08 outubro, 2010

09 a 14 de outubro

--------------------
EVENTO
--------------------
Viaduto do charme
 
Baile de música black de Madureira completa 20 anos e atrai uma legião de festeiros
 
De gravata borboleta e colete de couro, com camisa em punho de cor salmão, Álvaro se destaca entre os charmeiros da cidade. Sua história de 17 anos entre os dançarinos de charme se confunde com a história dos 20 anos de existência do Baile do Viaduto de Madureira. Diferente dos bailes funks em comunidades, o Dutão, como é conhecido pelos freqüentadores, tem seu foco em música negra, como R&B (Rhythm and Blues), Soul e Hip Hop. A festa, que acontece todo sábado, embaixo do viaduto Negrão de Lima, é programa garantido na agenda de quase duas mil pessoas, que toda semana invadem o baile. Em um desfile de variados estilos, todos com referência a cultura black, bonés e tranças contrastam com o corte alinhado de Álvaro. Ele se defende: “Antes de vir ao Baile, eu pesquiso algumas revistas de moda e lá escolho o que vestir. Para acompanhar os passos, fiz até escola de dança”, argumenta o elegante charmeiro de 34 anos. No grupo formado em frente ao palco dos DJs, Álvaro é apenas mais um dançarino, enquanto cerca de 30 jovens combinam passos e rodopiam em meio ao ...salão. Essa é a transformação que ocorre no espaço, encravado em meio a duas rampas de carros que dão acesso ao Viaduto Negrão de Lima. Volta e meia é comum ver algum motorista reduzir a velocidade só para acompanhar a agitação do baile, com uma vista privilegiada de cima do viaduto. Enquanto isso, nos cdjs e nas pick ups, quem embala a dança coordenada dos charmeiros são artistas como Beyoncé e Negra Li, bem diferente do início, 20 anos atrás, quando entre as mais pedidas estavam grupos como C + C Music Factory.
 
Leia a matéria completa aqui.
 
FONTE: Site da Secretaria de Cultura do Estado do RJ

 
 
--------------------
MEMÓRIA
--------------------
 
 
Acervo de ouro
 
Com coordenação de Francisco Bosco, a Rádio Batuta apresenta o tesouro preservado pelo IMS da música popular brasileira do período de 1900 a 1950.
Um rádio-documentário inteiro sobre Noel Rosa, com direito a depoimentos de Caetano Veloso e Luiza Tatit; séries especiais sobre mestres compositores como Custódio Mesquita e Chiquinha Gonzaga; e ainda as influências musicais de contemporâneos como João Bosco, Marisa Monte e Mariana Aydar. Toda essa preciosidade (e muito mais) integra a programação do mais novo espaço na Internet para a música popular brasileira do período pré bossa-nova: a Rádio Batuta. Os programas estão disponíveis no site do Instituto Moreira Salles (IMS) e tem coordenação do ensaísta e letrista Francisco Bosco, filho de João Bosco. O rico conteúdo da web-rádio tem origem no vasto acervo da instituição, que hoje conta com mais de 100 mil músicas, que são, basicamente, de discos de 78 rpm (formato que antecede os LPs). São destacadas, portanto, as canções populares nacionais do período de 1900 até o começo dos anos 1950.
 
(...)
 
Programação A grade da Rádio Batuta é organizada por meio de séries, atualizadas com frequência, e programas especiais esporádicos, como o do Noel Rosa. Confira os programas!
 
Vitamina B Programa informativo, com curiosidades e histórias sobre as canções, seus autores e intérpretes, que fazem parte do rico acervo do IMS. Rádio-pensamento Temas instigantes discutidos por pensadores brasileiros estão sempre em pauta nessa série. No primeiro programa, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o crítico de arte Ronaldo Brito discutem as contradições de Brasília, no ano em que a cidade completa 50 anos. Música para escovar os dentes Os ouvintes têm acesso a playlists com determinados recortes do acervo, como os clássicos da música brasileira, que foi o primeiro tema explorado.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário