois helicópteros.

O Solar Impulse, que foi fabricado pela empresa Décision S.A, em Eclubens, na Suiça, tem a extensão de um Airbus 340 e o peso de um carro de passeio, cerca de 1,6 tonelada. Piccard pretende dar a volta ao mundo com o avião em cinco etapas com cerca de cinco dias cada, seguindo a linha do Equador.

FONTE: Urban Post (SP)




Projeto leva Romeu e Julieta ao Twitter

Começou nesta segunda-feira (12) a transmissão de uma peça improvisada do clássico Romeu e Julieta pelo Twitter. A encenação é feita por seis atores do Royal Shakespeare Company, da Grã-Bretanha. Por meio de seus perfis na rede social, eles contam seu dia-a-dia como se fossem os próprios personagens do título de William Shakespeare. Na página de Julieta, por exemplo, referida como @julietcap16, os seguidores a acompanharão se preparando para ir à escola ou na organização de uma festa.

FONTE: Site Guia da Semana




- Palestra “Aposentada ficava sua avó”, com Mara Luquet, comentarista da rádio CBN e da TV Cultura. Na Fnac (2ª feira)











- ‘Cidade In/Visível’. Peça no metrô. Percurso: da Estação General Osório para Saens Pena (todos os dias)

- Mostra de Arte inclusiva - Festival de Esquetes. No Centro Cultural Parque das Ruínas (6ª, sáb e dom)

- Gastronomia Verde. Oficina de culinária Este mês: Alimentos funcionais. No Sesc Niterói (sábado)

- Oficina de Luz. Irá apontar como a luz interfere diretamente na aparência de tudo que ilumina (os participantes deverão trazer câmeras digitais compactas ou SLR). Na Casa França-Brasil (sábado)

- Domingo Alternativo. Diversas atividades ligadas ao bem-estar. No Sesc Tijuca (domingo)

- Feira de Trocas. Troca de bens e serviços, sem o uso da moeda. No Sesc Tijuca (domingo)

- Palestra “A liberdade está dentro de nós”. No Brahma Kumaris de Copacabana (domingo)

- “Ressaca”, filme interativo. No Oi Futuro Ipanema (4ª feira)

- Bate-papo Aguinaldo Silva e lançamento do livro “A seguir, cenas do próximo capítulo”. Na Fnac (5ª feira)

- Papo de Quinta. O Projeto Papo de Quinta visa divulgar cultura e comemorar as datas festivas do calendário nacional e internacional. Nesta 5ª, comemorando o Dia de São Jorge. No Centro Cultural Memórias do Rio (5ª feira)












Poetas e afins:

- Cidade aTravessa 2. Reunião de poetas e performers para entrevistas, leituras, exibição de curtas. Na Livraria da Travessa do Ouvidor (nesta 6ª)



Cinéfilos:

- Discutindo Filmes em Cartaz. Filme a ser discutido: “ "Mother" de Bong Joon-ho. No Espaço Telezoom (nesta 6ª)

- Maratona Martin Scorsese. No Espaço Cinema Nosso (sábado)

- Série “Histórias do cinema em questão: As indústrias de sonhos”. Nesta 3ª: O sonho da Vera Cruz, com Susana Schild.. No CCBB (3ª feira)



Fãs de ópera:

- Projeto “The Metropolitan Opera Live in HD”. No Unibanco Arteplex  (sábado)

- Ópera “Carmen” (em versão reduzida para piano). Na Sala Baden Powell (sábado e domingo)



Fãs de sons diferentes:

- Recital de música antiga “Danças e cantares do noroeste ibérico e do nordeste brasileiro. Na Sala Baden Powell (nesta 6ª)

- Festa Go East. No Cine Lapa (sáb)



Estudiosos da História:

- Debate “Napoleão, o imperador do Brasil”. Na Biblioteca Nacional (3ª feira)











Conheça o Espaço Cinema Nosso

A Escola Audiovisual Cinema Nosso inaugurou uma sala de cinema diferente. No lugar do entra-e-sai das salas de cinema convencionais, que apresentam sessões consecutivas, o Espaço Cinema Nosso irá proporcionar um ambiente inspirador, onde se pode assistir a filmes interessantes e ter tempo para conversar sobre eles. Consideramos que é importante refletir sobre como as produções retratam a realidade ou sobre como nos estimulam e nos fazem sonhar.

Aberto à participação: Nossa programação é construída a partir da participação do público, que deve propor e realizar atividades na sala. Artistas, videomakers, estudantes de cinema e cinéfilos em geral podem participar de cursos livres e sessões especiais sobre movimentos, gêneros ou diretores, enquanto as escolas utilizam o espaço como sala de aula. Sugestões de atividades devem ser enviadas para curadoria@cinemanosso.org.br.

Uma das atividades do cineclube Inscrições abertas para Oficina Cineclube do Cinema Nosso.

Reunir amigos e vizinhos num espaço destinado à exibição de filmes, estimular debates sobre o que é exibido na telona, contribuindo assim para aumentar o senso crítico das pessoas. As vantagens de se montar um cineclube são tantas, e a Escola Audiovisual Cinema Nosso prepara aos interessados a Oficina de Cineclube, destinada ao público em geral. A Oficina tem duração de um mês e está disponível em duas turmas: a primeira ocorre a partir de 28 de abril, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h; e a segunda a partir de 29 de abril, sempre às quintas-feiras, das 09h às 12h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2505-3300 até o dia 16 de abril. A oficina é gratuita.

Apoiadores: Esta iniciativa conta com o apoio do cineasta Fernando Meirelles, que cedeu o direito de uso do imóvel. A família inglesa Hastings-Bass e a Fundação ABC Trust, criada pelo ex-guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, viabilizaram a construção das salas de cinema e de edição, que conta com três ilhas. A Escola Audiovisual Cinema Nosso é apoiada pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e pela Eletrobrás.





O surrealismo de Víctor Molev

O artista tem obras nas mãos de colecionadores da Europa, EUA, Israel e Canadá.  Clique nas ilustrações abaixo para ver a obra em tamanho real.
 Elvis



 John Lennon







A volta dos discos

Em tempos de ouvir música no MP3, há quem não abra mão do som dos vinis. Imagine ouvir os discos de Pixinguinha, Camargo Guarnieri, Alberto Nepomuceno, Guerra-Peixe, José Maurício Nunes Garcia, Ismael Silva... Atenta ao retorno dos vinis e, principalmente, preocupando com a recuperação do acervo de vinis raros, a Funarte está disponibilizando, na Livraria Mario de Andrade - localizada no térreo do Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro -, discos esgotados há anos do mercado.

Para o crítico musical Mauro Ferreira, as novas gerações têm a oportunidade de conhecer obras imprescindíveis para a compreensão da história da música brasileira.

“Pôr esses vinis ao alcance do ouvinte interessado é uma iniciativa louvável porque nem tudo o que foi produzido na era do vinil foi relançado em CD. E mesmo o que foi relançado, obedeceu aos critérios comerciais das gravadoras. No momento em que há uma revalorização do vinil, tendência mundial que ganha força no Brasil neste ano de 2010 com a reativação da fábrica Polysom, disponibilizar vinis raros pode ser até uma forma oportuna de atentar para a importância de que estes discos ganhem reedições oficiais, seja em CD ou mesmo em vinil”, afirma o crítico.

Leia a matéria completa aqui.

FONTE: Site da Secretaria de Cultura do Estado do RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário