12 novembro, 2010

12 a 18 de novembro

-------------------------------
QUALIDADE DE VIDA
-------------------------------


Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico

Na entrada do espaço, dois painéis – um deles exibindo um texto sobre Saúde e Biodiversidade e, o outro, com um mapa de toda a área da Coleção – formam a representação gráfica do yin e yang, que simboliza o equilíbrio das forças da natureza. Em seguida, o ambiente se divide em áreas que comportam diferentes canteiros. Essas áreas se referem às diferentes maneiras de o ser humano entender as plantas medicinais. Elas são: saúde e cotidiano, ciência e cultura, lendas e mitos, tradição, ciência e novas descobertas, sistemas do corpo humano e zona de troca.

A área de sistemas do corpo humano é formada por vinte canteiros, distribuídos em mais de 240 m². Nele as plantas estão agrupadas segundo os sistemas respiratório, geniturinário, circulatório, imunológico, digestivo, tegumentar, neurológico, endocrinológico e músculo-esquelético. As placas informam os visitantes sobre o nome popular da planta, o nome científico, a parte do vegetal utilizada para obtenção do medicamento, a indicação terapêutica, restrições de uso e, por fim, a atuação principal e as atuações secundárias no corpo humano.

A Coleção de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio torna-se, assim, um painel vivo da ligação fundamental entre as plantas medicinais e o homem, durante toda a sua história, indo desde a busca pela cura de doenças, passando por rituais, crenças e descobertas, até o intercâmbio de espécies entre diferentes povos e culturas, aproximando-os.

Além dos canteiros, o espaço da Coleção inclui ainda sala para pequenos cursos e ambientes ao ar livre, para conversas e explicações de guias turísticos.

Maiores informações (Centro de Visitantes): 3874-1214 ou 3874-1808)

FONTE: Site do Jardim Botânico





Gastronomia responsável


Trata-se de um movimento apoiado por alguns restaurantes, mas do qual qualquer um pode participar. Seus princípios preconizam que, sempre que possível, as receitas que formos preparar privilegiem ingredientes orgânicos, produtos regionais e que não estejam em extinção e que se evite o desperdício de produtos.

No site há mais detalhes: http://www.gastronomiaresponsavel.com.br




Descanso no galho da árvore

Misto entre ninho e casa na árvore, a peça Nestrest decora a área externa e proporciona momentos de lazer em meio à natureza. Eu quero uma!

Dá só uma olhada neste link:

Fonte: Blog Olhar Nômade




-------------------------------
SEXUALIDADE
-------------------------------


Livro: a trajetória da imprensa gay no BrasilUma inusitada abordagem sobre a pluralidade de identidades sexuais que circulam no Brasil nas capas de jornais e revistas é o tema do livro “Impressões de identidade: um olhar sobre a imprensa gay no Rio de Janeiro” (Editora da UFF, 2010), do professor e design gráfico Jorge Caê Rodrigues, lançado recentemente no Rio de Janeiro.

(...)

O trabalho de Jorge Caê Rodrigues apresenta uma análise muito abrangente dos veículos pesquisados, desde o conteúdo dos artigos, seções e colunas diversas até o projeto gráfico, conformando uma investigação precisa entre o conteúdo e as opções gráficas e estéticas de cada jornal ou revista, o que revela, de um ponto de vista amplo, as estratégias necessárias de apelo ao leitor.

Partindo do jornal O lampião da esquina (1978-1981), chegando à publicação da revista Sui Generis (1995-2000), Caê traça o mapa de memória mais recente do que se denomina, genericamente, comunidade gay brasileira. Trata-se de uma obra de interesse tanto para pesquisadores, em busca de informações e análises mais precisas para além da mera descrição, quanto ao leitor, menos comprometido com as atividades acadêmicas.

Leia a notícia completa aqui.

FONTE: Site da ABI (Associação Brasileira de Imprensa)




-------------------------------
SITES
-------------------------------


Localizador de endereços

No Vpike, basta digitar o nome da rua, o numero, a cidade e o país e logo aparecerá a rua e a casa em foto de 360 º. Caso não saibam o número, basta digitar o nome da rua + cidade + país (use siglas ex RJ, BR).






Lyricstube

Para ouvir, ver e cantar, pois as letras das músicas vêm junto. Bacana.




-------------------------------
ARTES
-------------------------------



Projeto Caneta, Lente e Pincel

Uma ideia inovadora que surgiu há um ano e meio tornou-se um badalado blog e uma série de agitados encontros mensais. Estamos falando do “Caneta, lente e pincel”, que une a literatura às mais diversas vertentes artísticas.  A proposta é simples: a partir de uma imagem – vídeo, fotografia, pintura, desenho etc – cria-se um texto. Ou vice-versa. O projeto vai comemorar um ano de encontros de sucesso no dia 17 de novembro, às 20h, no Sebo Baratos da Ribeiro, em Copacabana.

O projeto foi criado pelo escritor e editor Renato Amado, que está à frente da recém inaugurada Editora Flanêur. “O Guilherme Quaresma, hoje afastado, ajudou a criar o projeto. Advogado e fotógrafo por paixão, ele propôs fazermos um blog em que ele contribuiria com fotografias e eu escreveria textos para as fotografias dele. Propus, então, que expandíssemos e montássemos um corpo de fotógrafos, artistas plásticos e escritores, e que faríamos duplas por rodadas, em que o escritor faria o texto inspirado na pintura, desenho ou fotografia. Também sugeri que encerrássemos cada rodada com uma dupla de convidados, o que é feito até hoje”, conta Renato. Depois de montado o corpo de colaboradores, o projeto foi ao ar também com rodadas invertidas, ou seja, imagens inspiradas em textos.

O projeto cresceu e atualmente são 22 artistas que colaboram no site http://canetalentepincel.blogspot.com, atualizado três vezes por semana e que já soma 260 posts. “Inserimos outras manifestações artísticas, como videoarte, música eletroacústica, performance, escultura, animação, videomontagem… tudo isso passou em algum momento pelo CL&P”, diz o escritor.

Leia a matéria completa aqui.

FONTE: Blog Carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário