19 novembro, 2010

19 a 25 de novembro

Arábia Saudita se prepara para maior peregrinação do mundo



As autoridades sauditas se preparam para receber cerca de 2,5 milhões de peregrinos em Meca para o início, domingo, da festa do Hajj, na maior concentração humana anual do mundo.

Como guardiã dos lugares santos do islã - Meca e Medina - a Arábia Saudita quer a todo custo evitar uma repetição dos incidentes mortais que marcaram a peregrinação das últimas décadas.

(...)
O auge da peregrinação é a chegada ao Monte Arafat na segunda-feira, onde os fiéis vestidos de branco, vindos de todo o mundo muçulmano, se reúnem às vésperas da Festa do Sacrifício (o Aid al-Adha).

(...)
A novidade deste ano será a colocação em serviço de um bonde elétrico ligando Mina, Muzdalifa e o Monte Arafat, onde se concentra o maior fluxo de fiéis durante os cinco dias.

O bonde, em vias de conclusão por uma firma chinesa, será usado em 35% de sua capacidade, permitindo a substituição de 4 mil ônibus, informou Said al-Qurashi, chefe do comitê do Hajj da Câmara de Comércio de Jeddah.

O meio de transporte, que custou 1,8 bilhão de dólares, possibilitará a redução em 200% do trânsito nesta parte do percurso da peregrinação. Ele completa uma série de obras de infraestrutura, que incluem passarelas e túneis, com a finalidade de melhorar a circulação dos fiéis durante os diferentes rituais.

Tudo será monitorado por 30 câmeras.

O sistema de medição será estendido até a grande mesquita, que pode acolher 700 mil fiéis no pátio e 180 mil em seu interior.

Veja o vídeo abaixo.





FONTE: Revista Museu / AFP



Nenhum comentário:

Postar um comentário