28 maio, 2010

Contabilizando o que é bom



Conversando com umas amigas esta semana, tentamos lembrar do conteúdo da matemática dos tempos de escola que, de fato, aplicamos hoje na vida cotidiana. Eu só me lembrei das contas de somar, multiplicar, diminuir, dividir e a equação onde temos de descobrir o valor de “x”.

Quando disse aplicação da matemática na vida cotidiana me referia às coisas tangíveis. Mas...e as intangíveis? Como descobrir o “X” daquela questão que está atazanando a sua vida ou como solucionar a equação que vai conquistar o coração de alguém, por exemplo? ;o)

 Não sei se vocês já ouviram falar do FIB, o índice de Felicidade Interna Bruta. Ele leva em consideração outros fatores além do econômico para determinar o grau de felicidade de uma comunidade ou país. Assim deveria ser com todo mundo.

Esta semana é meu aniversário e alguns amigos também ficaram um ano mais velhos. Uma das amigas que aniversariou destacou a importância de agradecer, nesta ocasião, por tudo o que temos até agora e pelas pessoas queridas que nos cercam. Pode parecer uma coisa boba, mas lembrar de na data do nosso aniversário, ao invés de pedirmos coisas que ainda não temos ou que gostaríamos de ter mais (dinheiro, saúde, sucesso etc), agradecermos pelo que já temos faz uma diferença danada.

Outro dia recebi, através de uma prima, um texto falando da “felicidade por nada”, da  cronista Martha Medeiros. Me identifiquei muito, pois é fácil pra mim ficar feliz por nada.

Esta semana tive vários exemplos. Podem parecer prosaicos pra vocês, mas eles fizeram a minha semana valer a pena.

Clique acima para ver o o vídeo do Vítor Araújo
1)  Vi dois programas na tevê que fugiram do rame rame. Um deles, se não me falha a memória, chama-se “Pelas Tabelas”, no Canal Brasil. O que assisti mostrava o talento incrível de dois jovens músicos pernambucanos, o pianista Vítor Araújo e o violonista Vinícius Sarmento.

Clique acima para ver o o vídeo doVinicius Sarmento
O Vitor já tinha ouvido falar do Vinícius e tomou a iniciativa de conhecê-lo, daí surgindo uma parceria que vira e mexe os dois mostram em algum lugar, como, por exemplo, neste programa.

Pena que não encontrei o vídeo do programa, mas achei dois outros vídeos, um de cada um deles, que mostra como os meninos são talentosos.

O “De Cara Limpa”, programa com o humorista Fernando Caruso, também promete. A ideia é ir a lugares onde, a princípio, as pessoas deveriam estar estressadas e fazer uma brincadeira para ver qual a reação da platéia. Na estreia o programa foi realizado dentro de um ônibus, o 572. Ele é exibido no Multishow aos sábados, 22h30.

Clique acima e veja um trecho do "Cara Limpa"

2) Outra coisa que contribuiu para tornar a minha semana melhor foi ter saboreado duas formas criativas de comemoração de aniversário. O diferencial? Um cardápio caipira, aproveitando a proximidade das festas de São João.

Na primeira comemoração houve até fogueira, com os convidados tendo direito a esquentar batatas, milho e demais acepipes (rss) no calor das brasas. Uma delicia! No segundo, as comidinhas eram uma homenagem aos festejos juninos: caldinho verde, canjica, pipoca, pé-de-moleque etc. Na decoração, quadros de santos enfeitados com flores, velas na mesa e bandeirinhas de São João no quintal. Um charme!

Sem falar que as aniversariantes são duas pessoas muito especiais.

3) Quer coisa mais difícil do que prender a atenção de uma criança? Pois é. Mas durante dois dias eu consegui fazer isso com meu sobrinho de três anos. E de uma maneira que eu jamais imaginaria: com uma atividade...parada! (rsss).

