08 outubro, 2010

 
NOTÍCIAS INTERESSANTES
 


Projeto pioneiro facilita a educação dos filhos via internet

Alana Gandra
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

(...) na capital fluminense, um projeto inédito em todo o mundo no formato de webconferência (...) pretende ajudar os pais e facilitar a educação dos filhos, na medida em que permite aos participantes interagirem com os apresentadores durante as palestras.

Trata-se da Escola Virtual para Pais
(www.escolavirtualparapais.com.br). O projeto foi idealizado pela pedagoga e mestre em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Márcia Taborda, e tem a coordenação acadêmica da neuropediatra Heloisa Viscaíno Pereira, professora adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj.

O projeto oferece, por meio da internet, palestras sobre temas diversificados de interesse na educação das crianças, explicou Márcia Taborda à Agência Brasil. As webconferências visam a auxiliar os pais na orientação das crianças, na identificação de problemas, além de mostrarem como lidar com dificuldades de aprendizagem e escolher uma escola para os filhos.

Estão previstas, ainda para este mês, webconferências sobre alimentação saudável e transtornos da hiperatividade e déficit de atenção. O acesso às palestras poderá ser feito de qualquer lugar do mundo.

Fonte: UOL Educação
 
 



Rio Praia Maravilhosa

Longe das paredes de uma academia de ginástica, dos aparelhos de musculação ou das esteiras de corrida, a orla do Rio é uma atraente “academia” ao ar livre, cada vez mais frequentada por cariocas e visitantes. Para dar uma força a essa ideia, o projeto “Rio Praia Maravilhosa” chegou para incentivar a prática esportiva, com orientação gratuita e personalizada em quarenta pontos diferentes ao longo da orla, do Leme ao Pontal e no Recreio dos Bandeirantes.
Até janeiro de 2012, 12 equipes de professores e estagiários de Educação Física vão se dividir entre as novas “academias”, que contam com um deck de material reciclado e equipamentos de alongamento e ginástica de aço inoxidável, mais resistente à maresia e à exposição ao tempo. Cada espaço tem 14 m² de área e capacidade para atender quatro alunos ao mesmo tempo. Durante a semana, as aulas acontecem em horários diferentes para ninguém ficar de fora – de manhã, das 6h30 às 09h30, e à tarde, das 18h às 21h. Aqueles que gostam de manter a forma até nos finais de semana, podem participar das aulas nas manhãs de sábado, sempre das 07h às 11h. O programa também inclui as seguintes atividades – ciclismo, caminhada, corrida de rua, natação em mar aberto e triathlon.
Quem curtir essa proposta saudável é só se cadastrar em um dos pontos de orientação localizados nos seguintes bairros – Copacabana, Ipanema, São Conrado, Barra e Recreio. A ficha de inscrição também está disponível no site www.riopraiamaravilhosa.com.br . Apresentando esse cadastro, o professor avalia as condições para o exercício desejado, com a indicação de treinamentos e pré-requisitos. O bacana é que todos têm acesso ao próprio programa de treinamento no mesmo portal do projeto.

Serviço:
Pontos de orientação: Copacabana, Ipanema, São Conrado, Barra e Recreio

Horários:
- De segunda a sexta: manhã, das 06h30 às 09h30, e tarde, das 18h às 21h
- Sábados: das 07h às 11h

FONTE: Riotur
 
 


Oi Futuro comemora o Dia das Crianças

Rio de Janeiro - Centros culturais em Ipanema e no Flamengo realizam atividades em torno do tema A Comunicação através dos Cinco Sentidos e peças infantis

O Oi Futuro preparou uma programação intensa em comemoração ao dia das crianças, no próximo dia 12 de outubro. Os visitantes dos centros culturais em Ipanema de no Flamengo poderão se divertir e aprender com diversas atrações que terão o tema A Comunicação através dos Cinco Sentidos, além de assistir as peças infantis Joaquim e as Estrelas e Ludi na Revolta da Vacina. As atividades serão gratuitas e abertas ao público.

Leia a notícia completa aqui.

FONTE: Revista Museu
 
 


`Met Opera ao Vivo nos cinemas`em outubro

Rio de Janeiro - Ainda há ingressos para o espetáculo, que marca a primeira transmissão aberta para o público brasileiro, direto do Metropolitan Opera de Nova Iorque

No dia 9 de outubro, às 14h, nove salas em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília e Salvador  transmitem ao vivo “O Ouro do Reno”, de Richard Wagner, espetáculo de abertura da temporada 2010/11 do projeto Met Opera ao Vivo nos Cinemas. Será a primeira vez que o público brasileiro terá a oportunidade de assistir às montagens, simultaneamente com espectadores de outros 45 países, direto do Metropolitan Opera House, em Nova Iorque. Com sessões sempre aos sábados, a temporada levará às telonas 12 óperas até maio do ano que vem. Os ingressos para a ópera de estreia, assim como para as quatro exibições seguintes – “Boris Gudonov”, de Mussorgsky (23/10), “Don Pasquale”, de Donizetti, (13/11), **“Don Carlo”, de Verdi (28/12), e “A Garota do Oeste”, de Puccini (8/1) – estão à venda via internet (www.ingresso.com.br) e nas bilheterias dos cinemas.

Leia a notícia completa aqui.

FONTE: Revista Museu
 
 



Domingo é Dia de Teatro a R$ 1

Programe-se! Neste domingo (10/10) tem Teatro a R$ 1 em todos os teatros municipais do Rio! Veja a programação aqui.

FONTE: Site da Secretaria Municipal de Cultura do RJ
 
 



Mais cultura e entretenimento para surdos e cegos


Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para cerca de 23 milhões de brasileiros com deficiência visual ou auditiva. Na maioria das vezes, eles sofrem com a falta de acesso à cultura, entretenimento e lazer em nossa sociedade. Para minimizar o problema, a empresa fluminense Centro de Produção de Legendas (CPL) lançou no mercado nacional dois produtos inéditos. Voltado para deficientes auditivos, o primeiro é o X-on, software que reconhece a voz em programas de televisão ao vivo e a transforma em texto, colocado na tela, em tempo real, como legenda oculta – closed caption on-line. Aqueles com problemas visuais terão à disposição o segundo software, que oferece o recurso da audiodescrição em trilha única, podendo ser utilizado em diversos tipos de mídia. Com ele, a descrição de imagens, textos e outras informações importantes para compreensão do vídeo é realizada pelo uso de locução sobreposta ao som original. Ambos os produtos foram lançados em agosto deste ano, durante a 19ª edição da Broadcast & Cable 2010 – considerada a maior feira de novas tecnologias em televisão da América Latina –, que teve lugar em São Paulo.

Os dois softwares fazem parte do projeto "CPL multimídia", desenvolvido com apoio do programa Rio Inovação, da FAPERJ, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e coordenado pela fonoaudióloga e diretora da CPL Helena Dale Couto. Ela explica que um dos grandes temas em discussão nos últimos anos no País é a chamada acessibilidade – a adaptação de espaços públicos e privados, meios de transporte, lazer, entretenimento e cultura em geral a portadores de necessidades especiais. O assunto vem ganhando força desde dezembro de 2000, quando foi promulgada no Brasil a Lei 10.098 – popularmente conhecida como lei da acessibilidade – que desde então vem sendo discutida, aperfeiçoada e implementada nos espaços públicos do País. "No caso do acesso de deficientes auditivos, foi aprovada em 2006 uma norma complementar, exigindo que até 2016 toda a programação da televisão aberta brasileira tenha closed caption", afirma Helena.

Leia a notícia completa aqui.

FONTE: Boletim da Faperj
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário