28 junho, 2012

Robôs antigos, Leitura Sustentável, Vivendo de Música, etc



Robôs antigos


A robótica não é uma ciência tão recente como se pensa. Não se considerarmos os autômatos, como são conhecidos os bonecos mecânicos artesanais. A arte de dar movimentos a bonecos era dominada por vários relojoeiros da antiguidade, que tinham a habilidade de trabalhar com a coordenação motora fina.

Hoje os autômatos são brinquedos caros, fabricados principalmente na França por empresas como Decamps, Lambert ou Bontems. Nomes como Jacques de Vaucanson, Pierre Jacques-Droz e Jean Frederic Leschot, que viveram há 100, 200 anos atrás, faziam verdadeiras obras de arte que foram precursoras das linguagens de programação de computador atuais. A palavra robô surgiu apenas em 1924, por isso estes brinquedos de corda são conhecidos até hoje como autômatos ou automatas.

Achei o lance todo tão interessante que resolvi fazer um apanhado do que chegou pra mim através de outras pessoas e também fruto de uma procura que fiz no Google.

Portanto, aí vai:

Para ver uma série de autômatos encantando as crianças, clique aqui.

E neste link uma matéria sobre um autômato que escreve poemas e desenha, construído pelo relojoeiro suíço Henri Maillardet no séc. XVIII e considerado o mais complexo construído até hoje em sua categoria.

Neste outro Já neste outro link você vê uns protótipos atuais, quer recentemente receberam investimento para serem produzidos. São os Kinects Creatures (dica de Nélida Capela)

Finalmente, clicando aqui você assiste um vídeo com autômatos que simulam os antigos samurais.



Brincando de casinha...tecnológica

Já que existe ainda essa coisa de que menina é que brinca de casinha, então que, pelo menos, seja algo mais emocionante e tecnológico, mais condizente com a geração atual (rs). O Roomminate é um projeto no qual a casa de bonecas vem em módulos, de forma que as meninas possam montar a casa. E...mais legal ainda: além de montar, elas também podem fazer a instalação elétrica, que permite ter luzes acesas no seu interior.

Assista ao vídeo aqui e leia mais sobre o projeto aqui.



Vê se você tem a solução

O Changemakers é uma plataforma virtual onde as empresas ou instituições colocam seus desafios para o público resolver. Ou melhor: que possam pensar numa solução para o caso. A melhor solução será remunerada de forma que o autor da ideia possa pô-la em prática. Um exemplo de desafio é "Ativando Empatia Transformando Escolas Para Ensinar O Que Importa".




Nunca mais perca suas chaves

Basta assoviar que rapidinho você vai localizá-las. Parece simples...e é.  O chaveiro Fetch My Keys só precisa mesmo que você assovie para que ele emita um aviso sonoro de forma a lhe guiar ao local onde você encontrará as suas chaves. Genial, não?
 
Saiba mais...



Embarque para a Terra do Tio Sam


Como todo mundo sabe ficou mais fácil tirar o visto americano. Mesmo porque com a crise por lá nenhum brasileiro mais tem interesse em se refugiar naquela friaca. Só mesmo para fazer comprinhas, conhecer a Grande Maçã, ouvir jazz e blues em New Orleans ou quem sabe até dar um pulo até L.A. para topar com alguma celebridade de Hollywood. Seja qual for o motivo, o primeiro passo ainda é tirar o passaporte e visto.

Saiba mais...



Separar não precisa sair tão caro

Este é um serviço que se adapta perfeitamente aos tempos de hoje: seguro contra divórcio. Sim, porque imagina só: se você vai morar sozinho - no caso do homem - ou vai ficar com a custódia do filho - se for a esposa - é bem provável que do dia pra noite você veja as suas despesas aumentarem, pois as contas da casa não serão mais divididas por dois. O seguro-divórcio foi pensado para estes casos.


Saiba mais...



A velhice do cão

Quando a gente adquire um cachorro não imagina que ele vai envelhecer e ficar doente e sim que ele nos fará companhia até o final dos nossos dias. Ou até o final dos dias dele. Mas a velhice dele pode não ser tranquila, assim como a de muitas pessoas de idade. E o pior: ele também pode vir a sofrer de uma doença cuja incidência nos humanos vêm aumentando numa idade mais avançada: o Mal de Alzheimer.

Saiba mais....



Sujeira nunca mais

O primeiro público que me vem à cabeça para ser consumidor deste produto são os pais de crianças pequenas, pois as roupas dos pequenos voltarão da escola exatamente como foram: limpas. Este milagre já existe, mas infelizmente ainda não está sendo produzido comercialmente. Trata-se de um produto em spray (Never Wet) que não permite que a água molhe seja lá o que for ou que a sujeira entranhe nos objetos e roupas.


Saiba mais...



Leitura Sustentável

Não aguento mais ouvir a palavra 'sustentável', mas algumas ideias são realmente boas e merecem divulgação. Como essa da Estante Virtual, maior rede de sebos online ue lançou uma ideia interessante para os leitores que compram no site. Veja abaixo:




Jardins Urbanos

Já que falamos de sustentabilidade aí vai mais uma ideia boa: os Jardins Urbanos, que aproveitam espaços inutilizados de parques, praças ou terrenos abandonados. No Rio uma experiência foi feita na Praça Mauro Duarte, em Botafogo. "A praça é bonita, mas estava sempre abandonada. Achei que com flores ficaria melhor, principalmente por conta do caramanchão — diz Elias Serra, que tem ajuda de outros vizinhos e o apoio da maioria dos que passam por ali."


Dicas para dar um 'up' no seu cafofo

Se a sua casa anda meio apagada, sem graça, talvez seguindo algumas dicas de decoração muito fáceis de aplicar o panorama mude. Como, por exemplo: se não tem dinheiro para dar uma cara nova ao seu móvel, compre durex coloridos para enfeitá-lo. Funciona.


Saiba mais...



A glicose e o Cambuci

Não, Cambuci não é só um município do estado do Rio, é também uma fruta que pode regular os problemas que algumas pessoas têm com a taxa de glicose. Depois dos testes in vitro, se avaliou os efeitos do cambuci oferecendo o suco claro da fruta (sem fibras) a 23 pessoas saudáveis, logo após a ingestão de pão, quando é normal ter um pico de glicose. Houve redução desse pico, comprovando o efeito da fruta.
 
Saiba mais...



Água de beber?

Estes últimos dias teve um tititi na mídia em torno da qualidade da água da torneira dos lares cariocas. O presidente da Cedae, Wagner Victer, bebeu a água da torneira da casa dele para assegurar que ela é livre de micróbios e outras impurezas. Minha amiga Carla Hühne, que tem um blog chamado Amigos da Lagarta, onde dá receitas de saladas, resolveu testar esta história. Confira aqui.

Pelo sim, pelo não, indicamos a AllClear, uma garrafa que transforma a água contaminada em água pura.



Vivendo de música

Tem alguém mais apaixonado pelo que faz do que um músico? Talvez só um ator. Ou um esportista. Ou um nerd, sei lá (rs). Não importa. O que importa é que ele tem de conseguir viver disso. Em uma era em que o plano é transformar a sua paixão em profissão, a equação é saber como sobreviver de algo que aparentemente não dá dinheiro.  Foi pensando nisso que Benjamim Taubkin escreveu o livro "“Viver de Música – Diálogos com artistas brasileiros“.

Saiba mais...



Questionário pré-casório

Esse tinha que ser obrigatório! (rs). Não tem Acordo Pré-Nupcial? Pois é, tinha de ter também Questionário Pré-Nupcial. É rapidinho de ler e você vai se divertir. Mais que isso: vai chegar à conclusão que se tivesse submetido seu(sua) cônjuge a este questionário antes de casar talvez muitos problemas pudessem ter sido evitados ou , pelo menos, previstos. Algumas perguntas do questionário: "Você já foi chamado de workaholic? Você tem filhos de casamentos anteriores? Quanto você bebe por semana?" 

Saiba mais...






Nenhum comentário:

Postar um comentário