Descobri que ir desenhando os personagens e objetos de uma estória à proporção que se conta a estória para a criança é algo poderoso. Depois, recortar e colocar estes personagens e objetos na mão da criança para que ela possa interagir e criar a sua própria estória com aqueles recortes...é tuuuudo! (kkkk). Valeu o meu dia! Ou melhor...os dois dias em que tive de distraí-lo. ;o))

4) Fazer uma boa prospecção de negócios. Saber que você conseguiu passar a sua mensagem e fazer o seu potencial cliente entender a importância do que você está oferecendo não tem preço. Para todas as outras coisas existe Mastercard. (rsss)

5) Sair meio sem rumo e sem hora pra voltar pra casa. Fiz isso no sábado passado. Andar na Lagoa, vendo aquele entorno maravilhoso realmente é um privilégio. Me dei de presente uma massagem que me fez, tal qual o Fênix, sentir renascida das cinzas (rss).

 
E a Carmem, a terapeuta corporal que me atendeu, é uma figurinha muito bacana. Há mais de dez anos trabalhando como massagista, ela agora resolveu ser escritora e está cursando uma faculdade com este objetivo. No meio da conversa, ela me perguntou se poderia declamar uma poesia. Respondi que sim. 

E ela declamou:

Não me fale daquilo que não sei,
O que terei a dizer,
A não ser aquilo que terei que dizer eu...

Tudo poder ser verdade,
A mentira pode ser verdade,
A própria verdade pode ser mentira,
Quem sabe?

O melhor é não saber nada,
Sabendo mais continuo não sabendo nada mesmo,
E não saber que nada sei, ainda tanto pior,
Seria o mesmo que não saber e achar que sabe.

Ora vamos! Não saber importa,
Saber? Não importa...


O título da poesia - fiquei sabendo depois - é Ignorância consciente. Perguntei quem era o autor pois realmente havia gostado.  E de quem era? Da própria!

Pois é, dei de cara com um talento desses ali, no meio da Lagoa Rodrigo de Freitas. Faz ou não faz o teu dia ficar mais feliz?

Acho que deveríamos contabilizar mais aquilo que nos deixa contentes. A vida ficaria, sem dúvida nenhuma, muito mais leve.



6 comentários:

  1. Oi Vilma,
    não conhecia o programa Cara Limpa. Dei uma olhada no video que vc postou e, após, acessei alguns outros. Muito legal ! Já dei umas boas risadas e agora consigo encarar com mais ânimo o trabalho que preciso fazer, em pleno sábado ensolarado. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vilmoca, como sempre seus posts são muito interessantes e prazerosos na leitura :)
    Essa gravação do Cara Limpa eu e Hil vimos qdo esperávamos nosso ônibus no Jardim Botânico. Estranhamos uma gravação dentro de um ônibus, mas agora pudemos entender do que se trata. Muito grata :)
    Adorei sua felicidade (da qual cmopartilho) em fazer-se entender p/ um cliente potencial..rs. Gemini Rocks, baby! rs
    Ah... sua dica da loja de design está com o link quebrado.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. oi minha linda

    adorei esse post e concordo com vc. a felicidade é
    uma sensação tão individual e subjetiva pq ela não está em coisa ou lugar algum e sim no olhar que se tem para aquela coisa ou lugar.
    bju

    ResponderExcluir
  4. A Carmen é uma ótima profissional e sua iniciativa de, agora, fazer também graduação em Letras é excepcional!
    Parabéns Carmen.
    Quem estiver dando um passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas perto do dek do parque dos patins, não pode perder a oportunidade de receber um shiatsu feito por suas mãos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vilma,

    O FIB é uma proposta muuuiiiito legal ! Mas acho que ele não avalia o índice de felicidade de um país e sim, considera o fator felicidade com sendo fundamental para avaliar o índice de desenvolvimento de um país.

    beijo,

    ResponderExcluir
  6. Ah! a Matemática...Só gostava a da Emília...

    Beijos somados e abraços divididos!

    Gilda

    ResponderExcluir