03 agosto, 2012

O tititi da Bhering, Táxi no Rio, Moda hipster, etc


PELA CIDADE


O tititi da Bhering

A semana foi agitada por conta do destino da antiga fábrica da Bhering, no Santo Cristo, cujos donos contraíram dívidas com o governo federal no valor de 150 mil reais e para pagá-la a Justiça determinou que o imóvel fosse vendido em leilão. 

Só que aí surgiram dois problemas. O primeiro é que o imóvel valeria, em cerca de 32 milhões, mas foi vendido por apenas 3 milhões. O segundo  é que a construção abriga uma série de ateliês de artistas plásticos, além de pequenas firmas, como editoras e escritórios de contabilidade, que pagam aluguel aos proprietários e que souberam da venda em cima da hora. 

Sob a ameaça de serem despejados, eles iniciaram uma mobilização via redes sociais e através de amigos que deu certo: o prefeito Eduardo Paes resolveu baixar dois decretos, um de tombamento e outro de desapropriação do prédio. Tudo, no entanto, ainda está sendo visto com cautela pelos artistas.

A comoção se deu por tratar-se de um imóvel no qual funcionou uma importante fábrica, dos chocolates Bhering. Há dois anos, organizei um passeio no qual a fábrica era uma das paradas e na ocasião tivemos o prazer de conhecer o Trapiche Carioca, a loja que fica logo na entrada da fábrica, cheia de móveis de demolição muito bonitos e objetos antigos.
Editora "A Bolha", na Bhering

Outra inquilina do prédio é a editora Bolha, que fica localizada no terraço da antiga fábrica e que aos sábados costuma promover, das 13h às 19h, o evento "Hora Feliz", com exposição de livros, música ambiente e o que mais pintar.



 Super Uber

Expô "Meu Porto Maravilha"
A Super Uber, uma produtora de arte e tecnologia é mais uma das atrações da Zona Portuária - a exposição Meu Porto Maravilha, em cartaz no Cais do Valongo, é uma das suas criações. 

Recém instalada na Gamboa, a sede tem quatro andares e no térreo funciona a Galeria 78, onde está em cartaz a mostra "Pixel park", composta sete instalações digitais interativas feitas pela própria SuperUber para projetos de cenografia em eventos de todo o país.

A inauguração desta galeria é mais um sinal de que a região vem atraindo uma galera antenada.

Saiba mais...



Rio Antigo – um passeio no tempo / bate-papo e dramatização da história

O Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia, promove uma visita guiada ao local, seguido de uma dinâmica lúdica, onde os e mediadores contam casos interessantes da história da cidade, usando, para isso,  vestimentas e acessórios, que também são usados pelo público.

Os interessados devem ligar para o centro cultural (tels: 3261-2567, 3261-2552) e saber qual o próximo grupo do qual podem participar, já que estas visitas são pré-agendadas. Os dias e horários em que as visitas são realizadas são de terça a sexta, das 13h às 17h.



Táxi no Rio

Há alguns dias o jornal O Globo publicou uma matéria falando da dificuldade de se achar um táxi na cidade do Rio. Já tive a experiência de agenda um táxi com uma semana de antecedência e no dia marcado a atendente me dizer que não havia carro disponível e que, de qualquer forma, eu precisaria ter sido cadastrada. Se eu tinha de ter feito o cadastro com antecedência, me pergunto, então, por que diachos ela não me avisou disso no dia em que fiz o agendamento. É um desses casos em que parece que a pessoa pede pra você voar no pescoço dela, né não?

Até a Pontual, que era uma companhia que eu elogiava pra todo mundo, pois sempre tinha carro disponível, parece que está deixando a desejar.  

É nessas horas que o sujeito que tem um smartphone - um Iphone, de preferência - sai ganhando, já que baixando um aplicativo, ele pode localizar mais facilmente um táxi livre que esteja próximo.  Dois aplicativos dos quais eu já ouvi falar bem são o Taxi Beat e o Resolveaí.  


Delícias da Gastronomia




Moda hipster

Pra quem não sabe, hipster é um termo cunhado pra designar os moderninhos, aquele povo que usa um tipo de roupa ou adota um comportamento antes de todo mundo. Pois bem, um dos programas dos hipsters é frequentar feiras de moda ao invés de comprar em lojas de shopping. Primeiro porque o preço das lojas está cada vez mais impraticável e porque nas feiras é possível encontrar confecções artesanais, peças exclusivas ou vintages (antigas), o que significa que nem todo mundo vai sair por aí usando a mesma peça que você. Sem falar que as feiras sempre oferecem atrações variadas como música, comidas e bebidas, o que torna o evento um programa variado.

Saiba mais...



Remédio para Câncer de Mama

Felicidade é poder dar uma notícia como essa: novo medicamento para câncer de mama será incorporado no SUS. Essa iniciativa faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no país. “A expectativa é que o Trastuzumabe beneficie 20% das mulheres com câncer de mama em estágio inicial e avançado”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.



Consumo consciente do sal
(via FB Ricardo Romão)

Você não precisa, necessariamente, usar só sal para temperar as suas refeições. Uma boa sugestão é misturar várias ervas e usá-las para dar gosto à comida. Com isso você reduz o consumo do sal, que como todo mundo sabe, não é lá muito benéfico à saúde.

Saiba mais...


Os perigos reais do sedentarismo

Às vezes a gente não leva muito a sério os alertas sobre o sedentarismo. As consequências são bem preocupantes, ainda mais por vivermos numa sociedade em que as pessoas ficam horas na frente do computador. Aquela dorzinha que parece nada pode acabar virando um problemão.

Saiba mais...


Planos de saúde...essa praga

O atendimento da medicina privada não está lá muito diferente do sistema de saúde pública. A recente suspensão de vários planos de saúde por excesso de reclamações dos usuários foi um primeiro passo no sentido de botar ordem nessa verdadeira casa da mãe joana. Veja aqui a relação de planos cancelados e assista a uma matéria da TV Globo falando sobre isso.




Teste de Inovação

Sem querer você pode estar confundindo o estilo de vida de um freelancer com o de um empreendedor. Será que você sabe a diferença? Por exemplo: Você desiste de novas ideias porque elas não são suas? Então faça este teste para entender melhor qual é o seu caminho.


Armário-cozinha

Até parece que eu vivo no Japão, onde as casas não têm espaço, pois cada vez que vejo um móvel com duplas funções e perfeito para pequenos espaços eu fico maravilhada.  É o caso deste armário-cozinha da Culshaw Bell.
Veja aqui





 Novo sistema de cobrança pra ler jornal

Pelo visto os jornais estão começando a ter problema em conquistar anunciantes. Até então o modelo de sustentabilidade dos jornais tinha como base os anúncios, somados aos assinantes. Mas está tudo mudando com a Internet. Agora se cobra pelo acesso ao site dos jornais. É o paywall. No Brasil a Folha já usa este modelo.



Escrever direitinho
(via FB Valéria Machado)

Nunca é demais. Eu me esforço para que a escrita aqui no blog seja o mais fluida possível. No entanto, o tempo limitado de que disponho para as postagens muitas vezes me dá uma rasteira danada, comendo uma vírgula ali, trocando conjugações acolá ou tirando  e colocando acentos sem a minha permissão.

Pelo sim, pelo não, é bom ter por perto uma listinha de regras para quando pintar aquelas dúvidas cabeludas, do tipo "Em que situações se usa o hífen?"

Veja aqui.



Livros para filhos de Nerds

A série "Ensine Ciência a seu Filho"  ensina desde Biologia Molecular a Linguagem HTML, tudo numa linguagem lúdica para criança nenhuma botar defeito. Indicada para a faixa dos 6 a 8 anos, os livros vêm com figuras para colorir e jogos que ajudam a incorporar o conteúdo.



Brinquedo pra criança, arte para os pais

Os brinquedos e objetos decorativos da Zozó são tudo de bom. Fiquei encantada com o bom gosto e o acabamento que, aparentemente, as artesãs têm na confecção das peças. É uma ótima pedida para dar de presente para crianças ou para quem deseja decorar a sua casa com uma lembrança do Rio de Janeiro.



Área de lazer em Niterói

Na cidade é meio complicado achar um lugar onde se possa desfrutar de momentos tranquilos com as crianças e que pareça com o clima de roça. O mais próximo disso costumam ser os hotéis-fazenda.  Mas em Niterói, no bairro do Engenho do Mato, foi inaugurado, há pouco tempo, a Fazendinha Piquenique, onde as crianças têm uma cachoerinha só pra elas, oficinas de música, pesca e animais com os quais ela pode interagir. E os pais ainda podem fazer piquenique com os filhos sem se preocupar em levar a comida.

Saiba mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário